Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Jeniffer Dutra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040
Resumo: This course conclusion work aims to seek answers to the following research problem: to understand how the development of moral values ​​in children takes place in the perspective of Piaget and Vygotsky. Bibliographic research was used, using writings of these two authors, as well as those of some commentators. The internal articulation of the text begins with the exposition of the concepts of value and morality, based on a historical-philosophical reflection. Then, the theoretical foundation based on Piaget and Vygotsky is presented. Finally, a comparative analysis is made between the Piagetian perspective, based on the cognitive theory based on genetic epistemology, and the cultural-historical theory formulated by Vygotsky, highlighting similarities and differences between them. The theoretical reflection enabled the understanding of moral values ​​as human constructions, which are seen by Piaget within relations of coercion and cooperation in the course of child development, linked to the phase of heteronomy and autonomy, and by Vigotski considered as cultural productions, which permeate the social relationships that direct human action.
id SCAR_626eb74115bee9f10794e2ef684d705e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16040
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Paiva, Jeniffer DutraMartins, Marcos Franciscohttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591Dainez, Déborahttp://lattes.cnpq.br/4671868444231806http://lattes.cnpq.br/6464883395399432c7986d17-1412-48f0-9750-26358300f5f32022-05-05T19:46:58Z2022-05-05T19:46:58Z2022-04-13PAIVA, Jeniffer Dutra. Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040This course conclusion work aims to seek answers to the following research problem: to understand how the development of moral values ​​in children takes place in the perspective of Piaget and Vygotsky. Bibliographic research was used, using writings of these two authors, as well as those of some commentators. The internal articulation of the text begins with the exposition of the concepts of value and morality, based on a historical-philosophical reflection. Then, the theoretical foundation based on Piaget and Vygotsky is presented. Finally, a comparative analysis is made between the Piagetian perspective, based on the cognitive theory based on genetic epistemology, and the cultural-historical theory formulated by Vygotsky, highlighting similarities and differences between them. The theoretical reflection enabled the understanding of moral values ​​as human constructions, which are seen by Piaget within relations of coercion and cooperation in the course of child development, linked to the phase of heteronomy and autonomy, and by Vigotski considered as cultural productions, which permeate the social relationships that direct human action.Esse trabalho de conclusão de curso visa buscar respostas ao seguinte problema de pesquisa: compreender como se dá o desenvolvimento dos valores morais nas crianças na perspectiva de Piaget e Vigotski. Empregou-se a pesquisa bibliográfica, utilizando escritos desses dois autores, bem como os de alguns comentaristas. A articulação interna do texto inicia-se com a exposição dos conceitos de valor e de moral, a partir de uma reflexão histórico-filosófica. Seguidamente, a fundamentação teórica com base em Piaget e Vigotski é apresentada. Por fim, é feita uma análise comparativa entre a perspectiva piagetiana, assentada na teoria cognitiva com base na epistemologia genética, e a teoria histórico-cultural formulada por Vigotski, destacando semelhanças e diferenças entre elas. A reflexão teórica possibilitou a compreensão dos valores morais como construções humanas, os quais são vistos por Piaget dentro de relações de coação e de cooperação no percurso do desenvolvimento infantil, atrelados a fase de heteronomia e autonomia, e por Vigotski considerados como produções culturais, que permeiam as relações sociais que direcionam o agir humano.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação InfantilPiagetValorVigotskiPiagetVigotskiChild EducationValueCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAODesenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e PiagetDevelopment of moral values in children: similarities and differences between Vygotsky and Piagetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600a6efb030-475b-4384-88e9-4012ff8c5f1ereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - versão para depósito - Jeniffer Dutra Paiva - 4.5.2022.pdfTCC - versão para depósito - Jeniffer Dutra Paiva - 4.5.2022.pdfÍntegra do Trabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf682360https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/1/TCC%20-%20vers%c3%a3o%20para%20dep%c3%b3sito%20-%20Jeniffer%20Dutra%20Paiva%20-%204.5.2022.pdf29cbd52c0328335f1974ef45bdd06044MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - versão para depósito - Jeniffer Dutra Paiva - 4.5.2022.pdf.txtTCC - versão para depósito - Jeniffer Dutra Paiva - 4.5.2022.pdf.txtExtracted texttext/plain172690https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/3/TCC%20-%20vers%c3%a3o%20para%20dep%c3%b3sito%20-%20Jeniffer%20Dutra%20Paiva%20-%204.5.2022.pdf.txtdc6f47f094a1ddbd75a42cd1d88782c5MD53THUMBNAILTCC - versão para depósito - Jeniffer Dutra Paiva - 4.5.2022.pdf.jpgTCC - versão para depósito - Jeniffer Dutra Paiva - 4.5.2022.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6147https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/4/TCC%20-%20vers%c3%a3o%20para%20dep%c3%b3sito%20-%20Jeniffer%20Dutra%20Paiva%20-%204.5.2022.pdf.jpg2b887ef3c125ede1ef3d7e1363378603MD54ufscar/160402023-09-18 18:32:27.24oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16040Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:27Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Development of moral values in children: similarities and differences between Vygotsky and Piaget
title Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
spellingShingle Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
Paiva, Jeniffer Dutra
Educação Infantil
Piaget
Valor
Vigotski
Piaget
Vigotski
Child Education
Value
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
title_full Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
title_fullStr Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
title_full_unstemmed Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
title_sort Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget
author Paiva, Jeniffer Dutra
author_facet Paiva, Jeniffer Dutra
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6464883395399432
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Jeniffer Dutra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4515924584428591
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dainez, Débora
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4671868444231806
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c7986d17-1412-48f0-9750-26358300f5f3
contributor_str_mv Martins, Marcos Francisco
Dainez, Débora
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Piaget
Valor
Vigotski
Piaget
Vigotski
topic Educação Infantil
Piaget
Valor
Vigotski
Piaget
Vigotski
Child Education
Value
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Child Education
Value
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description This course conclusion work aims to seek answers to the following research problem: to understand how the development of moral values ​​in children takes place in the perspective of Piaget and Vygotsky. Bibliographic research was used, using writings of these two authors, as well as those of some commentators. The internal articulation of the text begins with the exposition of the concepts of value and morality, based on a historical-philosophical reflection. Then, the theoretical foundation based on Piaget and Vygotsky is presented. Finally, a comparative analysis is made between the Piagetian perspective, based on the cognitive theory based on genetic epistemology, and the cultural-historical theory formulated by Vygotsky, highlighting similarities and differences between them. The theoretical reflection enabled the understanding of moral values ​​as human constructions, which are seen by Piaget within relations of coercion and cooperation in the course of child development, linked to the phase of heteronomy and autonomy, and by Vigotski considered as cultural productions, which permeate the social relationships that direct human action.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T19:46:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T19:46:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIVA, Jeniffer Dutra. Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040
identifier_str_mv PAIVA, Jeniffer Dutra. Desenvolvimento dos valores morais nas crianças: proximidades e diferenças entre Vigotski e Piaget. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv a6efb030-475b-4384-88e9-4012ff8c5f1e
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/1/TCC%20-%20vers%c3%a3o%20para%20dep%c3%b3sito%20-%20Jeniffer%20Dutra%20Paiva%20-%204.5.2022.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/3/TCC%20-%20vers%c3%a3o%20para%20dep%c3%b3sito%20-%20Jeniffer%20Dutra%20Paiva%20-%204.5.2022.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16040/4/TCC%20-%20vers%c3%a3o%20para%20dep%c3%b3sito%20-%20Jeniffer%20Dutra%20Paiva%20-%204.5.2022.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29cbd52c0328335f1974ef45bdd06044
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
dc6f47f094a1ddbd75a42cd1d88782c5
2b887ef3c125ede1ef3d7e1363378603
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136406221389824