A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654
Resumo: The aim of this work is to verify the motivation of students to study English in the beginning of their first year right after primary school (5Th grade in Brazil), as well as to analyze the influence of teaching materials adopted in the students motivational disposition. We have confirmed, through our analyses, the hypothesis that students are motivated in the beginning of the foreign language teaching and learning process and, based on authors such as Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), and others, we discuss some characteristics, which if guaranteed in the teaching material, may help the teacher to maintain students motivation. This study may contribute for a better comprehension of the frequent demotivation process observed among English language students in Brazilian public schools. It also presents the characteristics of highly motivating, as well as demotivating, EFL teaching activities.
id SCAR_cf3525de2e93e7f2e6a04432edee2a81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5654
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Campos-Gonella, Cristiane OliveiraAugusto-Navarro, Eliane Herculeshttp://lattes.cnpq.br/571602735034090682f2a817-29e4-407d-a68f-1e0a4564a61a2016-06-02T20:25:00Z2008-01-022016-06-02T20:25:00Z2007-09-12CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654The aim of this work is to verify the motivation of students to study English in the beginning of their first year right after primary school (5Th grade in Brazil), as well as to analyze the influence of teaching materials adopted in the students motivational disposition. We have confirmed, through our analyses, the hypothesis that students are motivated in the beginning of the foreign language teaching and learning process and, based on authors such as Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), and others, we discuss some characteristics, which if guaranteed in the teaching material, may help the teacher to maintain students motivation. This study may contribute for a better comprehension of the frequent demotivation process observed among English language students in Brazilian public schools. It also presents the characteristics of highly motivating, as well as demotivating, EFL teaching activities.Este estudo objetiva verificar a motivação apresentada por alunos ingressantes na quinta série do ensino fundamental para o estudo de inglês, bem como analisar a influência exercida pelo material didático adotado na disposição motivacional dos mesmos. Confirmamos, através das análises, a hipótese de que os alunos são motivados no início do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira e, com base em autores como Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), entre outros, discutimos algumas características que, garantidas no material didático, podem auxiliar o professor na manutenção da motivação. Este trabalho pode contribuir para a melhor compreensão do processo de desmotivação para o estudo da língua inglesa, freqüentemente observado na escola pública. Nesta dissertação apresentamos as características de atividades didáticas com alto e baixo potencial motivacional.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua inglesa - ensino e aprendizagemMaterial didáticoMotivaçãoMotivationEnglish teaching and learningEFL teaching materialpublic schoolLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1dc9158e3-4e97-4df9-a1c8-725ae028bedcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL1626.pdfapplication/pdf5300118https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/1/1626.pdf85ee4253033f0747e3815619bae91c43MD51THUMBNAIL1626.pdf.jpg1626.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11420https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/2/1626.pdf.jpg598106cfd1bc7b1c584cd1804f790336MD52ufscar/56542023-09-18 18:31:18.466oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5654Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:18Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
title A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
spellingShingle A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
Língua inglesa - ensino e aprendizagem
Material didático
Motivação
Motivation
English teaching and learning
EFL teaching material
public school
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
title_full A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
title_fullStr A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
title_full_unstemmed A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
title_sort A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público
author Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
author_facet Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos-Gonella, Cristiane Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5716027350340906
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82f2a817-29e4-407d-a68f-1e0a4564a61a
contributor_str_mv Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - ensino e aprendizagem
Material didático
Motivação
topic Língua inglesa - ensino e aprendizagem
Material didático
Motivação
Motivation
English teaching and learning
EFL teaching material
public school
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation
English teaching and learning
EFL teaching material
public school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The aim of this work is to verify the motivation of students to study English in the beginning of their first year right after primary school (5Th grade in Brazil), as well as to analyze the influence of teaching materials adopted in the students motivational disposition. We have confirmed, through our analyses, the hypothesis that students are motivated in the beginning of the foreign language teaching and learning process and, based on authors such as Augusto-Navarro (2007), Barbirato (2005), Stipek (2002), Dörnyei (2001), Peacock (1997), Pintrich e Schunk (1996), Almeida Filho (1994), Viana (1990), Krashen e Terrell (1983), and others, we discuss some characteristics, which if guaranteed in the teaching material, may help the teacher to maintain students motivation. This study may contribute for a better comprehension of the frequent demotivation process observed among English language students in Brazilian public schools. It also presents the characteristics of highly motivating, as well as demotivating, EFL teaching activities.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-12
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-02
2016-06-02T20:25:00Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654
identifier_str_mv CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira. A influência do material didático na motivação de aprendizes da língua inglesa em contexto de ensino público. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv dc9158e3-4e97-4df9-a1c8-725ae028bedc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/1/1626.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5654/2/1626.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85ee4253033f0747e3815619bae91c43
598106cfd1bc7b1c584cd1804f790336
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715545495699456