Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708 |
Resumo: | The e-sports or electronic sports are a way of competing using videogames that have gained popularity in recent years. Its relevancy has attracted the making of new studies, and in this monograph the objective is to analyze the videogames and e-sports market growth and make a comparison between e-sports and traditional games. In addition to the literature research, a documental analysis was conducted using secondary sources like e-sports specialized websites and e-athletes blogs to gather data about the activity. As a result, it was observed an economic relevancy from e-sports and the videogame market, despite its brief existence. |
id |
SCAR_42591ed4d8034de1577e298b0a562cd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14708 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Minamihara, Allan MitsuhitoRachid, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6981682198988902ttp://lattes.cnpq.br/000000000000000397060ce-de1f-4a78-a37b-b690d74a35f72021-08-04T19:10:12Z2021-08-04T19:10:12Z2020-06-30MINAMIHARA, Allan Mitsuhito. Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708The e-sports or electronic sports are a way of competing using videogames that have gained popularity in recent years. Its relevancy has attracted the making of new studies, and in this monograph the objective is to analyze the videogames and e-sports market growth and make a comparison between e-sports and traditional games. In addition to the literature research, a documental analysis was conducted using secondary sources like e-sports specialized websites and e-athletes blogs to gather data about the activity. As a result, it was observed an economic relevancy from e-sports and the videogame market, despite its brief existence.Os e-sports ou esportes eletrônicos são um modo de competição através dos videogames e que têm ganhado popularidade nos últimos tempos. A sua relevância tem atraído a atenção para novos estudos, sendo que o objetivo desta monografia é analisar o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e de e-sports, além de uma comparação entre os e-sports e os jogos tradicionais. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado uma análise documental em fontes secundárias, como páginas da internet e publicações especializadas, para levantar dados sobre o crescimento desta atividade. Como resultado, observou-se a relevância econômica dos e-sports, apesar de sua breve existência.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEngenharia de Produção - EPUFSCarCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJogosJogos eletrônicose-sportsGamesVideogamesENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOJogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercadoElectronic games and the e-sports: development and marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600c9d57e12-6b3b-42a5-a45d-2c389c97e7f6reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdfMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdfapplication/pdf1281289https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/1/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf959aaf4b563e184744c056e7b86ac65cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52TEXTMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.txtMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain127104https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/3/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.txtfdd194674946f543776c34a35a4150a1MD53THUMBNAILMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.jpgMINAMIHARA_2020 - Monografia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10571https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/4/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.jpg241fc617ee777f768eff96057807ce56MD54ufscar/147082023-09-18 18:32:14.416oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14708Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Electronic games and the e-sports: development and market |
title |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
spellingShingle |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado Minamihara, Allan Mitsuhito Jogos Jogos eletrônicos e-sports Games Videogames ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO |
title_short |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
title_full |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
title_fullStr |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
title_full_unstemmed |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
title_sort |
Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado |
author |
Minamihara, Allan Mitsuhito |
author_facet |
Minamihara, Allan Mitsuhito |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
ttp://lattes.cnpq.br/000000000000000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minamihara, Allan Mitsuhito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rachid, Alessandra |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6981682198988902 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
397060ce-de1f-4a78-a37b-b690d74a35f7 |
contributor_str_mv |
Rachid, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Jogos eletrônicos |
topic |
Jogos Jogos eletrônicos e-sports Games Videogames ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
e-sports Games Videogames |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO |
description |
The e-sports or electronic sports are a way of competing using videogames that have gained popularity in recent years. Its relevancy has attracted the making of new studies, and in this monograph the objective is to analyze the videogames and e-sports market growth and make a comparison between e-sports and traditional games. In addition to the literature research, a documental analysis was conducted using secondary sources like e-sports specialized websites and e-athletes blogs to gather data about the activity. As a result, it was observed an economic relevancy from e-sports and the videogame market, despite its brief existence. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-04T19:10:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-04T19:10:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MINAMIHARA, Allan Mitsuhito. Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708 |
identifier_str_mv |
MINAMIHARA, Allan Mitsuhito. Jogos eletrônicos e e-sports: desenvolvimento e mercado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
c9d57e12-6b3b-42a5-a45d-2c389c97e7f6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Engenharia de Produção - EP |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Engenharia de Produção - EP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/1/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/3/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14708/4/MINAMIHARA_2020%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
959aaf4b563e184744c056e7b86ac65c 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c fdd194674946f543776c34a35a4150a1 241fc617ee777f768eff96057807ce56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715634874220544 |