A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrijo Neto, Luciano Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458
Resumo: This work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes.
id SCAR_db77be62604de84b39718c16f735eb56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4458
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Carrijo Neto, Luciano AlvesBaldin, Yuriko Yamamotohttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416http://lattes.cnpq.br/547975756630175124525533-0139-4bb2-bf52-1d10582c5dea2016-06-02T20:02:55Z2014-09-262016-06-02T20:02:55Z2013-07-02CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458This work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes.O presente trabalho é fruto da pesquisa e reflexão do autor sobre a prática docente no ensino de Matemática do 6° ano do Ensino Fundamental Ciclo II em uma escola pública na cidade de Franca, São Paulo. Alicerçamos o trabalho na Metodologia de Pesquisa de Aula Lesson Study, uma metodologia japonesa que estimula a resolução de problemas, permitindo a aprendizagem participativa. Para esse trabalho a metodologia precisou ser adaptada ao contexto brasileiro, como é mostrado no Capítulo 1. Como a dissertação é de Mestrado Profissional cujo foco se volta para ações dentro de sala de aula que visam melhorar o aprendizado dos alunos em Matemática, elaboramos atividades baseadas no Currículo do Estado de São Paulo que está discutido no Capítulo 2 envolvendo os temas multiplicação e divisão, máximo divisor comum, fração, números decimais e geometria. A aplicação e análise das atividades, desde sua preparação, onde são levados em conta o Currículo, o perfil das turmas, discutido no Capítulo 3, escolha dos materiais, diálogos durante a execução e fechamento até a reflexão pós-aula são tratadas no Capitulo 4. No Apêndice deste trabalho se encontram as atividades aplicadas bem como o seu planejamento e que podem ser utilizadas por outros professores em suas aulas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoPesquisa em sala de aulaMetodologia da Pesquisa de AulaCurrículo escolarAprendizagem participativaResolução de problemasCurrículo do Estado de São PauloLesson studyClassroom research methodologyThe curriculum of the State of São Paulo in BrazilParticipatory learningMethodology of Problem SolvingCIENCIAS EXATAS E DA TERRAA pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-104d3fb50-881c-4009-bb24-44395a9916acinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6197.pdfapplication/pdf6434806https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/1/6197.pdff5c5e8edeffa97a2c452205a574a0a89MD51TEXT6197.pdf.txt6197.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/2/6197.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6197.pdf.jpg6197.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6397https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/3/6197.pdf.jpgd1c9fa1f8abaa4bfbef42c043d465e0cMD53ufscar/44582023-09-18 18:31:34.473oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4458Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
title A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
spellingShingle A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
Carrijo Neto, Luciano Alves
Matemática - estudo e ensino
Pesquisa em sala de aula
Metodologia da Pesquisa de Aula
Currículo escolar
Aprendizagem participativa
Resolução de problemas
Currículo do Estado de São Paulo
Lesson study
Classroom research methodology
The curriculum of the State of São Paulo in Brazil
Participatory learning
Methodology of Problem Solving
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
title_full A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
title_fullStr A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
title_full_unstemmed A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
title_sort A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
author Carrijo Neto, Luciano Alves
author_facet Carrijo Neto, Luciano Alves
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5479757566301751
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrijo Neto, Luciano Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldin, Yuriko Yamamoto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8785562528979416
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 24525533-0139-4bb2-bf52-1d10582c5dea
contributor_str_mv Baldin, Yuriko Yamamoto
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Pesquisa em sala de aula
Metodologia da Pesquisa de Aula
Currículo escolar
Aprendizagem participativa
Resolução de problemas
Currículo do Estado de São Paulo
topic Matemática - estudo e ensino
Pesquisa em sala de aula
Metodologia da Pesquisa de Aula
Currículo escolar
Aprendizagem participativa
Resolução de problemas
Currículo do Estado de São Paulo
Lesson study
Classroom research methodology
The curriculum of the State of São Paulo in Brazil
Participatory learning
Methodology of Problem Solving
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Lesson study
Classroom research methodology
The curriculum of the State of São Paulo in Brazil
Participatory learning
Methodology of Problem Solving
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-02
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-26
2016-06-02T20:02:55Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458
identifier_str_mv CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 04d3fb50-881c-4009-bb24-44395a9916ac
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/1/6197.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/2/6197.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/3/6197.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5c5e8edeffa97a2c452205a574a0a89
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d1c9fa1f8abaa4bfbef42c043d465e0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136275877101568