Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901
Resumo: In this study, the author shows application of innovative activities and methodologies in the teaching of ratios in the 6th year of elementary school, the school where the research teacher works. The choice of the theme came from the researcher's observation of the difficulties presented by elementary school students in understanding techniques and valuing the use of mathematical tools such as proportion and percentage in everyday life. The purpose of the activities was to support the teaching of ratios and proportions using methodologies that provide cognitive and socioemotional structures so that learning takes place in an organic and meaningful way, thus students get opportunities of experiences during the didactic sequence so that they can maintain learning for all their life. The activities followed the course of Didactic Engineering as a research methodology.
id SCAR_82e9d0cb2f7edd03660a624f07036684
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12901
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dosSampaio, João Carlos Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685http://lattes.cnpq.br/39074526811857460fb8e8cd-16f4-4948-aea8-24655e2c0b192020-06-12T16:54:44Z2020-06-12T16:54:44Z2020-02-28SANTOS, Patrícia Mendonça Talmelli dos. Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901In this study, the author shows application of innovative activities and methodologies in the teaching of ratios in the 6th year of elementary school, the school where the research teacher works. The choice of the theme came from the researcher's observation of the difficulties presented by elementary school students in understanding techniques and valuing the use of mathematical tools such as proportion and percentage in everyday life. The purpose of the activities was to support the teaching of ratios and proportions using methodologies that provide cognitive and socioemotional structures so that learning takes place in an organic and meaningful way, thus students get opportunities of experiences during the didactic sequence so that they can maintain learning for all their life. The activities followed the course of Didactic Engineering as a research methodology.Nesse estudo a autora mostra uma experiência de aplicação de atividades e metodologias inovadoras no ensino de razões no 6º ano do Ensino Fundamental, escola onde a professora pesquisadora trabalha. A escolha do tema veio da constatação por parte da pesquisadora das dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental em entender técnicas e valorizar o uso de ferramentas matemáticas como proporção e porcentagem no dia a dia. O objetivo das atividades era fundamentar o ensino de razões e proporções utilizando metodologias que fornecem estruturas cognitivas e socioemocionais para que o ensino se desse de maneira orgânica e significativa, dessa forma os estudantes recebem oportunidades de experiências durante a sequência didática para que consigam manter o aprendizado por toda sua vida. As atividades acompanharam o percurso da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMetodologias inovadorasEnsino de matemáticaRazão e proporçãoEngenharia didáticaHábitos da menteCultura do pensamentoPBLProjetosInnovative methodologiesMathematics teachingRatio and proportionDidactic EngineeringHabits of mindCulture of thinkingPBLProjectsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAnálise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemáticaQualitative analysis of innovative strategies in teaching mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684areponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertacao PPGECE Patricia M T Santos.pdfDissertacao PPGECE Patricia M T Santos.pdfDissertação PPGECEapplication/pdf4528418https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/2/Dissertacao%20PPGECE%20Patricia%20M%20T%20Santos.pdfbf5e49a2715e7810350036e44c0b8d4eMD52Carta comprovante PPGECE.pdfCarta comprovante PPGECE.pdfCarta Comprovanteapplication/pdf175336https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/1/Carta%20comprovante%20PPGECE.pdfd20ae45976ddb0cdd621241011e25f8aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertacao PPGECE Patricia M T Santos.pdf.txtDissertacao PPGECE Patricia M T Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain91348https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/4/Dissertacao%20PPGECE%20Patricia%20M%20T%20Santos.pdf.txt82d17541faefa87d164dfca48317e8c1MD54Carta comprovante PPGECE.pdf.txtCarta comprovante PPGECE.pdf.txtExtracted texttext/plain1499https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/6/Carta%20comprovante%20PPGECE.pdf.txt6378bc50b50a14213384a7500ca2613aMD56THUMBNAILDissertacao PPGECE Patricia M T Santos.pdf.jpgDissertacao PPGECE Patricia M T Santos.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6307https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/5/Dissertacao%20PPGECE%20Patricia%20M%20T%20Santos.pdf.jpg9885ae96ed9f491aaa3caf9a371281c1MD55Carta comprovante PPGECE.pdf.jpgCarta comprovante PPGECE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11949https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/7/Carta%20comprovante%20PPGECE.pdf.jpg9235c012fa936f5e2f596d5f51df4ee5MD57ufscar/129012023-09-18 18:31:56.321oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12901Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Qualitative analysis of innovative strategies in teaching mathematics
title Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
spellingShingle Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dos
Metodologias inovadoras
Ensino de matemática
Razão e proporção
Engenharia didática
Hábitos da mente
Cultura do pensamento
PBL
Projetos
Innovative methodologies
Mathematics teaching
Ratio and proportion
Didactic Engineering
Habits of mind
Culture of thinking
PBL
Projects
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
title_full Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
title_fullStr Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
title_full_unstemmed Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
title_sort Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
author Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dos
author_facet Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3907452681185746
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8286887389013685
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0fb8e8cd-16f4-4948-aea8-24655e2c0b19
contributor_str_mv Sampaio, João Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias inovadoras
Ensino de matemática
Razão e proporção
Engenharia didática
Hábitos da mente
Cultura do pensamento
PBL
Projetos
topic Metodologias inovadoras
Ensino de matemática
Razão e proporção
Engenharia didática
Hábitos da mente
Cultura do pensamento
PBL
Projetos
Innovative methodologies
Mathematics teaching
Ratio and proportion
Didactic Engineering
Habits of mind
Culture of thinking
PBL
Projects
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovative methodologies
Mathematics teaching
Ratio and proportion
Didactic Engineering
Habits of mind
Culture of thinking
PBL
Projects
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In this study, the author shows application of innovative activities and methodologies in the teaching of ratios in the 6th year of elementary school, the school where the research teacher works. The choice of the theme came from the researcher's observation of the difficulties presented by elementary school students in understanding techniques and valuing the use of mathematical tools such as proportion and percentage in everyday life. The purpose of the activities was to support the teaching of ratios and proportions using methodologies that provide cognitive and socioemotional structures so that learning takes place in an organic and meaningful way, thus students get opportunities of experiences during the didactic sequence so that they can maintain learning for all their life. The activities followed the course of Didactic Engineering as a research methodology.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-12T16:54:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-12T16:54:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Patrícia Mendonça Talmelli dos. Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901
identifier_str_mv SANTOS, Patrícia Mendonça Talmelli dos. Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ffb5f768-8005-4f4d-b4c1-3c6730ec684a
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/2/Dissertacao%20PPGECE%20Patricia%20M%20T%20Santos.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/1/Carta%20comprovante%20PPGECE.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/4/Dissertacao%20PPGECE%20Patricia%20M%20T%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/6/Carta%20comprovante%20PPGECE.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/5/Dissertacao%20PPGECE%20Patricia%20M%20T%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12901/7/Carta%20comprovante%20PPGECE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf5e49a2715e7810350036e44c0b8d4e
d20ae45976ddb0cdd621241011e25f8a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
82d17541faefa87d164dfca48317e8c1
6378bc50b50a14213384a7500ca2613a
9885ae96ed9f491aaa3caf9a371281c1
9235c012fa936f5e2f596d5f51df4ee5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136375635476480