Estratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências do MNPEF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zavatini, Ricardo de Mendonça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15072
Resumo: As dificuldades e problemas no Ensino de Física na educação básica, especialmente no ensino médio, certamente, não são um assunto recente, sendo responsáveis pela condução de uma enorme quantidade e diversidade de pesquisas que visam investigar suas causas e consequências. As críticas aos chamados métodos tradicionais de ensino têm feito com que muitos professores sintam necessidade procurar estratégias distintas, que correspondam às expectativas dos alunos. Para isso, programas como o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores que ensinam Física - tem como objetivo qualificar grande parte dos professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. Diante das dimensões alcançadas por essa política, é natural que se procure investigar os resultados decorrentes das ações desse programa. Neste trabalho, apresentamos uma análise das dissertações e produtos educacionais provenientes dos polos da região Sudeste do MNPEF, a partir de descritores de base institucional e de base temática, com o objetivo geral de identificar as principais estratégias de ensino que vêm sendo utilizadas por professores de Física da educação básica e seu alinhamento com o que aponta a área de pesquisa em Ensino de Física. A pesquisa, de cunho qualitativo e realizada a partir de uma análise documental, foi essencialmente exploratória. Os resultados apontaram que, refletindo o cenário nacional, a maioria dos autores das dissertações/produtos educacionais dos polos da região Sudeste do MNPEF é do sexo masculino, assim como os orientadores desses polos. Os conteúdos de Física mais explorados pertencem ao Eletromagnetismo, cujo ensino é considerado complexo. Do ponto de vista das estratégias de ensino, a que mais se destaca é a Experimentação, sempre apontada com destaque na literatura da área de pesquisa em Ensino de Física.
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As críticas aos chamados métodos tradicionais de ensino têm feito com que muitos professores sintam necessidade procurar estratégias distintas, que correspondam às expectativas dos alunos. Para isso, programas como o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores que ensinam Física - tem como objetivo qualificar grande parte dos professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. Diante das dimensões alcançadas por essa política, é natural que se procure investigar os resultados decorrentes das ações desse programa. Neste trabalho, apresentamos uma análise das dissertações e produtos educacionais provenientes dos polos da região Sudeste do MNPEF, a partir de descritores de base institucional e de base temática, com o objetivo geral de identificar as principais estratégias de ensino que vêm sendo utilizadas por professores de Física da educação básica e seu alinhamento com o que aponta a área de pesquisa em Ensino de Física. A pesquisa, de cunho qualitativo e realizada a partir de uma análise documental, foi essencialmente exploratória. Os resultados apontaram que, refletindo o cenário nacional, a maioria dos autores das dissertações/produtos educacionais dos polos da região Sudeste do MNPEF é do sexo masculino, assim como os orientadores desses polos. Os conteúdos de Física mais explorados pertencem ao Eletromagnetismo, cujo ensino é considerado complexo. Do ponto de vista das estratégias de ensino, a que mais se destaca é a Experimentação, sempre apontada com destaque na literatura da área de pesquisa em Ensino de Física.Difficulties and problems in Physics teaching in basic education, especially in high school, are certainly not a recent issue, being responsible for conducting numerous researches aimed at investigating its causes and consequences. Criticisms of the so-called traditional teaching methods have made many teachers feel the need to look for different strategies, which correspond to the students' expectations. For this, programs such as the Professional National Masters in Physics Teaching (MNPEF) - a national postgraduate program of a professional nature, aimed at teachers who teach Physics - aim to qualify most Basic Education teachers in terms of mastery of content and current teaching techniques for application in the classroom. Given the dimensions achieved by this policy, it is natural to seek to investigate the results arising from the actions of this program. In this paper, we present an analysis of dissertations and educational products from the poles of the Southeast region of the MNPEF, from institutional and thematic-based descriptors, with the general objective of identifying the main teaching strategies that have been used by teachers of Basic Education Physics and its alignment with the research area in Physics teaching. The research, of a qualitative nature and carried out from a documental analysis, was essentially exploratory. The results showed that, reflecting the national scenario, most of the authors of dissertations/educational products from the poles in the Southeast region of the MNPEF are male, as well as the advisors of these poles. The most explored Physics contents belong to Electromagnetism, whose teaching is considered complex. From the point of view of teaching strategies, the one that stands out most is Experimentation, always highlighted in the literature in the field of research in Physics Teaching.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaFísica - FL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaEstratégias de ensinoEnsino de FísicaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMPhysics educationNational Professional Master's Degree in Physics EducationTeaching strategiesEstratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências do MNPEFTeaching strategies for physics education: an analysis of the MNPEF trendsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600876f19e9-b7b8-4b17-a442-0de204ae0b22reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Ricardo Zavatini.pdfTCC - Ricardo Zavatini.pdfapplication/pdf2065188https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15072/1/TCC%20-%20Ricardo%20Zavatini.pdfd5271aa8620ae963193a5acddd182d8cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15072/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Ricardo Zavatini.pdf.txtTCC - Ricardo Zavatini.pdf.txtExtracted texttext/plain668856https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15072/3/TCC%20-%20Ricardo%20Zavatini.pdf.txt17de2ef97304de8c48c6862bd1fd8b10MD53THUMBNAILTCC - Ricardo Zavatini.pdf.jpgTCC - Ricardo Zavatini.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7413https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15072/4/TCC%20-%20Ricardo%20Zavatini.pdf.jpg27deb195af40cf78ebabce1b66f9c63dMD54ufscar/150722023-09-18 18:32:19.919oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15072Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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