Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barone, Beatriz Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865
Resumo: The purpose of this study is to analyze through the perception of teachers of Hospital Classes, how their pedagogical practices interfere in the social representation of hospitalized students about the hospital, to understand the impact of teaching activities in this representation. In addition, we sought to identify which pedagogical practices these professionals develop to reconstruct the social representation, when negative. Therefore, it is a qualitative descriptive research, which used the methodological resource of semi-structured interview for data collection. Therefore, 10 teachers from Hospital Classes participated in this study. For this, they were recruited through a questionnaire in a WhatsApp group entitled: “Hospital Classes of Brazil”. The results found were submitted to Bardin’s categories and subcategories. Finally, it was found that the participants recognize that they are fundamental representations for the reconstruction of the hospital’s negative image. Therefore, most of them elaborate pedagogical practices with this perspective, using toys for make-believe games, digital resources and kits with guidelines and vocabulary about illnesses and hospital procedures.
id SCAR_f34f2eedae3edf1483c6a30c63fae30a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18865
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Barone, Beatriz VieiraGonçalves, Adriana Garciahttp://lattes.cnpq.br/3907378784787581http://lattes.cnpq.br/7084311232846429https://orcid.org/0000-0002-3950-9299https://orcid.org/0000-0002-5725-2001b28de90c-f347-427d-92c2-8109a01be4d62023-11-09T12:39:50Z2023-11-09T12:39:50Z2022-04-26BARONE, Beatriz Vieira. Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865The purpose of this study is to analyze through the perception of teachers of Hospital Classes, how their pedagogical practices interfere in the social representation of hospitalized students about the hospital, to understand the impact of teaching activities in this representation. In addition, we sought to identify which pedagogical practices these professionals develop to reconstruct the social representation, when negative. Therefore, it is a qualitative descriptive research, which used the methodological resource of semi-structured interview for data collection. Therefore, 10 teachers from Hospital Classes participated in this study. For this, they were recruited through a questionnaire in a WhatsApp group entitled: “Hospital Classes of Brazil”. The results found were submitted to Bardin’s categories and subcategories. Finally, it was found that the participants recognize that they are fundamental representations for the reconstruction of the hospital’s negative image. Therefore, most of them elaborate pedagogical practices with this perspective, using toys for make-believe games, digital resources and kits with guidelines and vocabulary about illnesses and hospital procedures.O presente estudo tem como finalidade analisar, por meio da percepção dos/as professores/as de Classes Hospitalares, como suas práticas pedagógicas interferem na representação social dos/as estudantes hospitalizados/as sobre o hospital, para compreender o impacto da atuação docente nesta representação. Além disso, buscou-se identificar quais práticas pedagógicas estes profissionais desenvolvem para reconstruir a representação social, quando negativa, do hospital. Desse modo, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, que utilizou do recurso metodológico de entrevista semiestruturada para coleta dos dados. Sendo assim, participaram deste estudo 10 professores/as de Classes Hospitalares. Para isso, foram recrutados por meio de um questionário em um grupo de WhatsApp intitulado: “Classes Hospitalares do Brasil”. Os resultados encontrados foram submetidos a categorias e subcategorias de Bardin. Por fim, constatou que os/as participantes reconhecem que são representações fundamentais para a reconstrução da imagem negativa do hospital. Sendo assim, a maioria elabora práticas pedagógicas com esta perspectiva, utilizando brinquedos para o faz de conta, recursos digitais e kits com orientações e vocabulários sobre as enfermidades e os procedimentos hospitalares.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação especialClasse hospitalarRepresentação socialHospitalPráticas pedagógicasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPráticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/asPedagogical practices of teachers hospital classes in the hospital's social representation for hospitalized studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006004dc94f0e-3d06-49d6-87fb-02c82e0891a1reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_BEATRIZ VIEIRA BARONE_FINAL.pdfTCC_BEATRIZ VIEIRA BARONE_FINAL.pdfRelatório de Pesquisaapplication/pdf284912https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18865/1/TCC_BEATRIZ%20VIEIRA%20BARONE_FINAL.pdff455e8b6721c63d4cab0e9ecf57c4c3cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18865/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_BEATRIZ VIEIRA BARONE_FINAL.pdf.txtTCC_BEATRIZ VIEIRA BARONE_FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain45236https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18865/3/TCC_BEATRIZ%20VIEIRA%20BARONE_FINAL.pdf.txt5f6c1ce54d3f3d709f71e18a9e3679feMD53ufscar/188652024-05-14 17:19:39.43oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18865Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:19:39Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogical practices of teachers hospital classes in the hospital's social representation for hospitalized students
title Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
spellingShingle Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
Barone, Beatriz Vieira
Educação especial
Classe hospitalar
Representação social
Hospital
Práticas pedagógicas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
title_full Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
title_fullStr Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
title_sort Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as
author Barone, Beatriz Vieira
author_facet Barone, Beatriz Vieira
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7084311232846429
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3950-9299
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5725-2001
dc.contributor.author.fl_str_mv Barone, Beatriz Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Adriana Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3907378784787581
dc.contributor.authorID.fl_str_mv b28de90c-f347-427d-92c2-8109a01be4d6
contributor_str_mv Gonçalves, Adriana Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Classe hospitalar
Representação social
Hospital
Práticas pedagógicas
topic Educação especial
Classe hospitalar
Representação social
Hospital
Práticas pedagógicas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The purpose of this study is to analyze through the perception of teachers of Hospital Classes, how their pedagogical practices interfere in the social representation of hospitalized students about the hospital, to understand the impact of teaching activities in this representation. In addition, we sought to identify which pedagogical practices these professionals develop to reconstruct the social representation, when negative. Therefore, it is a qualitative descriptive research, which used the methodological resource of semi-structured interview for data collection. Therefore, 10 teachers from Hospital Classes participated in this study. For this, they were recruited through a questionnaire in a WhatsApp group entitled: “Hospital Classes of Brazil”. The results found were submitted to Bardin’s categories and subcategories. Finally, it was found that the participants recognize that they are fundamental representations for the reconstruction of the hospital’s negative image. Therefore, most of them elaborate pedagogical practices with this perspective, using toys for make-believe games, digital resources and kits with guidelines and vocabulary about illnesses and hospital procedures.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T12:39:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T12:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARONE, Beatriz Vieira. Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865
identifier_str_mv BARONE, Beatriz Vieira. Práticas pedagógicas de professores/as de classes hospitalares na representação social do hospital para estudantes hospitalizados/as. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 4dc94f0e-3d06-49d6-87fb-02c82e0891a1
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18865/1/TCC_BEATRIZ%20VIEIRA%20BARONE_FINAL.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18865/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18865/3/TCC_BEATRIZ%20VIEIRA%20BARONE_FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f455e8b6721c63d4cab0e9ecf57c4c3c
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
5f6c1ce54d3f3d709f71e18a9e3679fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715671754735616