Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parada, Juliana Roberta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291
Resumo: This work's objective is to present the personal and educational trajectory of it's author, from her childhood and adolescence, highlighting the scholar and familiar contributions from this period, to her choice of studying pedagogy degree and the main knowledge considered relevant for forming as a docent that were acquired through theories and practices during the studies. There was the intention to analyze and contextualize her reports with educational theories, to highlight the lessons learned in each period. Furthermore, this work contains a dedicated section to remarks and reflections about Socioemotional Education, to make explicit the importance of the contents of the optional course "Socioemotional education for children aged 4 to 10 years old", which was highly valuable for her personal and professional training.
id SCAR_7113875daafcbd0a4e624f48c8e06d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16291
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Parada, Juliana RobertaHai, Alessandra Arcehttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245e1d8aa52-3a6b-4cd0-8461-39bd25c347112022-06-15T14:30:03Z2022-06-15T14:30:03Z2022-04-22PARADA, Juliana Roberta. Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291This work's objective is to present the personal and educational trajectory of it's author, from her childhood and adolescence, highlighting the scholar and familiar contributions from this period, to her choice of studying pedagogy degree and the main knowledge considered relevant for forming as a docent that were acquired through theories and practices during the studies. There was the intention to analyze and contextualize her reports with educational theories, to highlight the lessons learned in each period. Furthermore, this work contains a dedicated section to remarks and reflections about Socioemotional Education, to make explicit the importance of the contents of the optional course "Socioemotional education for children aged 4 to 10 years old", which was highly valuable for her personal and professional training.Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma narrativa da trajetória pessoal e educacional da autora, passando por sua infância e adolescência, destacando as contribuições escolares e familiares desses períodos, até a escolha do curso de Licenciatura em Pedagogia e os principais conhecimentos considerados relevantes para construção como docente que foram obtidos através de teorias e práticas durante esta graduação. Houve a intenção de analisar e contextualizar os seus relatos com teorias educacionais, para evidenciar quais foram os aprendizados obtidos em cada período de seu trajeto. Além disso, o escrito dispõe uma seção dedicada a apontamentos e reflexões sobre a Educação Socioemocional, a fim de explicitar a importância dos conteúdos estudados como ouvinte da disciplina optativa Educação Socioemocional para crianças de 4 a 10 anos, que se mostrou de notório valor para sua formação pessoal e profissional.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPedagogia - PedL/DUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMemorial de formaçãoConstrução docenteEducação socioemocionalMemorial of formationTeacher identitySocioemotional educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDa discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmicaFrom discussion to teaching: reflections on the trajectory of academic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Juliana Roberta Parada (2).pdfTCC Juliana Roberta Parada (2).pdfapplication/pdf284819https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/5/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf7e727d2fceae6531d7e6602c4478f7a2MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/6/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD56TEXTTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.txtTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.txtExtracted texttext/plain100632https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/7/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.txt0d6dd2dd911cccc1dc77c81192bacaa3MD57THUMBNAILTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.jpgTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6053https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/8/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.jpgf2a95d6a9b6abee4ad150dff8909c516MD58ufscar/162912023-09-18 18:32:24.378oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16291Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:24Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv From discussion to teaching: reflections on the trajectory of academic education
title Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
spellingShingle Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
Parada, Juliana Roberta
Memorial de formação
Construção docente
Educação socioemocional
Memorial of formation
Teacher identity
Socioemotional education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
title_full Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
title_fullStr Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
title_full_unstemmed Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
title_sort Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
author Parada, Juliana Roberta
author_facet Parada, Juliana Roberta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parada, Juliana Roberta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3845288858275245
dc.contributor.authorID.fl_str_mv e1d8aa52-3a6b-4cd0-8461-39bd25c34711
contributor_str_mv Hai, Alessandra Arce
dc.subject.por.fl_str_mv Memorial de formação
Construção docente
Educação socioemocional
topic Memorial de formação
Construção docente
Educação socioemocional
Memorial of formation
Teacher identity
Socioemotional education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Memorial of formation
Teacher identity
Socioemotional education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This work's objective is to present the personal and educational trajectory of it's author, from her childhood and adolescence, highlighting the scholar and familiar contributions from this period, to her choice of studying pedagogy degree and the main knowledge considered relevant for forming as a docent that were acquired through theories and practices during the studies. There was the intention to analyze and contextualize her reports with educational theories, to highlight the lessons learned in each period. Furthermore, this work contains a dedicated section to remarks and reflections about Socioemotional Education, to make explicit the importance of the contents of the optional course "Socioemotional education for children aged 4 to 10 years old", which was highly valuable for her personal and professional training.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T14:30:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-15T14:30:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PARADA, Juliana Roberta. Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291
identifier_str_mv PARADA, Juliana Roberta. Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Pedagogia - PedL/D
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Pedagogia - PedL/D
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/5/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/6/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/7/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/8/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e727d2fceae6531d7e6602c4478f7a2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
0d6dd2dd911cccc1dc77c81192bacaa3
f2a95d6a9b6abee4ad150dff8909c516
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136408176984064