Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender

Bibliographic Details
Main Author: Lima, Paulo Gomes
Publication Date: 2008
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFSCAR
Download full: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612
Summary: O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.
id SCAR_ec5231ed27d5a1778dc58be799fa40ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16612
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Lima, Paulo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496Santa Maria/ RS2022-09-13T18:31:22Z2022-09-13T18:31:22Z2008-09-15https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612.1984-6444https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.Não recebi financiamento457–468porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-SoEducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDocência universitáriaTransversalidadeDialogicidadeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOTransversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprenderTransversality and higher education: by a dialetical recurrenceof teach-learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article333reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdocument (6).pdfdocument (6).pdfArtigo 6application/pdf41956https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/1/document%20%286%29.pdf514d5d7de16b6c40495d6415b342c4cdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTdocument (6).pdf.txtdocument (6).pdf.txtExtracted texttext/plain34705https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/3/document%20%286%29.pdf.txt121088ce127f1d798125487e4bf8ec65MD53THUMBNAILdocument (6).pdf.jpgdocument (6).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13514https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/4/document%20%286%29.pdf.jpg8b69da1402e3342a730e90cc0491dbb5MD54ufscar/166122022-09-14 03:36:40.298oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16612Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222022-09-14T03:36:40Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Transversality and higher education: by a dialetical recurrenceof teach-learning
title Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
spellingShingle Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
Lima, Paulo Gomes
Docência universitária
Transversalidade
Dialogicidade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
title_full Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
title_fullStr Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
title_full_unstemmed Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
title_sort Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
author Lima, Paulo Gomes
author_facet Lima, Paulo Gomes
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5109357037661496
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária
Transversalidade
Dialogicidade
topic Docência universitária
Transversalidade
Dialogicidade
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende- se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e a seus pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e ‘mais ainda’ ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T18:31:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-13T18:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 1984-6444
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84
url https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/84
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612
identifier_str_mv LIMA, Paulo Gomes. Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender. Educação, Santa Maria/ RS, v. 33, n. 3, p. 457–468, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16612.
1984-6444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 457–468
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Santa Maria/ RS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-So
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/1/document%20%286%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/3/document%20%286%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16612/4/document%20%286%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 514d5d7de16b6c40495d6415b342c4cd
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
121088ce127f1d798125487e4bf8ec65
8b69da1402e3342a730e90cc0491dbb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777472155195277312