Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafante, Heulalia Charalo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2405
Resumo: Rosário Farm was founded in 1940 by Russian educator Helena Antipoff as a boarding school for receiving exceptional children from Belo Horizonte. Our study analyzed the pedagogical practices of that institution, verifying how those attitudes reflected in inmates life. First, we introduce Antipoff s path, understanding her educational principles as well as her motivations to come to Brazil in 1929. After that, we follow her performance next to teaching system of Minas Gerais capital in 1930 s, and her path during the creation of institutions for educating children as she called exceptional , including of Rosário Farm. Finally, based on learning the Rosário Farm history, we examine children profile, the pedagogical actions, the course of inmates, their reactions to institutionalizing process, testifying the work became the thread of those relations. After a study of adopted work conditions as educative principle, we weave a review of the way of teaching and performance junction happened in the institution.
id SCAR_8d3f5956ca501baeabfb4df41f2f6746
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2405
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Rafante, Heulalia CharaloLopes, Roseli Esquerdohttp://lattes.cnpq.br/1507752191797249http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W10731633c85b16-6acb-405a-b538-7f8acb114cbb2016-06-02T19:38:47Z2007-07-112016-06-02T19:38:47Z2006-09-04RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948. 2006. 260 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2405Rosário Farm was founded in 1940 by Russian educator Helena Antipoff as a boarding school for receiving exceptional children from Belo Horizonte. Our study analyzed the pedagogical practices of that institution, verifying how those attitudes reflected in inmates life. First, we introduce Antipoff s path, understanding her educational principles as well as her motivations to come to Brazil in 1929. After that, we follow her performance next to teaching system of Minas Gerais capital in 1930 s, and her path during the creation of institutions for educating children as she called exceptional , including of Rosário Farm. Finally, based on learning the Rosário Farm history, we examine children profile, the pedagogical actions, the course of inmates, their reactions to institutionalizing process, testifying the work became the thread of those relations. After a study of adopted work conditions as educative principle, we weave a review of the way of teaching and performance junction happened in the institution.A Fazenda do Rosário foi criada em 1940, pela educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos excepcionais de Belo Horizonte. Nosso trabalho analisou as práticas pedagógicas da instituição, buscando verificar como essas ações repercutiram na vida dos meninos internos. Primeiramente, apresentamos a trajetória de Helena Antipoff, buscando compreender tanto os princípios educativos endossados por ela, quanto as motivações para sua vinda ao Brasil em 1929. Em seguida, acompanhamos a atuação da educadora junto ao sistema de ensino da capital mineira na década de 1930, no sentido de trilhar o caminho que a levou à criação de instituições para atender as crianças que ela chamou de excepcionais , inclusive a Fazenda do Rosário. Finalmente, com base no estudo da história da Fazenda do Rosário, verificamos o perfil das crianças atendidas, as ações pedagógicas, as trajetórias dos internos, as reações ao processo de institucionalização, constatando que o trabalho constituiu-se o fio condutor dessas relações. Após um estudo das condições em que o trabalho foi adotado como princípio educativo, tecemos uma crítica à união entre ensino e trabalho praticada naquela instituição.Universidade Federal de Sao Carlosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação - históriaEdicação - sociologiaEstudantes com necessidades especiaisPsicologia educacionalInstitucionalizaçãoEducação para o trabalhoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHelena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1835611a1-40a3-4c3c-b8f1-615a44fd4326info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1178.pdfapplication/pdf1581079https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2405/1/1178.pdfe8b0c69a3d28e8c64602a998a3643c8dMD51THUMBNAIL1178.pdf.jpg1178.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6723https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2405/2/1178.pdf.jpgd33fd4bec5dedd7061235b99ed3af2a0MD52ufscar/24052023-09-18 18:30:49.716oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2405Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:49Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
title Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
spellingShingle Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
Rafante, Heulalia Charalo
Educação - história
Edicação - sociologia
Estudantes com necessidades especiais
Psicologia educacional
Institucionalização
Educação para o trabalho
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
title_full Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
title_fullStr Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
title_full_unstemmed Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
title_sort Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948
author Rafante, Heulalia Charalo
author_facet Rafante, Heulalia Charalo
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W107316
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafante, Heulalia Charalo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Roseli Esquerdo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1507752191797249
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 33c85b16-6acb-405a-b538-7f8acb114cbb
contributor_str_mv Lopes, Roseli Esquerdo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - história
Edicação - sociologia
Estudantes com necessidades especiais
Psicologia educacional
Institucionalização
Educação para o trabalho
topic Educação - história
Edicação - sociologia
Estudantes com necessidades especiais
Psicologia educacional
Institucionalização
Educação para o trabalho
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Rosário Farm was founded in 1940 by Russian educator Helena Antipoff as a boarding school for receiving exceptional children from Belo Horizonte. Our study analyzed the pedagogical practices of that institution, verifying how those attitudes reflected in inmates life. First, we introduce Antipoff s path, understanding her educational principles as well as her motivations to come to Brazil in 1929. After that, we follow her performance next to teaching system of Minas Gerais capital in 1930 s, and her path during the creation of institutions for educating children as she called exceptional , including of Rosário Farm. Finally, based on learning the Rosário Farm history, we examine children profile, the pedagogical actions, the course of inmates, their reactions to institutionalizing process, testifying the work became the thread of those relations. After a study of adopted work conditions as educative principle, we weave a review of the way of teaching and performance junction happened in the institution.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-04
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-11
2016-06-02T19:38:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:38:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948. 2006. 260 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2405
identifier_str_mv RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos "excepcionais" de 1940 a 1948. 2006. 260 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 835611a1-40a3-4c3c-b8f1-615a44fd4326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2405/1/1178.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2405/2/1178.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8b0c69a3d28e8c64602a998a3643c8d
d33fd4bec5dedd7061235b99ed3af2a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715518952046592