PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606 |
Resumo: | RESUMO O período de pandemia devido à Covid-19 reforçou a necessidade de repensar o papel do psicólogo escolar diante dos desafios que o ensino remoto impõe. Este relato de experiência busca revelar as atividades desempenhadas pelas estagiárias de psicologia escolar em uma escola pública do interior da Bahia. As atividades incluíram construção e distribuição de materiais informativos virtuais, projeto de cartas terapêuticas, divulgação de informação em plataformas digitais, além de acolhimento online de casos específicos. O uso das tecnologias de informação e comunicação revelou-se como uma estratégia potencial para ação junto ao público adolescente, mas também escancarou as dificuldades de acesso à educação de modo remoto para os alunos de escolas públicas, que foram acirradas durante a pandemia. |
id |
ABRAPEE-1_55f52e6023cac9a99b196e85f1fe722c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572021000100606 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADESpsicologia escolarpandemiaescola públicaRESUMO O período de pandemia devido à Covid-19 reforçou a necessidade de repensar o papel do psicólogo escolar diante dos desafios que o ensino remoto impõe. Este relato de experiência busca revelar as atividades desempenhadas pelas estagiárias de psicologia escolar em uma escola pública do interior da Bahia. As atividades incluíram construção e distribuição de materiais informativos virtuais, projeto de cartas terapêuticas, divulgação de informação em plataformas digitais, além de acolhimento online de casos específicos. O uso das tecnologias de informação e comunicação revelou-se como uma estratégia potencial para ação junto ao público adolescente, mas também escancarou as dificuldades de acesso à educação de modo remoto para os alunos de escolas públicas, que foram acirradas durante a pandemia.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021247675info:eu-repo/semantics/openAccessFiaes,Carla SilvaRibeiro,Kelen Daiany Oliveira do CarmoAndrade,Mariana FigueiredoSouza,Marianna Oliveira deTolentino,Cintia AlvesGonçalves,Myllena Torrespor2021-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100606Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-12-02T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES Fiaes,Carla Silva psicologia escolar pandemia escola pública |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA POR COVID-19: EXPLORANDO POSSIBILIDADES |
author |
Fiaes,Carla Silva |
author_facet |
Fiaes,Carla Silva Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo Andrade,Mariana Figueiredo Souza,Marianna Oliveira de Tolentino,Cintia Alves Gonçalves,Myllena Torres |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo Andrade,Mariana Figueiredo Souza,Marianna Oliveira de Tolentino,Cintia Alves Gonçalves,Myllena Torres |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiaes,Carla Silva Ribeiro,Kelen Daiany Oliveira do Carmo Andrade,Mariana Figueiredo Souza,Marianna Oliveira de Tolentino,Cintia Alves Gonçalves,Myllena Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia escolar pandemia escola pública |
topic |
psicologia escolar pandemia escola pública |
description |
RESUMO O período de pandemia devido à Covid-19 reforçou a necessidade de repensar o papel do psicólogo escolar diante dos desafios que o ensino remoto impõe. Este relato de experiência busca revelar as atividades desempenhadas pelas estagiárias de psicologia escolar em uma escola pública do interior da Bahia. As atividades incluíram construção e distribuição de materiais informativos virtuais, projeto de cartas terapêuticas, divulgação de informação em plataformas digitais, além de acolhimento online de casos específicos. O uso das tecnologias de informação e comunicação revelou-se como uma estratégia potencial para ação junto ao público adolescente, mas também escancarou as dificuldades de acesso à educação de modo remoto para os alunos de escolas públicas, que foram acirradas durante a pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392021247675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607745589248 |