PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiaes,Carla Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo, Andrade,Mariana Figueiredo, Souza,Marianna Oliveira de, Tolentino,Cintia Alves, Gonçalves,Myllena Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606
Resumo: RESUMO O período de pandemia devido à Covid-19 reforçou a necessidade de repensar o papel do psicólogo escolar diante dos desafios que o ensino remoto impõe. Este relato de experiência busca revelar as atividades desempenhadas pelas estagiárias de psicologia escolar em uma escola pública do interior da Bahia. As atividades incluíram construção e distribuição de materiais informativos virtuais, projeto de cartas terapêuticas, divulgação de informação em plataformas digitais, além de acolhimento online de casos específicos. O uso das tecnologias de informação e comunicação revelou-se como uma estratégia potencial para ação junto ao público adolescente, mas também escancarou as dificuldades de acesso à educação de modo remoto para os alunos de escolas públicas, que foram acirradas durante a pandemia.
id ABRAPEE-1_55f52e6023cac9a99b196e85f1fe722c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572021000100606
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADESpsicologia escolarpandemiaescola públicaRESUMO O período de pandemia devido à Covid-19 reforçou a necessidade de repensar o papel do psicólogo escolar diante dos desafios que o ensino remoto impõe. Este relato de experiência busca revelar as atividades desempenhadas pelas estagiárias de psicologia escolar em uma escola pública do interior da Bahia. As atividades incluíram construção e distribuição de materiais informativos virtuais, projeto de cartas terapêuticas, divulgação de informação em plataformas digitais, além de acolhimento online de casos específicos. O uso das tecnologias de informação e comunicação revelou-se como uma estratégia potencial para ação junto ao público adolescente, mas também escancarou as dificuldades de acesso à educação de modo remoto para os alunos de escolas públicas, que foram acirradas durante a pandemia.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021247675info:eu-repo/semantics/openAccessFiaes,Carla SilvaRibeiro,Kelen Daiany Oliveira do CarmoAndrade,Mariana FigueiredoSouza,Marianna Oliveira deTolentino,Cintia AlvesGonçalves,Myllena Torrespor2021-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100606Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-02T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
title PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
spellingShingle PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
Fiaes,Carla Silva
psicologia escolar
pandemia
escola pública
title_short PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
title_full PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
title_fullStr PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
title_sort PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
author Fiaes,Carla Silva
author_facet Fiaes,Carla Silva
Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo
Andrade,Mariana Figueiredo
Souza,Marianna Oliveira de
Tolentino,Cintia Alves
Gonçalves,Myllena Torres
author_role author
author2 Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo
Andrade,Mariana Figueiredo
Souza,Marianna Oliveira de
Tolentino,Cintia Alves
Gonçalves,Myllena Torres
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiaes,Carla Silva
Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo
Andrade,Mariana Figueiredo
Souza,Marianna Oliveira de
Tolentino,Cintia Alves
Gonçalves,Myllena Torres
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
pandemia
escola pública
topic psicologia escolar
pandemia
escola pública
description RESUMO O período de pandemia devido à Covid-19 reforçou a necessidade de repensar o papel do psicólogo escolar diante dos desafios que o ensino remoto impõe. Este relato de experiência busca revelar as atividades desempenhadas pelas estagiárias de psicologia escolar em uma escola pública do interior da Bahia. As atividades incluíram construção e distribuição de materiais informativos virtuais, projeto de cartas terapêuticas, divulgação de informação em plataformas digitais, além de acolhimento online de casos específicos. O uso das tecnologias de informação e comunicação revelou-se como uma estratégia potencial para ação junto ao público adolescente, mas também escancarou as dificuldades de acesso à educação de modo remoto para os alunos de escolas públicas, que foram acirradas durante a pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392021247675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607745589248