Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2008 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Download full: | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612 |
Summary: | O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica. |
id |
SCAR_ec5231ed27d5a1778dc58be799fa40ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16612 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Paulo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496Santa Maria/ RS2022-09-13T18:31:22Z2022-09-13T18:31:22Z2008-09-15https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612.1984-6444https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.Não recebi financiamento457–468porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-SoEducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDocência universitáriaTransversalidadeDialogicidadeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOTransversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprenderTransversality and higher education: by a dialetical recurrenceof teach-learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article333reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdocument (6).pdfdocument (6).pdfArtigo 6application/pdf41956https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/1/document%20%286%29.pdf514d5d7de16b6c40495d6415b342c4cdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTdocument (6).pdf.txtdocument (6).pdf.txtExtracted texttext/plain34705https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/3/document%20%286%29.pdf.txt121088ce127f1d798125487e4bf8ec65MD53THUMBNAILdocument (6).pdf.jpgdocument (6).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13514https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/4/document%20%286%29.pdf.jpg8b69da1402e3342a730e90cc0491dbb5MD54ufscar/166122022-09-14 03:36:40.298oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16612Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222022-09-14T03:36:40Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Transversality and higher education: by a dialetical recurrenceof teach-learning |
title |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
spellingShingle |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender Lima, Paulo Gomes Docência universitária Transversalidade Dialogicidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
title_full |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
title_fullStr |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
title_full_unstemmed |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
title_sort |
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender |
author |
Lima, Paulo Gomes |
author_facet |
Lima, Paulo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paulo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência universitária Transversalidade Dialogicidade |
topic |
Docência universitária Transversalidade Dialogicidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-13T18:31:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-13T18:31:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
1984-6444 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84 |
url |
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612 |
identifier_str_mv |
LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612. 1984-6444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
457–468 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Santa Maria/ RS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-So |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/1/document%20%286%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/3/document%20%286%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/4/document%20%286%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
514d5d7de16b6c40495d6415b342c4cd e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 121088ce127f1d798125487e4bf8ec65 8b69da1402e3342a730e90cc0491dbb5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472155195277312 |