A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654 |
Resumo: | The aim of this work is to verify the motivation of students to study English in the beginning of their first year right after primary school (5Th grade in Brazil), as well as to analyze the influence of teaching materials adopted in the students motivational disposition. We have confirmed, through our analyses, the hypothesis that students are motivated in the beginning of the foreign language teaching and learning process and, based on authors such as Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), and others, we discuss some characteristics, which if guaranteed in the teaching material, may help the teacher to maintain students motivation. This study may contribute for a better comprehension of the frequent demotivation process observed among English language students in Brazilian public schools. It also presents the characteristics of highly motivating, as well as demotivating, EFL teaching activities. |
id |
SCAR_cf3525de2e93e7f2e6a04432edee2a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5654 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Campos-Gonella, Cristiane OliveiraAugusto-Navarro, Eliane Herculeshttp://lattes.cnpq.br/571602735034090682f2a817-29e4-407d-a68f-1e0a4564a61a2016-06-02T20:25:00Z2008-01-022016-06-02T20:25:00Z2007-09-12CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654The aim of this work is to verify the motivation of students to study English in the beginning of their first year right after primary school (5Th grade in Brazil), as well as to analyze the influence of teaching materials adopted in the students motivational disposition. We have confirmed, through our analyses, the hypothesis that students are motivated in the beginning of the foreign language teaching and learning process and, based on authors such as Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), and others, we discuss some characteristics, which if guaranteed in the teaching material, may help the teacher to maintain students motivation. This study may contribute for a better comprehension of the frequent demotivation process observed among English language students in Brazilian public schools. It also presents the characteristics of highly motivating, as well as demotivating, EFL teaching activities.Este estudo objetiva verificar a motivação apresentada por alunos ingressantes na quinta série do ensino fundamental para o estudo de inglês, bem como analisar a influência exercida pelo material didático adotado na disposição motivacional dos mesmos. Confirmamos, através das análises, a hipótese de que os alunos são motivados no início do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira e, com base em autores como Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), entre outros, discutimos algumas características que, garantidas no material didático, podem auxiliar o professor na manutenção da motivação. Este trabalho pode contribuir para a melhor compreensão do processo de desmotivação para o estudo da língua inglesa, freqüentemente observado na escola pública. Nesta dissertação apresentamos as características de atividades didáticas com alto e baixo potencial motivacional.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua inglesa - ensino e aprendizagemMaterial didáticoMotivaçãoMotivationEnglish teaching and learningEFL teaching materialpublic schoolLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1dc9158e3-4e97-4df9-a1c8-725ae028bedcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1626.pdfapplication/pdf5300118https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/1/1626.pdf85ee4253033f0747e3815619bae91c43MD51THUMBNAIL1626.pdf.jpg1626.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11420https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/2/1626.pdf.jpg598106cfd1bc7b1c584cd1804f790336MD52ufscar/56542023-09-18 18:31:18.466oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5654Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:18Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
title |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
spellingShingle |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público Campos-Gonella, Cristiane Oliveira Língua inglesa - ensino e aprendizagem Material didático Motivação Motivation English teaching and learning EFL teaching material public school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
title_full |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
title_fullStr |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
title_full_unstemmed |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
title_sort |
A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público |
author |
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira |
author_facet |
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Augusto-Navarro, Eliane Hercules |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5716027350340906 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
82f2a817-29e4-407d-a68f-1e0a4564a61a |
contributor_str_mv |
Augusto-Navarro, Eliane Hercules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - ensino e aprendizagem Material didático Motivação |
topic |
Língua inglesa - ensino e aprendizagem Material didático Motivação Motivation English teaching and learning EFL teaching material public school LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motivation English teaching and learning EFL teaching material public school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The aim of this work is to verify the motivation of students to study English in the beginning of their first year right after primary school (5Th grade in Brazil), as well as to analyze the influence of teaching materials adopted in the students motivational disposition. We have confirmed, through our analyses, the hypothesis that students are motivated in the beginning of the foreign language teaching and learning process and, based on authors such as Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), and others, we discuss some characteristics, which if guaranteed in the teaching material, may help the teacher to maintain students motivation. This study may contribute for a better comprehension of the frequent demotivation process observed among English language students in Brazilian public schools. It also presents the characteristics of highly motivating, as well as demotivating, EFL teaching activities. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-01-02 2016-06-02T20:25:00Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:25:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654 |
identifier_str_mv |
CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
dc9158e3-4e97-4df9-a1c8-725ae028bedc |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/1/1626.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/2/1626.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85ee4253033f0747e3815619bae91c43 598106cfd1bc7b1c584cd1804f790336 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715545495699456 |