Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816 |
Resumo: | Based on experiences in a public school located in the countryside of São Paulo, this article aims to reflect on the challenges faced in the field of education both before and during the COVID-19 pandemic. School and Educational Psychology is present as a theoretical framework to aid in understanding the chronic challenges faced in Education, as well as the effects of school closures during the pandemic. Before the pandemic, the curriculum taught in classrooms did not align with the contemporary demands of society, as it was based on an outdated school model from a different era. Amid the school closures enforced due to the threat of COVID-19 transmission in educational institutions, the school community faced numerous challenges. The absence of physical and emotional support structures for students during this period can significantly impact the dynamics of relationships when schools reopen. |
id |
SCAR_73d510705098e78f836e1eab889d683d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18816 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Avelino, Laís Missae OnoBrino, Rachel de Fariahttp://lattes.cnpq.br/0235133592567485http://lattes.cnpq.br/9515534072802144bdc30240-4abb-4960-ad7e-7553df5eea2d2023-10-24T18:12:54Z2023-10-24T18:12:54Z2023-03-30AVELINO, Laís Missae Ono. Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816Based on experiences in a public school located in the countryside of São Paulo, this article aims to reflect on the challenges faced in the field of education both before and during the COVID-19 pandemic. School and Educational Psychology is present as a theoretical framework to aid in understanding the chronic challenges faced in Education, as well as the effects of school closures during the pandemic. Before the pandemic, the curriculum taught in classrooms did not align with the contemporary demands of society, as it was based on an outdated school model from a different era. Amid the school closures enforced due to the threat of COVID-19 transmission in educational institutions, the school community faced numerous challenges. The absence of physical and emotional support structures for students during this period can significantly impact the dynamics of relationships when schools reopen.A partir de experiências no ensino público, no interior de São Paulo, o presente artigo se propõe a refletir sobre os desafios da área da Educação antes e durante a pandemia da COVID-19. A Psicologia Escolar e Educacional está presente como arcabouço teórico para auxiliar na compreensão dos desafios crônicos da Educação e os impactos do fechamento das escolas durante a pandemia. Antes da pandemia, o que estava sendo ensinado nas salas de aulas já não refletia as demandas da sociedade atual, pois são advindas de um modelo de escola nascido em outro momento histórico. Durante o fechamento das escolas, causado pelos perigos do contágio de COVID-19 no ambiente escolar, os impactos sofridos pela comunidade escolar foram diversos. A falta de estrutura, física e emocional, encontrada pelos alunos nesse contexto reflete nas relações que voltam a se formar quando as escolas reabrem.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPandemia COVID-19Psicologia escolar e educacionalEscolaCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONALReflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19Reflections from experience: School Psychology and the impacts of closing schools schools in the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600f42a4cad-c6dc-4654-a56c-8db0ed8fd765reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia Laís Avelino.pdfMonografia Laís Avelino.pdfRelatório de pesquisaapplication/pdf149354https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/1/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf72cc670b82207cbc231b70b7ab00020fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTMonografia Laís Avelino.pdf.txtMonografia Laís Avelino.pdf.txtExtracted texttext/plain32486https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/3/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf.txt2d9282adcb1e35d27916512630cd9600MD53ufscar/188162024-05-14 17:18:21.03oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:18:21Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Reflections from experience: School Psychology and the impacts of closing schools schools in the COVID-19 pandemic |
title |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 Avelino, Laís Missae Ono Pandemia COVID-19 Psicologia escolar e educacional Escola CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL |
title_short |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
title_full |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 |
author |
Avelino, Laís Missae Ono |
author_facet |
Avelino, Laís Missae Ono |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9515534072802144 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelino, Laís Missae Ono |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brino, Rachel de Faria |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0235133592567485 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
bdc30240-4abb-4960-ad7e-7553df5eea2d |
contributor_str_mv |
Brino, Rachel de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia COVID-19 Psicologia escolar e educacional Escola |
topic |
Pandemia COVID-19 Psicologia escolar e educacional Escola CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL |
description |
Based on experiences in a public school located in the countryside of São Paulo, this article aims to reflect on the challenges faced in the field of education both before and during the COVID-19 pandemic. School and Educational Psychology is present as a theoretical framework to aid in understanding the chronic challenges faced in Education, as well as the effects of school closures during the pandemic. Before the pandemic, the curriculum taught in classrooms did not align with the contemporary demands of society, as it was based on an outdated school model from a different era. Amid the school closures enforced due to the threat of COVID-19 transmission in educational institutions, the school community faced numerous challenges. The absence of physical and emotional support structures for students during this period can significantly impact the dynamics of relationships when schools reopen. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-24T18:12:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-24T18:12:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AVELINO, Laís Missae Ono. Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816 |
identifier_str_mv |
AVELINO, Laís Missae Ono. Reflexões a partir da experiência: Psicologia Escolar e os impactos do fechamento das escolas na pandemia de COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
f42a4cad-c6dc-4654-a56c-8db0ed8fd765 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/1/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18816/3/Monografia%20La%c3%ads%20Avelino.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72cc670b82207cbc231b70b7ab00020f f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 2d9282adcb1e35d27916512630cd9600 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136428844417024 |