Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291 |
Resumo: | This work's objective is to present the personal and educational trajectory of it's author, from her childhood and adolescence, highlighting the scholar and familiar contributions from this period, to her choice of studying pedagogy degree and the main knowledge considered relevant for forming as a docent that were acquired through theories and practices during the studies. There was the intention to analyze and contextualize her reports with educational theories, to highlight the lessons learned in each period. Furthermore, this work contains a dedicated section to remarks and reflections about Socioemotional Education, to make explicit the importance of the contents of the optional course "Socioemotional education for children aged 4 to 10 years old", which was highly valuable for her personal and professional training. |
id |
SCAR_7113875daafcbd0a4e624f48c8e06d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16291 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Parada, Juliana RobertaHai, Alessandra Arcehttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245e1d8aa52-3a6b-4cd0-8461-39bd25c347112022-06-15T14:30:03Z2022-06-15T14:30:03Z2022-04-22PARADA, Juliana Roberta. Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291This work's objective is to present the personal and educational trajectory of it's author, from her childhood and adolescence, highlighting the scholar and familiar contributions from this period, to her choice of studying pedagogy degree and the main knowledge considered relevant for forming as a docent that were acquired through theories and practices during the studies. There was the intention to analyze and contextualize her reports with educational theories, to highlight the lessons learned in each period. Furthermore, this work contains a dedicated section to remarks and reflections about Socioemotional Education, to make explicit the importance of the contents of the optional course "Socioemotional education for children aged 4 to 10 years old", which was highly valuable for her personal and professional training.Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma narrativa da trajetória pessoal e educacional da autora, passando por sua infância e adolescência, destacando as contribuições escolares e familiares desses períodos, até a escolha do curso de Licenciatura em Pedagogia e os principais conhecimentos considerados relevantes para construção como docente que foram obtidos através de teorias e práticas durante esta graduação. Houve a intenção de analisar e contextualizar os seus relatos com teorias educacionais, para evidenciar quais foram os aprendizados obtidos em cada período de seu trajeto. Além disso, o escrito dispõe uma seção dedicada a apontamentos e reflexões sobre a Educação Socioemocional, a fim de explicitar a importância dos conteúdos estudados como ouvinte da disciplina optativa Educação Socioemocional para crianças de 4 a 10 anos, que se mostrou de notório valor para sua formação pessoal e profissional.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPedagogia - PedL/DUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMemorial de formaçãoConstrução docenteEducação socioemocionalMemorial of formationTeacher identitySocioemotional educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMDa discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmicaFrom discussion to teaching: reflections on the trajectory of academic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Juliana Roberta Parada (2).pdfTCC Juliana Roberta Parada (2).pdfapplication/pdf284819https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/5/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf7e727d2fceae6531d7e6602c4478f7a2MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/6/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD56TEXTTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.txtTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.txtExtracted texttext/plain100632https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/7/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.txt0d6dd2dd911cccc1dc77c81192bacaa3MD57THUMBNAILTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.jpgTCC Juliana Roberta Parada (2).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6053https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/8/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.jpgf2a95d6a9b6abee4ad150dff8909c516MD58ufscar/162912023-09-18 18:32:24.378oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16291Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:24Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
From discussion to teaching: reflections on the trajectory of academic education |
title |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
spellingShingle |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica Parada, Juliana Roberta Memorial de formação Construção docente Educação socioemocional Memorial of formation Teacher identity Socioemotional education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
title_full |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
title_fullStr |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
title_sort |
Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica |
author |
Parada, Juliana Roberta |
author_facet |
Parada, Juliana Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parada, Juliana Roberta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hai, Alessandra Arce |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
e1d8aa52-3a6b-4cd0-8461-39bd25c34711 |
contributor_str_mv |
Hai, Alessandra Arce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memorial de formação Construção docente Educação socioemocional |
topic |
Memorial de formação Construção docente Educação socioemocional Memorial of formation Teacher identity Socioemotional education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Memorial of formation Teacher identity Socioemotional education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This work's objective is to present the personal and educational trajectory of it's author, from her childhood and adolescence, highlighting the scholar and familiar contributions from this period, to her choice of studying pedagogy degree and the main knowledge considered relevant for forming as a docent that were acquired through theories and practices during the studies. There was the intention to analyze and contextualize her reports with educational theories, to highlight the lessons learned in each period. Furthermore, this work contains a dedicated section to remarks and reflections about Socioemotional Education, to make explicit the importance of the contents of the optional course "Socioemotional education for children aged 4 to 10 years old", which was highly valuable for her personal and professional training. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T14:30:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-15T14:30:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PARADA, Juliana Roberta. Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291 |
identifier_str_mv |
PARADA, Juliana Roberta. Da discência à docência: reflexões sobre a trajetória de formação acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Pedagogia - PedL/D |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Pedagogia - PedL/D |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/5/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/6/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/7/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16291/8/TCC%20Juliana%20Roberta%20Parada%20%282%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e727d2fceae6531d7e6602c4478f7a2 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 0d6dd2dd911cccc1dc77c81192bacaa3 f2a95d6a9b6abee4ad150dff8909c516 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136408176984064 |