TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53
Resumo: O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.
id UNIMES-1_5d8d7e38f99c73e2773535acd4471515
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/53
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDERdocência universitária, transversalidade, dialogicidadeO objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2008-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53/28Lima, Paulo Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-17T12:47:02Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/53Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-10-17T12:47:02Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
title TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
spellingShingle TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
Lima, Paulo Gomes
docência universitária, transversalidade, dialogicidade
title_short TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
title_full TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
title_fullStr TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
title_full_unstemmed TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
title_sort TRANSVERSALIDADE E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA RECORRÊNCIA DIALÉTICA DO ENSINAR-APRENDER
author Lima, Paulo Gomes
author_facet Lima, Paulo Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv docência universitária, transversalidade, dialogicidade
topic docência universitária, transversalidade, dialogicidade
description O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na disposição em ressituar suas ações como determinantes da qualidade do ensino, mediatizada por sistematizações intencionais do ponto de vista teórico e metodológico, incluindo conhecimentos significativos. Por conhecimentos significativos entende-se aqueles conhecimentos que dão embasamento ao aluno, ao professor e pares para contextualizar sua realidade sem, no entanto, se esquecer das contribuições historicamente produzidas nos diversos campos do conhecimento e mais ainda ampliando a sua visão como sujeito histórico que faz a história e por ela também é responsável. Do ponto de vista do docente, esta leitura se presta a problematizar o seu itinerário profissional como espaço permanente de formação, o que requer uma dimensão transversal e dialógica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/53/28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 1 (2008)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275631337472