Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160 |
Resumo: | A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo. |
id |
SCAR_9ee84c1c54f5ef9d012d68b0f1415bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15160 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Takatu, Deivison ShindiLucrédio, Danielhttp://lattes.cnpq.br/9090396559596221Alvaro, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/9929982894313130http://lattes.cnpq.br/1214495664450816ec833829-9f5f-4109-a04f-4aa24ae4cc772021-11-24T19:32:00Z2021-11-24T19:32:00Z2021-09-28TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo.Educational Robotics is a regular subject in some Brazilian schools, helping Basic Education students to learn and develop skills. Considering that educational institutions in the country must apply the Common National Curriculum Base as a referential to their pedagogical proposals, robotic activities comprise the development of abilities expected by the document. Among the ten general competencies, the second one, depicted as Scientific, Critical and Creative Thinking, is defined through characteristics that can be reached through RE. However, the literature lacks evidence on how the development of the second competence benefits from Robotics, thereby indicating the need for further investigations on the topic. By understanding that students from the early years of Elementary School can participate in classes, the general objective of this research is to observe if the performed activities allow the development of the second general competence from Common National Curriculum Base in first-grade students. For this sake, initially, a literature review was conducted on the context of the study, by defining theoretical sources, selecting the most relevant works, and discussing the found information. Then, field research was performed in a company that develops robotic activities to identify the employed methods and materials. Later, an exploratory study interviewed teachers through a questionnaire to identify their perspectives and practices during classes. Finally, classroom observations were planned, executed and analyzed in two stages: the first was conducted during online classes, and the second, during in-person activities. Classroom observations lead to evidence that students who engaged in robotic activities revealed skills associated with the second general competence of the National Common Curriculum Base. As an additional contribution, the rubric stands out, consisting of key dimensions and actions, one of which is intended to assist in the assessment of the development of the Scientific, Critical and Creative Thinking competency.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-SoUFSCarAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRobótica educacionalBase Nacional Comum CurricularCompetênciaAvaliaçãoEducação básicaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOEducational roboticsCommon National Curriculum BaseCompetenceAssessmentBasic educationAvaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCCAssessment in educational robotics about competence scientific thinking, critical and creative of BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600912fe828-c7e3-45b9-a9c1-9479310c8672reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação.pdfDissertação.pdfDissertaçãoapplication/pdf3599459https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf0fb43dcf7e8bc92f3c066bcefb4c27b0MD51Carta Comprovante.pdfCarta Comprovante.pdfCarta Comprovanteapplication/pdf150259https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/3/Carta%20Comprovante.pdfd45101f8decc8df1fbfe13a689d6c8a3MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/4/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD54TEXTDissertação.pdf.txtDissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain296453https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt2fbc9c265329e43ef2731c6f90855cb1MD55Carta Comprovante.pdf.txtCarta Comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1277https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/7/Carta%20Comprovante.pdf.txtb4337f999c9cb92c0057d66b92182634MD57THUMBNAILDissertação.pdf.jpgDissertação.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5615https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc5ef7a66bcdb7a5308008898ef13e575MD56Carta Comprovante.pdf.jpgCarta Comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12261https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/8/Carta%20Comprovante.pdf.jpg603e00a70e2ac3dbe7fbc01579b63b04MD58ufscar/151602023-09-18 18:32:17.328oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15160Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:17Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Assessment in educational robotics about competence scientific thinking, critical and creative of BNCC |
title |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
spellingShingle |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC Takatu, Deivison Shindi Robótica educacional Base Nacional Comum Curricular Competência Avaliação Educação básica CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO Educational robotics Common National Curriculum Base Competence Assessment Basic education |
title_short |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
title_full |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
title_fullStr |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
title_full_unstemmed |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
title_sort |
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC |
author |
Takatu, Deivison Shindi |
author_facet |
Takatu, Deivison Shindi |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1214495664450816 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takatu, Deivison Shindi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lucrédio, Daniel |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9090396559596221 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Alvaro, Alexandre |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9929982894313130 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ec833829-9f5f-4109-a04f-4aa24ae4cc77 |
contributor_str_mv |
Lucrédio, Daniel Alvaro, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Base Nacional Comum Curricular Competência Avaliação Educação básica |
topic |
Robótica educacional Base Nacional Comum Curricular Competência Avaliação Educação básica CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO Educational robotics Common National Curriculum Base Competence Assessment Basic education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational robotics Common National Curriculum Base Competence Assessment Basic education |
description |
A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-24T19:32:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-24T19:32:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160 |
identifier_str_mv |
TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
912fe828-c7e3-45b9-a9c1-9479310c8672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/3/Carta%20Comprovante.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/4/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/7/Carta%20Comprovante.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15160/8/Carta%20Comprovante.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fb43dcf7e8bc92f3c066bcefb4c27b0 d45101f8decc8df1fbfe13a689d6c8a3 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 2fbc9c265329e43ef2731c6f90855cb1 b4337f999c9cb92c0057d66b92182634 c5ef7a66bcdb7a5308008898ef13e575 603e00a70e2ac3dbe7fbc01579b63b04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715637073084416 |