Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Laís Missae Ono
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816
Resumo: Based on experiences in a public school located in the countryside of São Paulo, this article aims to reflect on the challenges faced in the field of education both before and during the COVID-19 pandemic. School and Educational Psychology is present as a theoretical framework to aid in understanding the chronic challenges faced in Education, as well as the effects of school closures during the pandemic. Before the pandemic, the curriculum taught in classrooms did not align with the contemporary demands of society, as it was based on an outdated school model from a different era. Amid the school closures enforced due to the threat of COVID-19 transmission in educational institutions, the school community faced numerous challenges. The absence of physical and emotional support structures for students during this period can significantly impact the dynamics of relationships when schools reopen.
id SCAR_73d510705098e78f836e1eab889d683d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18816
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Avelino, Laís Missae OnoBrino, Rachel de Fariahttp://lattes.cnpq.br/0235133592567485http://lattes.cnpq.br/9515534072802144bdc30240-4abb-4960-ad7e-7553df5eea2d2023-10-24T18:12:54Z2023-10-24T18:12:54Z2023-03-30AVELINO, Laís Missae Ono. Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816Based on experiences in a public school located in the countryside of São Paulo, this article aims to reflect on the challenges faced in the field of education both before and during the COVID-19 pandemic. School and Educational Psychology is present as a theoretical framework to aid in understanding the chronic challenges faced in Education, as well as the effects of school closures during the pandemic. Before the pandemic, the curriculum taught in classrooms did not align with the contemporary demands of society, as it was based on an outdated school model from a different era. Amid the school closures enforced due to the threat of COVID-19 transmission in educational institutions, the school community faced numerous challenges. The absence of physical and emotional support structures for students during this period can significantly impact the dynamics of relationships when schools reopen.A partir de experiências no ensino público, no interior de São Paulo, o presente artigo se propõe a refletir sobre os desafios da área da Educação antes e durante a pandemia da COVID-19. A Psicologia Escolar e Educacional está presente como arcabouço teórico para auxiliar na compreensão dos desafios crônicos da Educação e os impactos do fechamento das escolas durante a pandemia. Antes da pandemia, o que estava sendo ensinado nas salas de aulas já não refletia as demandas da sociedade atual, pois são advindas de um modelo de escola nascido em outro momento histórico. Durante o fechamento das escolas, causado pelos perigos do contágio de COVID-19 no ambiente escolar, os impactos sofridos pela comunidade escolar foram diversos. A falta de estrutura, física e emocional, encontrada pelos alunos nesse contexto reflete nas relações que voltam a se formar quando as escolas reabrem.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPandemia COVID-19Psicologia escolar e educacionalEscolaCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONALReflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19Reflections from experience: School Psychology and the impacts of closing schools schools in the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600f42a4cad-c6dc-4654-a56c-8db0ed8fd765reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia Laís Avelino.pdfMonografia Laís Avelino.pdfRelatório de pesquisaapplication/pdf149354https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/1/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf72cc670b82207cbc231b70b7ab00020fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTMonografia Laís Avelino.pdf.txtMonografia Laís Avelino.pdf.txtExtracted texttext/plain32486https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/3/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf.txt2d9282adcb1e35d27916512630cd9600MD53ufscar/188162024-05-14 17:18:21.03oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:18:21Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Reflections from experience: School Psychology and the impacts of closing schools schools in the COVID-19 pandemic
title Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
spellingShingle Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
Avelino, Laís Missae Ono
Pandemia COVID-19
Psicologia escolar e educacional
Escola
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
title_short Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
title_full Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
title_fullStr Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
title_sort Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
author Avelino, Laís Missae Ono
author_facet Avelino, Laís Missae Ono
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9515534072802144
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino, Laís Missae Ono
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brino, Rachel de Faria
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0235133592567485
dc.contributor.authorID.fl_str_mv bdc30240-4abb-4960-ad7e-7553df5eea2d
contributor_str_mv Brino, Rachel de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia COVID-19
Psicologia escolar e educacional
Escola
topic Pandemia COVID-19
Psicologia escolar e educacional
Escola
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
description Based on experiences in a public school located in the countryside of São Paulo, this article aims to reflect on the challenges faced in the field of education both before and during the COVID-19 pandemic. School and Educational Psychology is present as a theoretical framework to aid in understanding the chronic challenges faced in Education, as well as the effects of school closures during the pandemic. Before the pandemic, the curriculum taught in classrooms did not align with the contemporary demands of society, as it was based on an outdated school model from a different era. Amid the school closures enforced due to the threat of COVID-19 transmission in educational institutions, the school community faced numerous challenges. The absence of physical and emotional support structures for students during this period can significantly impact the dynamics of relationships when schools reopen.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-24T18:12:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-24T18:12:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AVELINO, Laís Missae Ono. Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816
identifier_str_mv AVELINO, Laís Missae Ono. Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv f42a4cad-c6dc-4654-a56c-8db0ed8fd765
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/1/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/3/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72cc670b82207cbc231b70b7ab00020f
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
2d9282adcb1e35d27916512630cd9600
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136428844417024