Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morotti, Rafael Antonio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908
Resumo: We usually search for free online contents in order to learn foreign languages, as well as we recommend it to other people. In this sense, the BBC Learning English webpage is a reference for teachers and learners. Although English learners from all over the world have been attended this website, there are few studies on its contents, especially regarding its teaching approaches. Considering this fact, the general objective in this study is to investigate the possible language teaching approaches underlying the contents of the website. For this purpose, this research was grounded on authors who have produced relevant works in this area, such as Anthony (1963), Richards and Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) and Lewis (1993, 2000, 2008). As a methodology, one developed a narrative research from the writing of a study diary, based on Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), among others. The comparison between the characteristics of approaches and the diary reports generated relevant data on how the page promotes the teaching of English.
id SCAR_c747c3689062ae0937a7c2f49b506154
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16908
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Morotti, Rafael AntonioViana, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/6252579012192711http://lattes.cnpq.br/368435563707457177232aec-98cd-4ac9-9bd8-ecc103dd5a182022-10-20T12:31:34Z2022-10-20T12:31:34Z2022-09-22MOROTTI, Rafael Antonio. Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908We usually search for free online contents in order to learn foreign languages, as well as we recommend it to other people. In this sense, the BBC Learning English webpage is a reference for teachers and learners. Although English learners from all over the world have been attended this website, there are few studies on its contents, especially regarding its teaching approaches. Considering this fact, the general objective in this study is to investigate the possible language teaching approaches underlying the contents of the website. For this purpose, this research was grounded on authors who have produced relevant works in this area, such as Anthony (1963), Richards and Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) and Lewis (1993, 2000, 2008). As a methodology, one developed a narrative research from the writing of a study diary, based on Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), among others. The comparison between the characteristics of approaches and the diary reports generated relevant data on how the page promotes the teaching of English.São comuns as recomendações e buscas relacionadas a conteúdos on-line gratuitos tanto para o ensino quanto para a aprendizagem de língua inglesa. Nesse sentido, constitui-se como referência para professores e aprendizes a página da BBC Learning English. Embora o ambiente seja frequentado por usuários do mundo todo, há poucos estudos sobre seus conteúdos, especialmente, no que tange às suas abordagens de ensino. Considerando tal fato, o objetivo geral neste estudo é investigar as possíveis abordagens de ensino de línguas subjacentes ao conteúdo do site. Para tanto, recorreu-se a autores que produziram trabalhos relevantes nessa área, como Anthony (1963), Richards e Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) e Lewis (1993, 2000, 2008). Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa de narrativa a partir da escrita de um diário de estudo, embasada por Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), entre outros. A comparação entre as características de abordagens e os relatos do diário gerou dados relevantes sobre a forma como a página promove o ensino de inglês.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAbordagens de ensino de línguasEnsino de língua inglesaPesquisa narrativaBBC Learning EnglishLanguage teaching approachesEnglish teachingNarrative researchLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAAbordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning EnglishTeaching approaches and learning experience: a narrative research as from BBC Learning Englishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600aa36f34a-ff4e-415d-afdf-4940a664f340reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdfDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdfapplication/pdf4415384https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf19f84a78ca8b2dba934d7b3197daf88cMD51Anexo I Carta Orientador (a).pdfAnexo I Carta Orientador (a).pdfCarta Comprovanteapplication/pdf178360https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/3/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf3e8abf58bbe14b2e478c447cf19e8946MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.txtDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.txtExtracted texttext/plain304394https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.txte35a902cf6d803cc90eb0ce2b2770089MD55Anexo I Carta Orientador (a).pdf.txtAnexo I Carta Orientador (a).pdf.txtExtracted texttext/plain1290https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/7/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.txt6ef92c8a842f2894948fae69a5d0697dMD57THUMBNAILDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpgDissertação_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10475https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpg77d9cda27bca3ea44d7ee6165936044cMD56Anexo I Carta Orientador (a).pdf.jpgAnexo I Carta Orientador (a).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6193https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/8/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.jpg7ce3f0ef243ab31a71460039ffc4657eMD58ufscar/169082023-09-18 18:32:34.265oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16908Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teaching approaches and learning experience: a narrative research as from BBC Learning English
title Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
spellingShingle Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
Morotti, Rafael Antonio
Abordagens de ensino de línguas
Ensino de língua inglesa
Pesquisa narrativa
BBC Learning English
Language teaching approaches
English teaching
Narrative research
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
title_full Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
title_fullStr Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
title_full_unstemmed Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
title_sort Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English
author Morotti, Rafael Antonio
author_facet Morotti, Rafael Antonio
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3684355637074571
dc.contributor.author.fl_str_mv Morotti, Rafael Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, Nelson
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6252579012192711
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77232aec-98cd-4ac9-9bd8-ecc103dd5a18
contributor_str_mv Viana, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagens de ensino de línguas
Ensino de língua inglesa
Pesquisa narrativa
topic Abordagens de ensino de línguas
Ensino de língua inglesa
Pesquisa narrativa
BBC Learning English
Language teaching approaches
English teaching
Narrative research
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv BBC Learning English
Language teaching approaches
English teaching
Narrative research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description We usually search for free online contents in order to learn foreign languages, as well as we recommend it to other people. In this sense, the BBC Learning English webpage is a reference for teachers and learners. Although English learners from all over the world have been attended this website, there are few studies on its contents, especially regarding its teaching approaches. Considering this fact, the general objective in this study is to investigate the possible language teaching approaches underlying the contents of the website. For this purpose, this research was grounded on authors who have produced relevant works in this area, such as Anthony (1963), Richards and Rodgers (1986), Almeida Filho (1993, 1997, 2000), Larsen-Freeman (2003, 2011), Littlewood (1981) and Lewis (1993, 2000, 2008). As a methodology, one developed a narrative research from the writing of a study diary, based on Bailey (1991), Barcelos (2020), Barkhuizen (2015), Pavlenko (2007), among others. The comparison between the characteristics of approaches and the diary reports generated relevant data on how the page promotes the teaching of English.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-20T12:31:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-20T12:31:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOROTTI, Rafael Antonio. Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908
identifier_str_mv MOROTTI, Rafael Antonio. Abordagens de ensino e experiência de aprendizagem: uma pesquisa narrativa a partir do site BBC Learning English. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv aa36f34a-ff4e-415d-afdf-4940a664f340
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/3/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/7/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelAntonioMorotti.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16908/8/Anexo%20I%20Carta%20Orientador%20%28a%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19f84a78ca8b2dba934d7b3197daf88c
3e8abf58bbe14b2e478c447cf19e8946
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e35a902cf6d803cc90eb0ce2b2770089
6ef92c8a842f2894948fae69a5d0697d
77d9cda27bca3ea44d7ee6165936044c
7ce3f0ef243ab31a71460039ffc4657e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136413493264384