Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187921 |
Resumo: | É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo desenvolvidos nesses contextos de formação e é urgente que questionemos sua relevância para o Ensino de Ciências. Neste trabalho apresentamos uma estrutura analítica para avaliação de produtos educacionais desenvolvidos por alunos egressos de cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Esse processo analítico é composto por uma análise quantitativa e uma análise discursiva bakhtiniana. Após o detalhamento de cada uma dessas etapas reproduzimos, para fins de exemplificação, os resultados de uma pesquisa que avaliou, a partir desses processos analíticos, os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do curso pioneiro dessa modalidade na área de Ensino de Física no país. |
id |
UFRGS-2_7e095c389ed96d03b86dbf7e13cec051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187921 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Matheus MonteiroOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2019-01-19T02:33:23Z20171579-1513http://hdl.handle.net/10183/187921001083998É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo desenvolvidos nesses contextos de formação e é urgente que questionemos sua relevância para o Ensino de Ciências. Neste trabalho apresentamos uma estrutura analítica para avaliação de produtos educacionais desenvolvidos por alunos egressos de cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Esse processo analítico é composto por uma análise quantitativa e uma análise discursiva bakhtiniana. Após o detalhamento de cada uma dessas etapas reproduzimos, para fins de exemplificação, os resultados de uma pesquisa que avaliou, a partir desses processos analíticos, os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do curso pioneiro dessa modalidade na área de Ensino de Física no país.It is common in Professional Master's courses in Physics Teaching that students need to develop an educational product as criteria for course completion. With this, numerous support materials are being developed in these training contexts and need to be assessed for their relevance to Science Education. Therefore, the aim of this paper is to present a tool for the analysis of educational products developed by former students of Professional Master's courses in Physics Teaching. This analytical process is composed of a quantitative analysis and a bakhtinian discursive analysis. Besides the exhibition of this analytical process, it is reproduced, as an example, research results that evaluated educational products developed under the pioneering course of this modality in Physics Teaching area in the country.application/pdfspaRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 16, no. 2 (2017), p. 316-340Ensino de físicaMestrado profissionalMaterial didáticoFormação de professoresProfessional master’s degreeTeacher preparationPhysics teachingEducational productUma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciênciasA proposal for analysis of didactic production designed in a professional master's degree in science education Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083998.pdf.txt001083998.pdf.txtExtracted Texttext/plain81472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/2/001083998.pdf.txt8e4e43dc0afd4d33da0cfaeb85bc69bfMD52ORIGINAL001083998.pdfTexto completoapplication/pdf488184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/1/001083998.pdf332d1e3e1439d3385aae30b35d3c2dc0MD5110183/1879212023-07-20 03:35:09.490935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A proposal for analysis of didactic production designed in a professional master's degree in science education |
title |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
spellingShingle |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências Nascimento, Matheus Monteiro Ensino de física Mestrado profissional Material didático Formação de professores Professional master’s degree Teacher preparation Physics teaching Educational product |
title_short |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
title_full |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
title_fullStr |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
title_sort |
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências |
author |
Nascimento, Matheus Monteiro |
author_facet |
Nascimento, Matheus Monteiro Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Matheus Monteiro Ostermann, Fernanda Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Mestrado profissional Material didático Formação de professores |
topic |
Ensino de física Mestrado profissional Material didático Formação de professores Professional master’s degree Teacher preparation Physics teaching Educational product |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional master’s degree Teacher preparation Physics teaching Educational product |
description |
É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo desenvolvidos nesses contextos de formação e é urgente que questionemos sua relevância para o Ensino de Ciências. Neste trabalho apresentamos uma estrutura analítica para avaliação de produtos educacionais desenvolvidos por alunos egressos de cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Esse processo analítico é composto por uma análise quantitativa e uma análise discursiva bakhtiniana. Após o detalhamento de cada uma dessas etapas reproduzimos, para fins de exemplificação, os resultados de uma pesquisa que avaliou, a partir desses processos analíticos, os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do curso pioneiro dessa modalidade na área de Ensino de Física no país. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-19T02:33:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187921 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083998 |
identifier_str_mv |
1579-1513 001083998 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 16, no. 2 (2017), p. 316-340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/2/001083998.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/1/001083998.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e4e43dc0afd4d33da0cfaeb85bc69bf 332d1e3e1439d3385aae30b35d3c2dc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447679017156608 |