Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187921
Resumo: É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo desenvolvidos nesses contextos de formação e é urgente que questionemos sua relevância para o Ensino de Ciências. Neste trabalho apresentamos uma estrutura analítica para avaliação de produtos educacionais desenvolvidos por alunos egressos de cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Esse processo analítico é composto por uma análise quantitativa e uma análise discursiva bakhtiniana. Após o detalhamento de cada uma dessas etapas reproduzimos, para fins de exemplificação, os resultados de uma pesquisa que avaliou, a partir desses processos analíticos, os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do curso pioneiro dessa modalidade na área de Ensino de Física no país.
id UFRGS-2_7e095c389ed96d03b86dbf7e13cec051
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187921
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Matheus MonteiroOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2019-01-19T02:33:23Z20171579-1513http://hdl.handle.net/10183/187921001083998É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo desenvolvidos nesses contextos de formação e é urgente que questionemos sua relevância para o Ensino de Ciências. Neste trabalho apresentamos uma estrutura analítica para avaliação de produtos educacionais desenvolvidos por alunos egressos de cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Esse processo analítico é composto por uma análise quantitativa e uma análise discursiva bakhtiniana. Após o detalhamento de cada uma dessas etapas reproduzimos, para fins de exemplificação, os resultados de uma pesquisa que avaliou, a partir desses processos analíticos, os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do curso pioneiro dessa modalidade na área de Ensino de Física no país.It is common in Professional Master's courses in Physics Teaching that students need to develop an educational product as criteria for course completion. With this, numerous support materials are being developed in these training contexts and need to be assessed for their relevance to Science Education. Therefore, the aim of this paper is to present a tool for the analysis of educational products developed by former students of Professional Master's courses in Physics Teaching. This analytical process is composed of a quantitative analysis and a bakhtinian discursive analysis. Besides the exhibition of this analytical process, it is reproduced, as an example, research results that evaluated educational products developed under the pioneering course of this modality in Physics Teaching area in the country.application/pdfspaRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 16, no. 2 (2017), p. 316-340Ensino de físicaMestrado profissionalMaterial didáticoFormação de professoresProfessional master’s degreeTeacher preparationPhysics teachingEducational productUma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciênciasA proposal for analysis of didactic production designed in a professional master's degree in science education Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083998.pdf.txt001083998.pdf.txtExtracted Texttext/plain81472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/2/001083998.pdf.txt8e4e43dc0afd4d33da0cfaeb85bc69bfMD52ORIGINAL001083998.pdfTexto completoapplication/pdf488184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/1/001083998.pdf332d1e3e1439d3385aae30b35d3c2dc0MD5110183/1879212023-07-20 03:35:09.490935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A proposal for analysis of didactic production designed in a professional master's degree in science education
title Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
spellingShingle Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
Nascimento, Matheus Monteiro
Ensino de física
Mestrado profissional
Material didático
Formação de professores
Professional master’s degree
Teacher preparation
Physics teaching
Educational product
title_short Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
title_full Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
title_fullStr Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
title_full_unstemmed Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
title_sort Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
author Nascimento, Matheus Monteiro
author_facet Nascimento, Matheus Monteiro
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Matheus Monteiro
Ostermann, Fernanda
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mestrado profissional
Material didático
Formação de professores
topic Ensino de física
Mestrado profissional
Material didático
Formação de professores
Professional master’s degree
Teacher preparation
Physics teaching
Educational product
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional master’s degree
Teacher preparation
Physics teaching
Educational product
description É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo desenvolvidos nesses contextos de formação e é urgente que questionemos sua relevância para o Ensino de Ciências. Neste trabalho apresentamos uma estrutura analítica para avaliação de produtos educacionais desenvolvidos por alunos egressos de cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física. Esse processo analítico é composto por uma análise quantitativa e uma análise discursiva bakhtiniana. Após o detalhamento de cada uma dessas etapas reproduzimos, para fins de exemplificação, os resultados de uma pesquisa que avaliou, a partir desses processos analíticos, os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do curso pioneiro dessa modalidade na área de Ensino de Física no país.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-19T02:33:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187921
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083998
identifier_str_mv 1579-1513
001083998
url http://hdl.handle.net/10183/187921
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 16, no. 2 (2017), p. 316-340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/2/001083998.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187921/1/001083998.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e4e43dc0afd4d33da0cfaeb85bc69bf
332d1e3e1439d3385aae30b35d3c2dc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224960701628416