O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, José Wantuir Queiroz de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1648
Resumo: Este trabalho visou analisar a utilização do jogo de Xadrez na educação matemática visto que os jogos estão presentes no ambiente escolar por apresentarem relevância no desenvolvimento cognitivo e promover simulações de situações problemas que requerem organização de procedimento de soluções. O jogo de Xadrez, além de suas características, possui um universo amplo com diversas formas e aspectos. Estudos relacionam o jogo de Xadrez com o ensino de Matemática por proporcionar situações que requerem tomadas de decisões e raciocínio lógico que possibilitam aprendizagem através da análise de erro, situações vistas em problemas matemáticos, tendo sua aplicação na área da Matemática bastante vasta e não necessariamente de nível elementar. Com isso, a pesquisa em questão, de caráter qualitativo, se deu a partir de um estudo de caso exploratório analisando a utilização do jogo de Xadrez na educação matemática através de quatro fontes de dados tendo como categorias de análise tomada de decisões, raciocínio lógico e análise de erro. As fontes de dados foram Livro Texto, Apostila, Questões de Concursos e um Curso de Xadrez, ministrado na Escola Estadual Elpídio de Almeida, localizada na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil. Segundo nossas análises, utilizando alguns elementos como visto na questão do ENEM e nas atividades proposta no Livro-Texto e na Apostilha, também na exploração do jogo como um todo através de sua prática, concluímos que as formas de introdução do jogo de Xadrez no ambiente escolar se adequam com a finalidade de seu uso, sendo que na Educação Matemática os jogos assumem diferentes formas no intuito de possibilitar o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes que auxiliam o ensino e aprendizagem da Matemática. Por fim, argumentamos que a utilização do jogo de Xadrez no ambiente escolar requer cuidados e considerações com relação aos objetivos que se pretende alcançar, assim como sua introdução na sala de aula deve procurar atender os aspectos educacionais.
id UEPB_1e41571920bfdc536adf2eaac4466f4f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1648
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolarThe Chess Game in the Mathematics Education: how and where in the school environmentEnsino de MatemáticaJogo de XadrezAprendizagemJogosTeaching of MathematicsChessLearningGamesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEste trabalho visou analisar a utilização do jogo de Xadrez na educação matemática visto que os jogos estão presentes no ambiente escolar por apresentarem relevância no desenvolvimento cognitivo e promover simulações de situações problemas que requerem organização de procedimento de soluções. O jogo de Xadrez, além de suas características, possui um universo amplo com diversas formas e aspectos. Estudos relacionam o jogo de Xadrez com o ensino de Matemática por proporcionar situações que requerem tomadas de decisões e raciocínio lógico que possibilitam aprendizagem através da análise de erro, situações vistas em problemas matemáticos, tendo sua aplicação na área da Matemática bastante vasta e não necessariamente de nível elementar. Com isso, a pesquisa em questão, de caráter qualitativo, se deu a partir de um estudo de caso exploratório analisando a utilização do jogo de Xadrez na educação matemática através de quatro fontes de dados tendo como categorias de análise tomada de decisões, raciocínio lógico e análise de erro. As fontes de dados foram Livro Texto, Apostila, Questões de Concursos e um Curso de Xadrez, ministrado na Escola Estadual Elpídio de Almeida, localizada na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil. Segundo nossas análises, utilizando alguns elementos como visto na questão do ENEM e nas atividades proposta no Livro-Texto e na Apostilha, também na exploração do jogo como um todo através de sua prática, concluímos que as formas de introdução do jogo de Xadrez no ambiente escolar se adequam com a finalidade de seu uso, sendo que na Educação Matemática os jogos assumem diferentes formas no intuito de possibilitar o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes que auxiliam o ensino e aprendizagem da Matemática. Por fim, argumentamos que a utilização do jogo de Xadrez no ambiente escolar requer cuidados e considerações com relação aos objetivos que se pretende alcançar, assim como sua introdução na sala de aula deve procurar atender os aspectos educacionais.This research work seek to analyze the use of Chess Game in the mathematical education as games are alive in the school environment for presenting relevance in the cognitive development and promoting solving problem simulations which ask for solution organization. The Chess Game, beyond its characteristics, has a large universe of different forms and aspects. Studies relate the Chess Game to the Mathematics teaching for promoting situations which ask for decisions and logic reasoning that contribute to the learning process through error analyzes situations in mathematical problems having its application in the quite large area of Mathematics and not necessarily for basic level. In this way, the research work in question, of qualitative character, was carried out as a case study by analyzing the use of the Chess Game in mathematical education through four data sources taking as analyses categories decision making, logic reasoning and error analyses. The data sources were a Text Book, Essay, Job Questions and a Chess Course. The Chess Course was done in the State School Elpídio de Almeida, located in Campina Grande city, State of Paraiba, Brazil. From our research findings, using some elements as the one seen in the ENEM question and in the activities proposed in the Text Book and in the Essay, also in the exploration of the game as a whole through its practice, we concluded that the ways of introducing the Chess Game in the school environment are related to its used end as in the Mathematics Education games assume different forms in a way of provoking the development of concepts, procedures and attitudes which help the teaching and learning Mathematics. Finally we argued that the use of Chess Game in the school environment asks for caution and considerations with respect to the aims that one wishes to achieve as well as its introduction in the classroom should attend the education aspects.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaLins, Abigail FregniCPF:11478816856LINS, Abigail FregniRêgo, Rogéria Gaudencio doCPF:30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Andrade, Silvanio deCPF:43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Almeida, José Wantuir Queiroz de2015-09-25T12:18:10Z2013-05-072010-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, José Wantuir Queiroz de. The Chess Game in the Mathematics Education: how and where in the school environment. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T12:58:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T12:58:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
The Chess Game in the Mathematics Education: how and where in the school environment
title O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
spellingShingle O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
Almeida, José Wantuir Queiroz de
Ensino de Matemática
Jogo de Xadrez
Aprendizagem
Jogos
Teaching of Mathematics
Chess
Learning
Games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
title_full O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
title_fullStr O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
title_full_unstemmed O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
title_sort O jogo Xadrez e a Educação Matemática: como e onde no ambiente escolar
author Almeida, José Wantuir Queiroz de
author_facet Almeida, José Wantuir Queiroz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Abigail Fregni
CPF:11478816856
LINS, Abigail Fregni
Rêgo, Rogéria Gaudencio do
CPF:30911613404
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
Andrade, Silvanio de
CPF:43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, José Wantuir Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Jogo de Xadrez
Aprendizagem
Jogos
Teaching of Mathematics
Chess
Learning
Games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Matemática
Jogo de Xadrez
Aprendizagem
Jogos
Teaching of Mathematics
Chess
Learning
Games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho visou analisar a utilização do jogo de Xadrez na educação matemática visto que os jogos estão presentes no ambiente escolar por apresentarem relevância no desenvolvimento cognitivo e promover simulações de situações problemas que requerem organização de procedimento de soluções. O jogo de Xadrez, além de suas características, possui um universo amplo com diversas formas e aspectos. Estudos relacionam o jogo de Xadrez com o ensino de Matemática por proporcionar situações que requerem tomadas de decisões e raciocínio lógico que possibilitam aprendizagem através da análise de erro, situações vistas em problemas matemáticos, tendo sua aplicação na área da Matemática bastante vasta e não necessariamente de nível elementar. Com isso, a pesquisa em questão, de caráter qualitativo, se deu a partir de um estudo de caso exploratório analisando a utilização do jogo de Xadrez na educação matemática através de quatro fontes de dados tendo como categorias de análise tomada de decisões, raciocínio lógico e análise de erro. As fontes de dados foram Livro Texto, Apostila, Questões de Concursos e um Curso de Xadrez, ministrado na Escola Estadual Elpídio de Almeida, localizada na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil. Segundo nossas análises, utilizando alguns elementos como visto na questão do ENEM e nas atividades proposta no Livro-Texto e na Apostilha, também na exploração do jogo como um todo através de sua prática, concluímos que as formas de introdução do jogo de Xadrez no ambiente escolar se adequam com a finalidade de seu uso, sendo que na Educação Matemática os jogos assumem diferentes formas no intuito de possibilitar o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes que auxiliam o ensino e aprendizagem da Matemática. Por fim, argumentamos que a utilização do jogo de Xadrez no ambiente escolar requer cuidados e considerações com relação aos objetivos que se pretende alcançar, assim como sua introdução na sala de aula deve procurar atender os aspectos educacionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
2013-05-07
2015-09-25T12:18:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, José Wantuir Queiroz de. The Chess Game in the Mathematics Education: how and where in the school environment. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1648
identifier_str_mv ALMEIDA, José Wantuir Queiroz de. The Chess Game in the Mathematics Education: how and where in the school environment. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709208394137600