Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takatu, Deivison Shindi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160
Resumo: A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo.
id SCAR_9ee84c1c54f5ef9d012d68b0f1415bce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15160
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Takatu, Deivison ShindiLucrédio, Danielhttp://lattes.cnpq.br/9090396559596221Alvaro, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/9929982894313130http://lattes.cnpq.br/1214495664450816ec833829-9f5f-4109-a04f-4aa24ae4cc772021-11-24T19:32:00Z2021-11-24T19:32:00Z2021-09-28TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo.Educational Robotics is a regular subject in some Brazilian schools, helping Basic Education students to learn and develop skills. Considering that educational institutions in the country must apply the Common National Curriculum Base as a referential to their pedagogical proposals, robotic activities comprise the development of abilities expected by the document. Among the ten general competencies, the second one, depicted as Scientific, Critical and Creative Thinking, is defined through characteristics that can be reached through RE. However, the literature lacks evidence on how the development of the second competence benefits from Robotics, thereby indicating the need for further investigations on the topic. By understanding that students from the early years of Elementary School can participate in classes, the general objective of this research is to observe if the performed activities allow the development of the second general competence from Common National Curriculum Base in first-grade students. For this sake, initially, a literature review was conducted on the context of the study, by defining theoretical sources, selecting the most relevant works, and discussing the found information. Then, field research was performed in a company that develops robotic activities to identify the employed methods and materials. Later, an exploratory study interviewed teachers through a questionnaire to identify their perspectives and practices during classes. Finally, classroom observations were planned, executed and analyzed in two stages: the first was conducted during online classes, and the second, during in-person activities. Classroom observations lead to evidence that students who engaged in robotic activities revealed skills associated with the second general competence of the National Common Curriculum Base. As an additional contribution, the rubric stands out, consisting of key dimensions and actions, one of which is intended to assist in the assessment of the development of the Scientific, Critical and Creative Thinking competency.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-SoUFSCarAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRobótica educacionalBase Nacional Comum CurricularCompetênciaAvaliaçãoEducação básicaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOEducational roboticsCommon National Curriculum BaseCompetenceAssessmentBasic educationAvaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCCAssessment in educational robotics about competence scientific thinking, critical and creative of BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600912fe828-c7e3-45b9-a9c1-9479310c8672reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação.pdfDissertação.pdfDissertaçãoapplication/pdf3599459https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf0fb43dcf7e8bc92f3c066bcefb4c27b0MD51Carta Comprovante.pdfCarta Comprovante.pdfCarta Comprovanteapplication/pdf150259https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/3/Carta%20Comprovante.pdfd45101f8decc8df1fbfe13a689d6c8a3MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/4/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD54TEXTDissertação.pdf.txtDissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain296453https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt2fbc9c265329e43ef2731c6f90855cb1MD55Carta Comprovante.pdf.txtCarta Comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1277https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/7/Carta%20Comprovante.pdf.txtb4337f999c9cb92c0057d66b92182634MD57THUMBNAILDissertação.pdf.jpgDissertação.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5615https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc5ef7a66bcdb7a5308008898ef13e575MD56Carta Comprovante.pdf.jpgCarta Comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12261https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/8/Carta%20Comprovante.pdf.jpg603e00a70e2ac3dbe7fbc01579b63b04MD58ufscar/151602023-09-18 18:32:17.328oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15160Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessment in educational robotics about competence scientific thinking, critical and creative of BNCC
title Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
spellingShingle Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
Takatu, Deivison Shindi
Robótica educacional
Base Nacional Comum Curricular
Competência
Avaliação
Educação básica
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Educational robotics
Common National Curriculum Base
Competence
Assessment
Basic education
title_short Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
title_full Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
title_fullStr Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
title_full_unstemmed Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
title_sort Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
author Takatu, Deivison Shindi
author_facet Takatu, Deivison Shindi
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1214495664450816
dc.contributor.author.fl_str_mv Takatu, Deivison Shindi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucrédio, Daniel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9090396559596221
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alvaro, Alexandre
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9929982894313130
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ec833829-9f5f-4109-a04f-4aa24ae4cc77
contributor_str_mv Lucrédio, Daniel
Alvaro, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Base Nacional Comum Curricular
Competência
Avaliação
Educação básica
topic Robótica educacional
Base Nacional Comum Curricular
Competência
Avaliação
Educação básica
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Educational robotics
Common National Curriculum Base
Competence
Assessment
Basic education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational robotics
Common National Curriculum Base
Competence
Assessment
Basic education
description A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-24T19:32:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-24T19:32:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160
identifier_str_mv TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 912fe828-c7e3-45b9-a9c1-9479310c8672
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/3/Carta%20Comprovante.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/7/Carta%20Comprovante.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/8/Carta%20Comprovante.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fb43dcf7e8bc92f3c066bcefb4c27b0
d45101f8decc8df1fbfe13a689d6c8a3
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
2fbc9c265329e43ef2731c6f90855cb1
b4337f999c9cb92c0057d66b92182634
c5ef7a66bcdb7a5308008898ef13e575
603e00a70e2ac3dbe7fbc01579b63b04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136396378406912