A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Mateus Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106
Resumo: This study examines the curriculum structure of the Medicine program at the Federal University of São Carlos (UFSCar), exploring all academic years and their peculiarities. Additionally, the study incorporates reflections on adaptations during the pandemic and the necessary adjustments for the continuity of the course, analyzing how these changes have impacted medical education, the quality of learning, and the interaction between students and professors. In summary, this work provides a thorough analysis of the curriculum structure of the Medicine program at UFSCar, addressing challenges and opportunities in the educational cycles while considering the necessary adaptations in the face of the pandemic and remote learning, based on my experience. Understanding these aspects contributes to the ongoing discussion on the improvement of medical education, emphasizing the importance of resilience and innovation in addressing evolving challenges in the training of healthcare professionals.
id SCAR_d9d3b08f198f043ac185630d084de0bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19106
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Martins, João Mateus SilvaValete, Cristina Ortiz Sobrinhohttp://lattes.cnpq.br/3246791895201559http://lattes.cnpq.br/4157734702266956https://orcid.org/0000-0002-8366-240X.https://orcid.org/0000-0002-6925-4346.2024-01-16T17:54:44Z2024-01-16T17:54:44Z2024-01-12MARTINS, João Mateus Silva. A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106This study examines the curriculum structure of the Medicine program at the Federal University of São Carlos (UFSCar), exploring all academic years and their peculiarities. Additionally, the study incorporates reflections on adaptations during the pandemic and the necessary adjustments for the continuity of the course, analyzing how these changes have impacted medical education, the quality of learning, and the interaction between students and professors. In summary, this work provides a thorough analysis of the curriculum structure of the Medicine program at UFSCar, addressing challenges and opportunities in the educational cycles while considering the necessary adaptations in the face of the pandemic and remote learning, based on my experience. Understanding these aspects contributes to the ongoing discussion on the improvement of medical education, emphasizing the importance of resilience and innovation in addressing evolving challenges in the training of healthcare professionals.Este estudo analisa a estrutura curricular do curso de Medicina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), explorando todos os anos letivos e suas peculiaridades. Além disso, o estudo incorpora reflexões sobre adaptações durante a pandemia e as adaptações necessárias para a continuidade do curso, analisando como essas mudanças afetaram a educação médica, a qualidade do aprendizado e a interação entre estudantes e professores. Em síntese, este trabalho oferece uma análise aprofundada da estrutura curricular do curso de Medicina na UFSCar, abordando desafios e oportunidades dos ciclos educacionais, enquanto considera as adaptações necessárias diante da pandemia e do ensino remoto, de acordo com minha experiência. A compreensão desses aspectos contribui para a discussão contínua sobre o aprimoramento do ensino médico, destacando a importância da resiliência e inovação para enfrentar desafios em constante evolução na formação de profissionais de saúde.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação médicaCOVID-19Método de ensinoCIENCIAS DA SAUDECIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafiosIntegration of active methodologies in the medical curriculum: experiences and challengesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado (1).pdfTCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado (1).pdfArtigo principalapplication/pdf312948https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19106/1/TCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado%20%281%29.pdf5749777a14cce6ad6102708b8df3403fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19106/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado (1).pdf.txtTCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado (1).pdf.txtExtracted texttext/plain46664https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19106/3/TCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado%20%281%29.pdf.txt44e51a19ca39b36c0064da074111aed9MD53ufscar/191062024-05-14 17:28:07.268oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19106Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:28:07Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Integration of active methodologies in the medical curriculum: experiences and challenges
title A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
spellingShingle A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
Martins, João Mateus Silva
Educação médica
COVID-19
Método de ensino
CIENCIAS DA SAUDE
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
title_full A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
title_fullStr A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
title_full_unstemmed A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
title_sort A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios
author Martins, João Mateus Silva
author_facet Martins, João Mateus Silva
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4157734702266956
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8366-240X.
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6925-4346.
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Mateus Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valete, Cristina Ortiz Sobrinho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3246791895201559
contributor_str_mv Valete, Cristina Ortiz Sobrinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
COVID-19
Método de ensino
topic Educação médica
COVID-19
Método de ensino
CIENCIAS DA SAUDE
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study examines the curriculum structure of the Medicine program at the Federal University of São Carlos (UFSCar), exploring all academic years and their peculiarities. Additionally, the study incorporates reflections on adaptations during the pandemic and the necessary adjustments for the continuity of the course, analyzing how these changes have impacted medical education, the quality of learning, and the interaction between students and professors. In summary, this work provides a thorough analysis of the curriculum structure of the Medicine program at UFSCar, addressing challenges and opportunities in the educational cycles while considering the necessary adaptations in the face of the pandemic and remote learning, based on my experience. Understanding these aspects contributes to the ongoing discussion on the improvement of medical education, emphasizing the importance of resilience and innovation in addressing evolving challenges in the training of healthcare professionals.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-16T17:54:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-16T17:54:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, João Mateus Silva. A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106
identifier_str_mv MARTINS, João Mateus Silva. A integração das metodologias ativas no currículo de medicina: experiências e desafios. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19106/1/TCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19106/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19106/3/TCC-_Joao_Mateus_8janeiro_assinado%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5749777a14cce6ad6102708b8df3403f
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
44e51a19ca39b36c0064da074111aed9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136431157575680