A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458 |
Resumo: | This work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes. |
id |
SCAR_db77be62604de84b39718c16f735eb56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4458 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Carrijo Neto, Luciano AlvesBaldin, Yuriko Yamamotohttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416http://lattes.cnpq.br/547975756630175124525533-0139-4bb2-bf52-1d10582c5dea2016-06-02T20:02:55Z2014-09-262016-06-02T20:02:55Z2013-07-02CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458This work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes.O presente trabalho é fruto da pesquisa e reflexão do autor sobre a prática docente no ensino de Matemática do 6° ano do Ensino Fundamental Ciclo II em uma escola pública na cidade de Franca, São Paulo. Alicerçamos o trabalho na Metodologia de Pesquisa de Aula Lesson Study, uma metodologia japonesa que estimula a resolução de problemas, permitindo a aprendizagem participativa. Para esse trabalho a metodologia precisou ser adaptada ao contexto brasileiro, como é mostrado no Capítulo 1. Como a dissertação é de Mestrado Profissional cujo foco se volta para ações dentro de sala de aula que visam melhorar o aprendizado dos alunos em Matemática, elaboramos atividades baseadas no Currículo do Estado de São Paulo que está discutido no Capítulo 2 envolvendo os temas multiplicação e divisão, máximo divisor comum, fração, números decimais e geometria. A aplicação e análise das atividades, desde sua preparação, onde são levados em conta o Currículo, o perfil das turmas, discutido no Capítulo 3, escolha dos materiais, diálogos durante a execução e fechamento até a reflexão pós-aula são tratadas no Capitulo 4. No Apêndice deste trabalho se encontram as atividades aplicadas bem como o seu planejamento e que podem ser utilizadas por outros professores em suas aulas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoPesquisa em sala de aulaMetodologia da Pesquisa de AulaCurrículo escolarAprendizagem participativaResolução de problemasCurrículo do Estado de São PauloLesson studyClassroom research methodologyThe curriculum of the State of São Paulo in BrazilParticipatory learningMethodology of Problem SolvingCIENCIAS EXATAS E DA TERRAA pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-104d3fb50-881c-4009-bb24-44395a9916acinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6197.pdfapplication/pdf6434806https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/1/6197.pdff5c5e8edeffa97a2c452205a574a0a89MD51TEXT6197.pdf.txt6197.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/2/6197.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6197.pdf.jpg6197.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6397https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/3/6197.pdf.jpgd1c9fa1f8abaa4bfbef42c043d465e0cMD53ufscar/44582023-09-18 18:31:34.473oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4458Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
title |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
spellingShingle |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo Carrijo Neto, Luciano Alves Matemática - estudo e ensino Pesquisa em sala de aula Metodologia da Pesquisa de Aula Currículo escolar Aprendizagem participativa Resolução de problemas Currículo do Estado de São Paulo Lesson study Classroom research methodology The curriculum of the State of São Paulo in Brazil Participatory learning Methodology of Problem Solving CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
title_full |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
title_fullStr |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
title_sort |
A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo |
author |
Carrijo Neto, Luciano Alves |
author_facet |
Carrijo Neto, Luciano Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5479757566301751 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrijo Neto, Luciano Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldin, Yuriko Yamamoto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8785562528979416 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
24525533-0139-4bb2-bf52-1d10582c5dea |
contributor_str_mv |
Baldin, Yuriko Yamamoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Pesquisa em sala de aula Metodologia da Pesquisa de Aula Currículo escolar Aprendizagem participativa Resolução de problemas Currículo do Estado de São Paulo |
topic |
Matemática - estudo e ensino Pesquisa em sala de aula Metodologia da Pesquisa de Aula Currículo escolar Aprendizagem participativa Resolução de problemas Currículo do Estado de São Paulo Lesson study Classroom research methodology The curriculum of the State of São Paulo in Brazil Participatory learning Methodology of Problem Solving CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lesson study Classroom research methodology The curriculum of the State of São Paulo in Brazil Participatory learning Methodology of Problem Solving |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This work is the fruit of the author's research and reflection on the teaching practice in teaching mathematics 6° grade II Cycle in a public school in the city of Franca, São Paulo. Enhancing the work on classroom research methodology-Lesson Study, a Japanese methodology that encourages the resolution of problems, allowing for participatory learning. For this work the methodology needed to be adapted to the Brazilian context, as shown in Chapter 1. As the Professional master's dissertation is focused on turns to actions within the classroom to improve student learning in mathematics, develop Curriculum-based activities in the State of São Paulo that is discussed in Chapter 2 the issues involving multiplication and Division, greatest common divisor, fraction, decimal numbers and geometry. The application and analysis of activities, since its preparation, where they are taken into account the curriculum, the class profile, discussed in Chapter 3, choice of materials, dialogues during execution and closing up the reflection afterschool courses are dealt with in Chapter 4. In the Appendix of this work are applied activities as well as its planning and that can be used by other teachers in their classes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-26 2016-06-02T20:02:55Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:02:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458 |
identifier_str_mv |
CARRIJO NETO, Luciano Alves. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6° ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
04d3fb50-881c-4009-bb24-44395a9916ac |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/1/6197.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/2/6197.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4458/3/6197.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5c5e8edeffa97a2c452205a574a0a89 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d1c9fa1f8abaa4bfbef42c043d465e0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136275877101568 |