Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908 |
Resumo: | We usually search for free online contents in order to learn foreign languages, as well as we recommend it to other people. In this sense, the BBC Learning English webpage is a reference for teachers and learners. Although English learners from all over the world have been attended this website, there are few studies on its contents, especially regarding its teaching approaches. Considering this fact, the general objective in this study is to investigate the possible language teaching approaches underlying the contents of the website. For this purpose, this research was grounded on authors who have produced relevant works in this area, such as Anthony (1963), Richards and Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) and Lewis (1993, 2000, 2008). As a methodology, one developed a narrative research from the writing of a study diary, based on Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), among others. The comparison between the characteristics of approaches and the diary reports generated relevant data on how the page promotes the teaching of English. |
id |
SCAR_c747c3689062ae0937a7c2f49b506154 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16908 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Morotti, Rafael AntonioViana, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711http://lattes.cnpq.br/368435563707457177232aec-98cd-4ac9-9bd8-ecc103dd5a182022-10-20T12:31:34Z2022-10-20T12:31:34Z2022-09-22MOROTTI, Rafael Antonio. Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908We usually search for free online contents in order to learn foreign languages, as well as we recommend it to other people. In this sense, the BBC Learning English webpage is a reference for teachers and learners. Although English learners from all over the world have been attended this website, there are few studies on its contents, especially regarding its teaching approaches. Considering this fact, the general objective in this study is to investigate the possible language teaching approaches underlying the contents of the website. For this purpose, this research was grounded on authors who have produced relevant works in this area, such as Anthony (1963), Richards and Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) and Lewis (1993, 2000, 2008). As a methodology, one developed a narrative research from the writing of a study diary, based on Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), among others. The comparison between the characteristics of approaches and the diary reports generated relevant data on how the page promotes the teaching of English.São comuns as recomendações e buscas relacionadas a conteúdos on-line gratuitos tanto para o ensino quanto para a aprendizagem de língua inglesa. Nesse sentido, constitui-se como referência para professores e aprendizes a página da BBC Learning English. Embora o ambiente seja frequentado por usuários do mundo todo, há poucos estudos sobre seus conteúdos, especialmente, no que tange às suas abordagens de ensino. Considerando tal fato, o objetivo geral neste estudo é investigar as possíveis abordagens de ensino de línguas subjacentes ao conteúdo do site. Para tanto, recorreu-se a autores que produziram trabalhos relevantes nessa área, como Anthony (1963), Richards e Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) e Lewis (1993, 2000, 2008). Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa de narrativa a partir da escrita de um diário de estudo, embasada por Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), entre outros. A comparação entre as características de abordagens e os relatos do diário gerou dados relevantes sobre a forma como a página promove o ensino de inglês.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAbordagens de ensino de línguasEnsino de língua inglesaPesquisa narrativaBBC Learning EnglishLanguage teaching approachesEnglish teachingNarrative researchLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAAbordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning EnglishTeaching approaches and learning experience: a narrative research as from BBC Learning Englishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600aa36f34a-ff4e-415d-afdf-4940a664f340reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdfDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdfapplication/pdf4415384https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf19f84a78ca8b2dba934d7b3197daf88cMD51Anexo I Carta Orientador (a).pdfAnexo I Carta Orientador (a).pdfCarta Comprovanteapplication/pdf178360https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/3/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf3e8abf58bbe14b2e478c447cf19e8946MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.txtDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.txtExtracted texttext/plain304394https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.txte35a902cf6d803cc90eb0ce2b2770089MD55Anexo I Carta Orientador (a).pdf.txtAnexo I Carta Orientador (a).pdf.txtExtracted texttext/plain1290https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/7/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.txt6ef92c8a842f2894948fae69a5d0697dMD57THUMBNAILDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpgDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10475https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpg77d9cda27bca3ea44d7ee6165936044cMD56Anexo I Carta Orientador (a).pdf.jpgAnexo I Carta Orientador (a).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6193https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/8/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.jpg7ce3f0ef243ab31a71460039ffc4657eMD58ufscar/169082023-09-18 18:32:34.265oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16908Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Teaching approaches and learning experience: a narrative research as from BBC Learning English |
title |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
spellingShingle |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English Morotti, Rafael Antonio Abordagens de ensino de línguas Ensino de língua inglesa Pesquisa narrativa BBC Learning English Language teaching approaches English teaching Narrative research LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
title_full |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
title_fullStr |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
title_full_unstemmed |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
title_sort |
Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English |
author |
Morotti, Rafael Antonio |
author_facet |
Morotti, Rafael Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3684355637074571 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morotti, Rafael Antonio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, Nelson |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6252579012192711 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
77232aec-98cd-4ac9-9bd8-ecc103dd5a18 |
contributor_str_mv |
Viana, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagens de ensino de línguas Ensino de língua inglesa Pesquisa narrativa |
topic |
Abordagens de ensino de línguas Ensino de língua inglesa Pesquisa narrativa BBC Learning English Language teaching approaches English teaching Narrative research LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
BBC Learning English Language teaching approaches English teaching Narrative research |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
We usually search for free online contents in order to learn foreign languages, as well as we recommend it to other people. In this sense, the BBC Learning English webpage is a reference for teachers and learners. Although English learners from all over the world have been attended this website, there are few studies on its contents, especially regarding its teaching approaches. Considering this fact, the general objective in this study is to investigate the possible language teaching approaches underlying the contents of the website. For this purpose, this research was grounded on authors who have produced relevant works in this area, such as Anthony (1963), Richards and Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) and Lewis (1993, 2000, 2008). As a methodology, one developed a narrative research from the writing of a study diary, based on Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), among others. The comparison between the characteristics of approaches and the diary reports generated relevant data on how the page promotes the teaching of English. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-20T12:31:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-20T12:31:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOROTTI, Rafael Antonio. Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908 |
identifier_str_mv |
MOROTTI, Rafael Antonio. Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
aa36f34a-ff4e-415d-afdf-4940a664f340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/3/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/4/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/7/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/8/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19f84a78ca8b2dba934d7b3197daf88c 3e8abf58bbe14b2e478c447cf19e8946 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e35a902cf6d803cc90eb0ce2b2770089 6ef92c8a842f2894948fae69a5d0697d 77d9cda27bca3ea44d7ee6165936044c 7ce3f0ef243ab31a71460039ffc4657e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136413493264384 |