Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, José Clovis Adão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4422
Resumo: In our nearly 40 years of teaching we have observed that many students have mathematics as a great number of rules and formulas that need to be memorized. They do not see any meaning in what they learn either. Few realize the applications of mathematics although they know that they really exist. In an attempt to teach mathematics in a more significant way we decided to conduct an experiment to find out what mathematical knowledge it "hides". The flow of a liquid was the chosen experiment. Analyzing it from a modeling point of view, we intend to find out if there is a mathematical model which can describe it. The functions were obtained from an analysis of initially discrete data and then making the transition to the continuous. Students had the opportunity to construct and interpret graphs associated with related functions, quadratic and polynomial of degree greater than two using Excel. We work with students of the three high school series in a public school. Each class was divided into groups of three or four members. We used the Didactical Engineering as a research methodology.
id SCAR_ea8b1fdb62439559f4dd68d7c44ae8e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4422
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Macedo, José Clovis AdãoCosta, Ivo Machado dahttp://lattes.cnpq.br/1111331485581633http://lattes.cnpq.br/02044210028473271438f070-9816-44d8-8686-9bafea03a6152016-06-02T20:02:49Z2011-03-242016-06-02T20:02:49Z2010-12-17MACEDO, José Clovis Adão. Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4422In our nearly 40 years of teaching we have observed that many students have mathematics as a great number of rules and formulas that need to be memorized. They do not see any meaning in what they learn either. Few realize the applications of mathematics although they know that they really exist. In an attempt to teach mathematics in a more significant way we decided to conduct an experiment to find out what mathematical knowledge it "hides". The flow of a liquid was the chosen experiment. Analyzing it from a modeling point of view, we intend to find out if there is a mathematical model which can describe it. The functions were obtained from an analysis of initially discrete data and then making the transition to the continuous. Students had the opportunity to construct and interpret graphs associated with related functions, quadratic and polynomial of degree greater than two using Excel. We work with students of the three high school series in a public school. Each class was divided into groups of three or four members. We used the Didactical Engineering as a research methodology.Em nossos quase 40 anos de magistério temos observado que muitos estudantes encaram a Matemática como um amontoado de regras e fórmulas que precisam ser decoradas e não veem significado algum no que aprendem. Uns poucos percebem as aplicações da Matemática apesar de saberem que elas existem. Numa tentativa de fazer com que a matemática pudesse ser ensinada de um modo mais significativo foi que optamos por realizar um experimento e a partir dele descobrir que conhecimento matemático ele "esconde". O experimento escolhido foi o "escoamento de um líquido". Ao analisá-lo sob o ponto de vista da modelagem pretendemos descobrir se existe um modelo matemático que possa descrevê-lo, ou seja, se, por dedução existe alguma função que o descreva e descobri-la a partir de técnicas de manipulação e dedução advindas da interdisciplinaridade dos conhecimentos correlatos e dos dados provenientes do experimento. As funções foram obtidas a partir da análise de dados inicialmente discretos e fazendo-se a passagem para o contínuo. Os estudantes tiveram a oportunidade de construir e interpretar gráficos associados a funções afins, quadráticas e polinomiais de grau superior a dois usando o Excel e rever alguns conceitos relacionados com progressões. Os experimentos foram realizados com alunos das três séries do ensino médio de uma escola pública municipal. Cada classe foi dividida em grupos com três ou quatro integrantes. Os resultados obtidos pelos alunos foram, posteriormente, analisados e comparados com as observações prévias, conforme preconiza a Engenharia Didática, metodologia de pesquisa que adotamos em nossa dissertação.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRModelagem matemáticaMatematica - estudo e ensinoEngenharia didáticaEnsino de matemáticaFunçõesEscoamentoMathematics teachingFunctionsModelingDidactical engineeringFlowCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADeterminação experimental da função que modela o escoamento de um líquidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1b3bcc5d4-e52a-4d89-9546-afbac7f4e935info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3477.pdfapplication/pdf8829746https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4422/1/3477.pdf20d2ac07c3fb3796e3d28586463962c2MD51THUMBNAIL3477.pdf.jpg3477.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6418https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4422/2/3477.pdf.jpg2ae75f28c063a500c03b9a860ca60a9cMD52ufscar/44222023-09-18 18:31:01.409oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4422Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
title Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
spellingShingle Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
Macedo, José Clovis Adão
Modelagem matemática
Matematica - estudo e ensino
Engenharia didática
Ensino de matemática
Funções
Escoamento
Mathematics teaching
Functions
Modeling
Didactical engineering
Flow
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
title_full Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
title_fullStr Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
title_full_unstemmed Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
title_sort Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido
author Macedo, José Clovis Adão
author_facet Macedo, José Clovis Adão
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0204421002847327
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, José Clovis Adão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivo Machado da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1111331485581633
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1438f070-9816-44d8-8686-9bafea03a615
contributor_str_mv Costa, Ivo Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Matematica - estudo e ensino
Engenharia didática
Ensino de matemática
Funções
Escoamento
topic Modelagem matemática
Matematica - estudo e ensino
Engenharia didática
Ensino de matemática
Funções
Escoamento
Mathematics teaching
Functions
Modeling
Didactical engineering
Flow
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teaching
Functions
Modeling
Didactical engineering
Flow
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In our nearly 40 years of teaching we have observed that many students have mathematics as a great number of rules and formulas that need to be memorized. They do not see any meaning in what they learn either. Few realize the applications of mathematics although they know that they really exist. In an attempt to teach mathematics in a more significant way we decided to conduct an experiment to find out what mathematical knowledge it "hides". The flow of a liquid was the chosen experiment. Analyzing it from a modeling point of view, we intend to find out if there is a mathematical model which can describe it. The functions were obtained from an analysis of initially discrete data and then making the transition to the continuous. Students had the opportunity to construct and interpret graphs associated with related functions, quadratic and polynomial of degree greater than two using Excel. We work with students of the three high school series in a public school. Each class was divided into groups of three or four members. We used the Didactical Engineering as a research methodology.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-24
2016-06-02T20:02:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, José Clovis Adão. Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4422
identifier_str_mv MACEDO, José Clovis Adão. Determinação experimental da função que modela o escoamento de um líquido. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv b3bcc5d4-e52a-4d89-9546-afbac7f4e935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4422/1/3477.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4422/2/3477.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 20d2ac07c3fb3796e3d28586463962c2
2ae75f28c063a500c03b9a860ca60a9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715535871868928