TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica. |
id |
UNIMES-1_5d8d7e38f99c73e2773535acd4471515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/53 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDERdocência universitária, transversalidade, dialogicidadeO objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2008-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53/28Lima, Paulo Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-17T12:47:02Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/53Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-10-17T12:47:02Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
title |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
spellingShingle |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER Lima, Paulo Gomes docência universitária, transversalidade, dialogicidade |
title_short |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
title_full |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
title_fullStr |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
title_full_unstemmed |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
title_sort |
TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER |
author |
Lima, Paulo Gomes |
author_facet |
Lima, Paulo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paulo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docência universitária, transversalidade, dialogicidade |
topic |
docência universitária, transversalidade, dialogicidade |
description |
O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53/28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275631337472 |