A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geovana Tavares da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577
Resumo: This research discusses the relationship between nature and childhood, It has been characterized as a qualitative study with bibliographic and documentary basis. The objective is to understand how nature has been considered in pedagogy, as a fundamental element of education. From the studies of Cultural History, we present the theme of nature and its sensibilities (CORBIN, 1989; SOARES, 2016). In this perspective, the notions of nature and childhood can be understood under countless perspectives, of time and space. Based on this assumption, we analyze the thoughts of Jean-Jacques Rousseau in the book Emílio, or da Educação, the book "I", which presents a wide contribution to think about the construction of these notions. Seeking to answer how the different understandings of nature dialogue with the legal documents of "Early Childhood Education in Brazil", we propose the following reflections: Is it possible to see the marks of na education thoughts nature in these documents? What aspects of this nature have been appreciated, throughout history, for the education of sensitivities in the childhood?
id SCAR_b28ce2e094d3931cf2780c1d24cd58e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14577
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva, Geovana Tavares daSantos, Maria Walburga doshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696Roveri, Fernanda Theodorohttp://lattes.cnpq.br/7016298537924788http://lattes.cnpq.br/3747311929412603a4adf5c7-73b8-4554-a385-02c9e724f3892021-07-12T15:26:22Z2021-07-12T15:26:22Z2021-06-24SILVA, Geovana Tavares da. A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577This research discusses the relationship between nature and childhood, It has been characterized as a qualitative study with bibliographic and documentary basis. The objective is to understand how nature has been considered in pedagogy, as a fundamental element of education. From the studies of Cultural History, we present the theme of nature and its sensibilities (CORBIN, 1989; SOARES, 2016). In this perspective, the notions of nature and childhood can be understood under countless perspectives, of time and space. Based on this assumption, we analyze the thoughts of Jean-Jacques Rousseau in the book Emílio, or da Educação, the book "I", which presents a wide contribution to think about the construction of these notions. Seeking to answer how the different understandings of nature dialogue with the legal documents of "Early Childhood Education in Brazil", we propose the following reflections: Is it possible to see the marks of na education thoughts nature in these documents? What aspects of this nature have been appreciated, throughout history, for the education of sensitivities in the childhood?Esta pesquisa discute as relações entre natureza e infância, caracterizando-se como um estudo qualitativo de base bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como a natureza passou a ser considerada, na pedagogia, como um elemento fundamental para a educação. A partir dos estudos da História Cultural, apresentamos a temática da natureza e de suas sensibilidades (CORBIN, 1989; SOARES, 2016). Nessa perspectiva, as noções de natureza e infância podem ser compreendidas sob inúmeros olhares, tempos e espaços. Com base nesse pressuposto, analisamos os pensamentos de Jean-Jacques Rousseau no livro Emílio, ou da Educação, livro I, o qual apresenta uma ampla contribuição para se pensar a construção dessas noções. Buscando responder como as diversas compreensões da natureza dialogam com os documentos legais da Infância e da Educação Infantil no Brasil, propomos as reflexões: É possível visualizar as marcas de uma educação pela natureza nesses documentos? Que aspectos da natureza foram valorizados, ao longo da história, para a educação das sensibilidades na infância?Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInfânciaNaturezaCriançaEducação infantilChildhoodNatureChildrenEarly childhood education.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infânciaChildren and nature: a literature review us legal documents of early childhood and childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1breponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALGeovana Tavares TCC Pedagogia.pdfGeovana Tavares TCC Pedagogia.pdfTrabalho de conclusão de curso completo Pedagogia - Geovana Tavares da Silva 2021application/pdf1508010https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/1/Geovana%20Tavares%20TCC%20Pedagogia.pdf62d8d2d43b11c9a6f297a70cdc803fc7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTGeovana Tavares TCC Pedagogia.pdf.txtGeovana Tavares TCC Pedagogia.pdf.txtExtracted texttext/plain93628https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/3/Geovana%20Tavares%20TCC%20Pedagogia.pdf.txtd1e6cba82d3cf0b5c64dac639395337aMD53THUMBNAILGeovana Tavares TCC Pedagogia.pdf.jpgGeovana Tavares TCC Pedagogia.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6307https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/4/Geovana%20Tavares%20TCC%20Pedagogia.pdf.jpg47fb43ada20ca76ee1c5e5c5f191c3f4MD54ufscar/145772023-09-18 18:32:13.556oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14577Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Children and nature: a literature review us legal documents of early childhood and childhood education
title A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
spellingShingle A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
Silva, Geovana Tavares da
Infância
Natureza
Criança
Educação infantil
Childhood
Nature
Children
Early childhood education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
title_full A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
title_fullStr A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
title_full_unstemmed A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
title_sort A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância
author Silva, Geovana Tavares da
author_facet Silva, Geovana Tavares da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3747311929412603
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geovana Tavares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2954227254025696
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Roveri, Fernanda Theodoro
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7016298537924788
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a4adf5c7-73b8-4554-a385-02c9e724f389
contributor_str_mv Santos, Maria Walburga dos
Roveri, Fernanda Theodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Natureza
Criança
Educação infantil
Childhood
Nature
Children
Early childhood education.
topic Infância
Natureza
Criança
Educação infantil
Childhood
Nature
Children
Early childhood education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research discusses the relationship between nature and childhood, It has been characterized as a qualitative study with bibliographic and documentary basis. The objective is to understand how nature has been considered in pedagogy, as a fundamental element of education. From the studies of Cultural History, we present the theme of nature and its sensibilities (CORBIN, 1989; SOARES, 2016). In this perspective, the notions of nature and childhood can be understood under countless perspectives, of time and space. Based on this assumption, we analyze the thoughts of Jean-Jacques Rousseau in the book Emílio, or da Educação, the book "I", which presents a wide contribution to think about the construction of these notions. Seeking to answer how the different understandings of nature dialogue with the legal documents of "Early Childhood Education in Brazil", we propose the following reflections: Is it possible to see the marks of na education thoughts nature in these documents? What aspects of this nature have been appreciated, throughout history, for the education of sensitivities in the childhood?
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-12T15:26:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-12T15:26:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Geovana Tavares da. A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577
identifier_str_mv SILVA, Geovana Tavares da. A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2f0046ef-3a9b-4074-9094-de7c4d571a1b
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/1/Geovana%20Tavares%20TCC%20Pedagogia.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/3/Geovana%20Tavares%20TCC%20Pedagogia.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14577/4/Geovana%20Tavares%20TCC%20Pedagogia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62d8d2d43b11c9a6f297a70cdc803fc7
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d1e6cba82d3cf0b5c64dac639395337a
47fb43ada20ca76ee1c5e5c5f191c3f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136393411985408