Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minamihara, Allan Mitsuhito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708
Resumo: The e-sports or electronic sports are a way of competing using videogames that have gained popularity in recent years. Its relevancy has attracted the making of new studies, and in this monograph the objective is to analyze the videogames and e-sports market growth and make a comparison between e-sports and traditional games. In addition to the literature research, a documental analysis was conducted using secondary sources like e-sports specialized websites and e-athletes blogs to gather data about the activity. As a result, it was observed an economic relevancy from e-sports and the videogame market, despite its brief existence.
id SCAR_42591ed4d8034de1577e298b0a562cd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14708
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Minamihara, Allan MitsuhitoRachid, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6981682198988902ttp://lattes.cnpq.br/000000000000000​397060ce-de1f-4a78-a37b-b690d74a35f72021-08-04T19:10:12Z2021-08-04T19:10:12Z2020-06-30MINAMIHARA, Allan Mitsuhito. Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708The e-sports or electronic sports are a way of competing using videogames that have gained popularity in recent years. Its relevancy has attracted the making of new studies, and in this monograph the objective is to analyze the videogames and e-sports market growth and make a comparison between e-sports and traditional games. In addition to the literature research, a documental analysis was conducted using secondary sources like e-sports specialized websites and e-athletes blogs to gather data about the activity. As a result, it was observed an economic relevancy from e-sports and the videogame market, despite its brief existence.Os e-sports ou esportes eletrônicos são um modo de competição através dos videogames e que têm ganhado popularidade nos últimos tempos. A sua relevância tem atraído a atenção para novos estudos, sendo que o objetivo desta monografia é analisar o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e de e-sports, além de uma comparação entre os e-sports e os jogos tradicionais. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado uma análise documental em fontes secundárias, como páginas da internet e publicações especializadas, para levantar dados sobre o crescimento desta atividade. Como resultado, observou-se a relevância econômica dos e-sports, apesar de sua breve existência.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEngenharia de Produção - EPUFSCarCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJogosJogos eletrônicose-sportsGamesVideogamesENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOJogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercadoElectronic games and the e-sports: development and marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600c9d57e12-6b3b-42a5-a45d-2c389c97e7f6reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdfMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdfapplication/pdf1281289https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/1/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf959aaf4b563e184744c056e7b86ac65cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52TEXTMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.txtMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain127104https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/3/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.txtfdd194674946f543776c34a35a4150a1MD53THUMBNAILMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.jpgMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10571https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/4/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.jpg241fc617ee777f768eff96057807ce56MD54ufscar/147082023-09-18 18:32:14.416oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14708Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Electronic games and the e-sports: development and market
title Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
spellingShingle Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
Minamihara, Allan Mitsuhito
Jogos
Jogos eletrônicos
e-sports
Games
Videogames
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
title_short Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
title_full Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
title_fullStr Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
title_sort Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
author Minamihara, Allan Mitsuhito
author_facet Minamihara, Allan Mitsuhito
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv ttp://lattes.cnpq.br/000000000000000​
dc.contributor.author.fl_str_mv Minamihara, Allan Mitsuhito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rachid, Alessandra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6981682198988902
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 397060ce-de1f-4a78-a37b-b690d74a35f7
contributor_str_mv Rachid, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Jogos eletrônicos
topic Jogos
Jogos eletrônicos
e-sports
Games
Videogames
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
dc.subject.eng.fl_str_mv e-sports
Games
Videogames
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
description The e-sports or electronic sports are a way of competing using videogames that have gained popularity in recent years. Its relevancy has attracted the making of new studies, and in this monograph the objective is to analyze the videogames and e-sports market growth and make a comparison between e-sports and traditional games. In addition to the literature research, a documental analysis was conducted using secondary sources like e-sports specialized websites and e-athletes blogs to gather data about the activity. As a result, it was observed an economic relevancy from e-sports and the videogame market, despite its brief existence.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T19:10:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T19:10:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MINAMIHARA, Allan Mitsuhito. Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708
identifier_str_mv MINAMIHARA, Allan Mitsuhito. Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv c9d57e12-6b3b-42a5-a45d-2c389c97e7f6
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Engenharia de Produção - EP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Engenharia de Produção - EP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/1/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/3/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/4/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 959aaf4b563e184744c056e7b86ac65c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
fdd194674946f543776c34a35a4150a1
241fc617ee777f768eff96057807ce56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136394408132608