Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottura, Eleonora Bambozzi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5788
Resumo: This work aims at investigating interviewer s role in Celpe-Bras second term 2012 edition. We consider that the role of the interviewer can affect positively or negatively the examinee s performance as well as the examinee s proficiency. Studies have focused on the impact of the interviewer s role in performance. Important researches investigate interviewer s attitudes can benefit or harm examinee s performance. It is of main relevance to identify possible variables in the interviewer-examinee relation when they are interacting. This research aims at analyzing interviewer roles regarding reliability and validity exam. In addition, the main objective is to investigate features involved in interviewer attitudes which can cause an impact on the interaction and on examinee´s performance. Based on results, this study collects some evidences related to validity and reliability of oral proficiency exams focusing interviewer s role, in order to provide some referrals for reflecting on training interviewers and examiners.
id SCAR_c288a718904cd7373c345055afbb7332
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5788
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Bottura, Eleonora BambozziPaula, Sandra Regina Buttros Gattolin dehttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293http://lattes.cnpq.br/757326731806835514baf950-87d5-43c8-89d7-50906ef325342016-06-02T20:25:22Z2014-09-222016-06-02T20:25:22Z2014-02-14BOTTURA, Eleonora Bambozzi. Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face. 2014. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5788This work aims at investigating interviewer s role in Celpe-Bras second term 2012 edition. We consider that the role of the interviewer can affect positively or negatively the examinee s performance as well as the examinee s proficiency. Studies have focused on the impact of the interviewer s role in performance. Important researches investigate interviewer s attitudes can benefit or harm examinee s performance. It is of main relevance to identify possible variables in the interviewer-examinee relation when they are interacting. This research aims at analyzing interviewer roles regarding reliability and validity exam. In addition, the main objective is to investigate features involved in interviewer attitudes which can cause an impact on the interaction and on examinee´s performance. Based on results, this study collects some evidences related to validity and reliability of oral proficiency exams focusing interviewer s role, in order to provide some referrals for reflecting on training interviewers and examiners.O presente trabalho busca investigar as interações face a face constitutivas da Parte Oral do exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). O objetivo desta pesquisa foi o de analisar atuação, atitudes e papéis desempenhados por entrevistadores em interações face a face referentes à aplicação do segundo semestre de 2012 de um Posto Aplicador brasileiro. Assim, a partir da investigação descritiva sobre a atuação do entrevistador no Celpe-Bras, perguntamo-nos acerca de qual é a relação que se estabelece na interação, uma vez que a atuação do entrevistador como interlocutor implica no resultado do desempenho e também da proficiência do examinando. Estudos têm focado na questão da atuação do entrevistador e qual impacto esta possui no desempenho do entrevistado. Pesquisas seminais da área ressaltam a maneira como as atitudes e papéis desempenhados pelos entrevistadores possuem um impacto no desempenho do examinando, podendo auxiliá-lo, prejudicá-lo e, por conseguinte, comprometer a validade do exame; e, ainda, apontam para lacunas significativas a serem estudadas evidenciando a necessidade de se investigar variáveis determinantes na relação entrevistador-examinando, sobretudo dando enfoque ao papel do entrevistador. Com este trabalho, pretende-se colher evidências sobre validade e confiabilidade em exames de proficiência oral, tendo em vista a influência do papel dos entrevistadores no desempenho dos examinandos, e que sirvam de encaminhamentos para refletir acerca da formação entrevistadores e examinadores.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRProficiência oralCelpe-BrasInteração face a facePapel do entrevistadorOral assessmentInterviewers roleLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAExame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a faceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-18c734f6c-a4d3-4f3c-8654-e9c3daa372f2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6169.pdfapplication/pdf5332169https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5788/1/6169.pdf7a7230aa4b419f579632ebf91f7e5603MD51TEXT6169.pdf.txt6169.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5788/2/6169.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6169.pdf.jpg6169.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10546https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5788/3/6169.pdf.jpga0a7461b39047cca67b89cdb56818dafMD53ufscar/57882023-09-18 18:31:36.895oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5788Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:36Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
title Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
spellingShingle Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
Bottura, Eleonora Bambozzi
Proficiência oral
Celpe-Bras
Interação face a face
Papel do entrevistador
Oral assessment
Interviewers role
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
title_full Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
title_fullStr Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
title_full_unstemmed Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
title_sort Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face
author Bottura, Eleonora Bambozzi
author_facet Bottura, Eleonora Bambozzi
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7573267318068355
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottura, Eleonora Bambozzi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9228036521343293
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 14baf950-87d5-43c8-89d7-50906ef32534
contributor_str_mv Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.subject.por.fl_str_mv Proficiência oral
Celpe-Bras
Interação face a face
Papel do entrevistador
topic Proficiência oral
Celpe-Bras
Interação face a face
Papel do entrevistador
Oral assessment
Interviewers role
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral assessment
Interviewers role
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This work aims at investigating interviewer s role in Celpe-Bras second term 2012 edition. We consider that the role of the interviewer can affect positively or negatively the examinee s performance as well as the examinee s proficiency. Studies have focused on the impact of the interviewer s role in performance. Important researches investigate interviewer s attitudes can benefit or harm examinee s performance. It is of main relevance to identify possible variables in the interviewer-examinee relation when they are interacting. This research aims at analyzing interviewer roles regarding reliability and validity exam. In addition, the main objective is to investigate features involved in interviewer attitudes which can cause an impact on the interaction and on examinee´s performance. Based on results, this study collects some evidences related to validity and reliability of oral proficiency exams focusing interviewer s role, in order to provide some referrals for reflecting on training interviewers and examiners.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-22
2016-06-02T20:25:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOTTURA, Eleonora Bambozzi. Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face. 2014. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5788
identifier_str_mv BOTTURA, Eleonora Bambozzi. Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face. 2014. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 8c734f6c-a4d3-4f3c-8654-e9c3daa372f2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5788/1/6169.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5788/2/6169.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5788/3/6169.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a7230aa4b419f579632ebf91f7e5603
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a0a7461b39047cca67b89cdb56818daf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715546564198400