UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López-Gutiérrez, Juan Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ones, Isarelis Pérez
Tipo de documento: preprint
Idioma: spa
Título da fonte: SciELO Preprints
Texto Completo: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2198
Resumo: Por meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático.
id SCI-1_3499a23d4bb6136aaebcb22bf1132801
oai_identifier_str oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2198
network_acronym_str SCI-1
network_name_str SciELO Preprints
repository_id_str
spelling UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTIONDOCENCIA UNIVERSITARIA Y TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA. ESTUDIO DE PERCEPCIÓNENSINO UNIVERSITÁRIO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. ESTUDO DE PERCEPÇÃOCiências da educaçãoensino e formaçãoprofissionais da educaçãoEducational scienciesteaching and trainingeducationaleducational professionalsCiencias de la educaciónenseñanza y formaciónprofesionales de la educaciónPor meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático.Mediante la exploración de la praxis docente universitaria resulta posible comprender en qué medida se asumen estrategias dirigidas al desarrollo integral del estudiante universitario, esencia que remite a la relación entre el saber disciplinar y el saber enseñado. En tal sentido, la transposición didáctica constituye un enfoque que permite entender el movimiento entre esos saberes. La presente investigación tiene como objetivo determinar la percepción de los estudiantes sobre la incidencia de la transposición didáctica en la praxis pedagógica universitaria. La metodología utilizada fue el grupo focal, para la selección de los participantes se consideró la experiencia de estos en el tema y su homogeneidad. Se llevaron a cabo tres grupos focales con estudiantes de la carrera de Psicología Educativa y Orientación Vocacional de quinto ciclo, de la Facultad de Educación, Ciencia y Tecnología, con un total de veinte participantes, el 35 % de ellos mujeres. Los resultados identificaron una incidencia de la transposición didáctica en las categorías de estrategia didáctica, conocimiento, evaluación, comunicación, motivación, objetivo y modelo didáctico.Por meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-05-06info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/219810.1590/SciELOPreprints.2198spahttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2198/3659Copyright (c) 2021 Juan Carlos López-Gutiérrez, Isarelis Pérez Oneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLópez-Gutiérrez, Juan CarlosOnes, Isarelis Pérezreponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-05-03T18:11:36Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2198Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-05-03T18:11:36SciELO Preprints - SciELOfalse
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
DOCENCIA UNIVERSITARIA Y TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA. ESTUDIO DE PERCEPCIÓN
ENSINO UNIVERSITÁRIO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. ESTUDO DE PERCEPÇÃO
title UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
spellingShingle UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
López-Gutiérrez, Juan Carlos
Ciências da educação
ensino e formação
profissionais da educação
Educational sciencies
teaching and training
educational
educational professionals
Ciencias de la educación
enseñanza y formación
profesionales de la educación
title_short UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
title_full UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
title_fullStr UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
title_full_unstemmed UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
title_sort UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
author López-Gutiérrez, Juan Carlos
author_facet López-Gutiérrez, Juan Carlos
Ones, Isarelis Pérez
author_role author
author2 Ones, Isarelis Pérez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv López-Gutiérrez, Juan Carlos
Ones, Isarelis Pérez
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
ensino e formação
profissionais da educação
Educational sciencies
teaching and training
educational
educational professionals
Ciencias de la educación
enseñanza y formación
profesionales de la educación
topic Ciências da educação
ensino e formação
profissionais da educação
Educational sciencies
teaching and training
educational
educational professionals
Ciencias de la educación
enseñanza y formación
profesionales de la educación
description Por meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format preprint
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2198
10.1590/SciELOPreprints.2198
url https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2198
identifier_str_mv 10.1590/SciELOPreprints.2198
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2198/3659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Juan Carlos López-Gutiérrez, Isarelis Pérez Ones
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Juan Carlos López-Gutiérrez, Isarelis Pérez Ones
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
publisher.none.fl_str_mv SciELO Preprints
SciELO Preprints
SciELO Preprints
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Preprints
instname:SciELO
instacron:SCI
instname_str SciELO
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Preprints
collection SciELO Preprints
repository.name.fl_str_mv SciELO Preprints - SciELO
repository.mail.fl_str_mv scielo.submission@scielo.org
_version_ 1797047822774697984