Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Vitória Manoela de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276
Resumo: This study aims to problematize and discuss the training of indigenous teachers of the Pankararu people who live in the countryside of Pernambuco, before and after having contact with the discipline of Libras in their academic training in undergraduate courses. It also seeks to identify whether the knowledge acquired in the discipline of Libras helped or not in understanding the role of the professional Libras Translator and Interpreter; identifying the aspects related to the teaching of Libras in the academic training of teachers of the Pankararu ethnic group and how the relationship between teaching and the work of the Libras Translator and Interpreter has been built. This work is qualitative and exploratory in nature, and the methodological strategy of the study is field research using a semi-structured questionnaire and a cell phone as instruments. The subjects of the research are two indigenous teachers living in the interior of Pernambuco, from an indigenous community of the Pankararu people, with academic degrees in undergraduate courses and who had compulsory courses in Libras. Deaf Studies was the theoretical support for data analysis and discussion. This research identifies information pertinent to the knowledge of indigenous teachers about deaf education, teaching, and the Translator-Interpreter of Indigenous Libras and thus fill the gap concerning the work focused on indigenous contexts of deaf education.
id SCAR_f3d5a8afe2415a8cd5e83a767f32bb40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18276
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Melo, Vitória Manoela de OliveiraCampos, Mariana de Lima Isaac Leandrohttp://lattes.cnpq.br/9292606169704319http://lattes.cnpq.br/355524790401884777bc4502-4f35-44fe-8f52-9ed1b5d3c6cd2023-07-13T14:22:20Z2023-07-13T14:22:20Z2022-09-30MELO, Vitória Manoela de Oliveira. Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276This study aims to problematize and discuss the training of indigenous teachers of the Pankararu people who live in the countryside of Pernambuco, before and after having contact with the discipline of Libras in their academic training in undergraduate courses. It also seeks to identify whether the knowledge acquired in the discipline of Libras helped or not in understanding the role of the professional Libras Translator and Interpreter; identifying the aspects related to the teaching of Libras in the academic training of teachers of the Pankararu ethnic group and how the relationship between teaching and the work of the Libras Translator and Interpreter has been built. This work is qualitative and exploratory in nature, and the methodological strategy of the study is field research using a semi-structured questionnaire and a cell phone as instruments. The subjects of the research are two indigenous teachers living in the interior of Pernambuco, from an indigenous community of the Pankararu people, with academic degrees in undergraduate courses and who had compulsory courses in Libras. Deaf Studies was the theoretical support for data analysis and discussion. This research identifies information pertinent to the knowledge of indigenous teachers about deaf education, teaching, and the Translator-Interpreter of Indigenous Libras and thus fill the gap concerning the work focused on indigenous contexts of deaf education.Esse estudo tem como objetivo problematizar e discutir a formação dos professores indígenas do povo Pankararu que residem no interior de Pernambuco, antes e depois de terem contato com a disciplina de Libras, em suas formações acadêmicas nos cursos de licenciaturas. Também procura identificar se os conhecimentos adquiridos na disciplina de Libras ajudaram ou não na compreensão do papel do profissional Tradutor e Intérprete de Libras; identificando os aspectos relativos ao ensino de Libras na formação acadêmica de professores da etnia Pankararu e como se tem construído a relação entre docência e o trabalho do Tradutor e Intérprete de Libras. Esse trabalho é de caráter qualitativo e exploratório, e a estratégia metodológica de estudo é a pesquisa de campo tendo o questionário semi-estruturado e aparelho celular como instrumento. Os sujeitos da pesquisa são dois docentes indígenas residentes no interior de Pernambuco, de uma comunidade indígena do povo Pankararu, com formação acadêmica em cursos de licenciatura e que cursaram obrigatoriamente a disciplina de Libras. Os Estudos Surdos foi o aporte teórico para a análise e discussão dos dados. Essa pesquisa identifica informações pertinentes aos conhecimentos dos professores indígenas sobre a educação de surdos, ensino, Tradutor Intérprete de Libras Indigena e com isso, preencher a lacuna referente a trabalhos voltados aos contextos indígenas de educação de surdos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação de professores indígenasTradutor intérprete de Libras indígenaDisciplina de LibrasCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdosTraining of indigenous teachers from Pankararu and the implication of the Libras discipline for understanding the work of the interpreter translator and the education of the deafinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006001be1547e-1180-47f0-98ab-a9574f8eae21reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Vitoria_revisado.docx (1).pdfTCC_Vitoria_revisado.docx (1).pdfTCCapplication/pdf3501526https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18276/1/TCC_Vitoria_revisado.docx%20%281%29.pdfe447f39fc2cea46fb3ff17e3e3162a5bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18276/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_Vitoria_revisado.docx (1).pdf.txtTCC_Vitoria_revisado.docx (1).pdf.txtExtracted texttext/plain120207https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18276/3/TCC_Vitoria_revisado.docx%20%281%29.pdf.txtd925bcbff6e02e78f06e7f9b0f7bd70dMD53ufscar/182762024-05-14 17:37:56.768oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18276Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:37:56Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Training of indigenous teachers from Pankararu and the implication of the Libras discipline for understanding the work of the interpreter translator and the education of the deaf
title Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
spellingShingle Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
Melo, Vitória Manoela de Oliveira
Formação de professores indígenas
Tradutor intérprete de Libras indígena
Disciplina de Libras
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
title_full Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
title_fullStr Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
title_full_unstemmed Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
title_sort Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos
author Melo, Vitória Manoela de Oliveira
author_facet Melo, Vitória Manoela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3555247904018847
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Vitória Manoela de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Mariana de Lima Isaac Leandro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9292606169704319
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77bc4502-4f35-44fe-8f52-9ed1b5d3c6cd
contributor_str_mv Campos, Mariana de Lima Isaac Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores indígenas
Tradutor intérprete de Libras indígena
Disciplina de Libras
topic Formação de professores indígenas
Tradutor intérprete de Libras indígena
Disciplina de Libras
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This study aims to problematize and discuss the training of indigenous teachers of the Pankararu people who live in the countryside of Pernambuco, before and after having contact with the discipline of Libras in their academic training in undergraduate courses. It also seeks to identify whether the knowledge acquired in the discipline of Libras helped or not in understanding the role of the professional Libras Translator and Interpreter; identifying the aspects related to the teaching of Libras in the academic training of teachers of the Pankararu ethnic group and how the relationship between teaching and the work of the Libras Translator and Interpreter has been built. This work is qualitative and exploratory in nature, and the methodological strategy of the study is field research using a semi-structured questionnaire and a cell phone as instruments. The subjects of the research are two indigenous teachers living in the interior of Pernambuco, from an indigenous community of the Pankararu people, with academic degrees in undergraduate courses and who had compulsory courses in Libras. Deaf Studies was the theoretical support for data analysis and discussion. This research identifies information pertinent to the knowledge of indigenous teachers about deaf education, teaching, and the Translator-Interpreter of Indigenous Libras and thus fill the gap concerning the work focused on indigenous contexts of deaf education.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-13T14:22:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-13T14:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Vitória Manoela de Oliveira. Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276
identifier_str_mv MELO, Vitória Manoela de Oliveira. Formação de professores indígenas de Pankararu e a implicação da disciplina de Libras para a compreensão do trabalho do tradutor intérprete e a educação de surdos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 1be1547e-1180-47f0-98ab-a9574f8eae21
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18276/1/TCC_Vitoria_revisado.docx%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18276/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18276/3/TCC_Vitoria_revisado.docx%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e447f39fc2cea46fb3ff17e3e3162a5b
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
d925bcbff6e02e78f06e7f9b0f7bd70d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136424746582016