UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | preprint |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2198 |
Resumo: | Por meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático. |
id |
SCI-1_3499a23d4bb6136aaebcb22bf1132801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2198 |
network_acronym_str |
SCI-1 |
network_name_str |
SciELO Preprints |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTIONDOCENCIA UNIVERSITARIA Y TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA. ESTUDIO DE PERCEPCIÓNENSINO UNIVERSITÁRIO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. ESTUDO DE PERCEPÇÃOCiências da educaçãoensino e formaçãoprofissionais da educaçãoEducational scienciesteaching and trainingeducationaleducational professionalsCiencias de la educaciónenseñanza y formaciónprofesionales de la educaciónPor meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático.Mediante la exploración de la praxis docente universitaria resulta posible comprender en qué medida se asumen estrategias dirigidas al desarrollo integral del estudiante universitario, esencia que remite a la relación entre el saber disciplinar y el saber enseñado. En tal sentido, la transposición didáctica constituye un enfoque que permite entender el movimiento entre esos saberes. La presente investigación tiene como objetivo determinar la percepción de los estudiantes sobre la incidencia de la transposición didáctica en la praxis pedagógica universitaria. La metodología utilizada fue el grupo focal, para la selección de los participantes se consideró la experiencia de estos en el tema y su homogeneidad. Se llevaron a cabo tres grupos focales con estudiantes de la carrera de Psicología Educativa y Orientación Vocacional de quinto ciclo, de la Facultad de Educación, Ciencia y Tecnología, con un total de veinte participantes, el 35 % de ellos mujeres. Los resultados identificaron una incidencia de la transposición didáctica en las categorías de estrategia didáctica, conocimiento, evaluación, comunicación, motivación, objetivo y modelo didáctico.Por meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-05-06info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/219810.1590/SciELOPreprints.2198spahttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2198/3659Copyright (c) 2021 Juan Carlos López-Gutiérrez, Isarelis Pérez Oneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLópez-Gutiérrez, Juan CarlosOnes, Isarelis Pérezreponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-05-03T18:11:36Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2198Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-05-03T18:11:36SciELO Preprints - SciELOfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION DOCENCIA UNIVERSITARIA Y TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA. ESTUDIO DE PERCEPCIÓN ENSINO UNIVERSITÁRIO E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. ESTUDO DE PERCEPÇÃO |
title |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION |
spellingShingle |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION López-Gutiérrez, Juan Carlos Ciências da educação ensino e formação profissionais da educação Educational sciencies teaching and training educational educational professionals Ciencias de la educación enseñanza y formación profesionales de la educación |
title_short |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION |
title_full |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION |
title_fullStr |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION |
title_full_unstemmed |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION |
title_sort |
UNIVERSITY TEACHING AND DIDACTIC TRANSPOSITION. A STUDY OF PERCEPTION |
author |
López-Gutiérrez, Juan Carlos |
author_facet |
López-Gutiérrez, Juan Carlos Ones, Isarelis Pérez |
author_role |
author |
author2 |
Ones, Isarelis Pérez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
López-Gutiérrez, Juan Carlos Ones, Isarelis Pérez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação ensino e formação profissionais da educação Educational sciencies teaching and training educational educational professionals Ciencias de la educación enseñanza y formación profesionales de la educación |
topic |
Ciências da educação ensino e formação profissionais da educação Educational sciencies teaching and training educational educational professionals Ciencias de la educación enseñanza y formación profesionales de la educación |
description |
Por meio da exploração da práxis do ensino universitário, é possível compreender em que medida se assumem estratégias voltadas ao desenvolvimento integral do estudante universitário, essência que se refere à relação entre o saber disciplinar e o saber ministrado. Nesse sentido, a transposição didática constitui uma abordagem que permite compreender o movimento entre esses saberes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a percepção de alunos sobre a incidência da transposição didática na práxis pedagógica universitária. A metodologia utilizada foi o grupo focal, para a seleção dos participantes considerou-se sua vivência no assunto e sua homogeneidade. Foram realizados três grupos focais com alunos do quinto ciclo do curso de Psicologia Educacional e Orientação Profissional da Faculdade de Educação, Ciência e Tecnologia, num total de vinte participantes, 35% deles mulheres. Os resultados identificaram uma incidência de transposição didática nas categorias estratégia didática, conhecimento, avaliação, comunicação, motivação, objetivo e modelo didático. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/preprint info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
preprint |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2198 10.1590/SciELOPreprints.2198 |
url |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2198 |
identifier_str_mv |
10.1590/SciELOPreprints.2198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2198/3659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Juan Carlos López-Gutiérrez, Isarelis Pérez Ones https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Juan Carlos López-Gutiérrez, Isarelis Pérez Ones https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Preprints SciELO Preprints SciELO Preprints |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Preprints instname:SciELO instacron:SCI |
instname_str |
SciELO |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Preprints |
collection |
SciELO Preprints |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Preprints - SciELO |
repository.mail.fl_str_mv |
scielo.submission@scielo.org |
_version_ |
1797047822774697984 |