NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING: CHALLENGES AND CONFIGURATIONS FOR LICENSORS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | preprint |
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Título da fonte: | SciELO Preprints |
Texto Completo: | https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2228 |
Resumo: | Este texto teve como objetivo analisar, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (NCGTEs) (2015/2019), os desafios que se colocam aos cursos de graduação para a formação de professores como um projeto de mudança e reflexão no cenário político atual. Esses documentos oficiais (BRASIL, 2015; 2019) foram analisados e seus resultados discutidos com outras legislações e publicações científicas. Também foi necessário contextualizar a educação em cenários anteriores e, na atualidade, direcionar nossa análise para políticas de formação de professores e implementação das Diretrizes aqui analisadas. Os desafios apresentados e problematizados neste estudo referem-se à distribuição da carga horária e às dimensões do conhecimento, evidenciando também o modelo formativo proposto em cada uma das diretrizes, permitindo-nos alargar a nossa visão sobre as configurações dos graus. Desta forma, consideramos necessário conhecer os NCGTEs e posicionar-se sobre eles, a fim de torná-los o motor de ações de aceitação ou resistência. |
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NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING: CHALLENGES AND CONFIGURATIONS FOR LICENSORS DIRECTRICES CURRICULARES NACIONALES PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES: DESAFÍOS Y CONFIGURACIONES PARA LICENCIANTESDIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONFIGURAÇÕES PARA AS LICENCIATURASPolítica EducacionalLicenciaturasFormação DocenteDCNFPEducational PolicyUndergraduate CoursesTeacher TrainingDCNFPEste texto teve como objetivo analisar, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (NCGTEs) (2015/2019), os desafios que se colocam aos cursos de graduação para a formação de professores como um projeto de mudança e reflexão no cenário político atual. Esses documentos oficiais (BRASIL, 2015; 2019) foram analisados e seus resultados discutidos com outras legislações e publicações científicas. Também foi necessário contextualizar a educação em cenários anteriores e, na atualidade, direcionar nossa análise para políticas de formação de professores e implementação das Diretrizes aqui analisadas. Os desafios apresentados e problematizados neste estudo referem-se à distribuição da carga horária e às dimensões do conhecimento, evidenciando também o modelo formativo proposto em cada uma das diretrizes, permitindo-nos alargar a nossa visão sobre as configurações dos graus. Desta forma, consideramos necessário conhecer os NCGTEs e posicionar-se sobre eles, a fim de torná-los o motor de ações de aceitação ou resistência.Este texto objetivou analizar, a partir de los Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Docente (DCNFPs) (2015/2019), los desafíos que se plantean a las titulaciones de formación docente como proyecto de cambio y reflexión en el escenario político actual. Estos documentos oficiales (BRASIL, 2015; 2019) fueron analizados y los resultados fueron discutidos con otras publicaciones científicas y legislativas. También fue necesario contextualizar la educación en escenarios anteriores y en la actualidad, orientando nuestro análisis hacia las políticas de formación docente y la implementación de los Lineamientos aquí analizados. Los desafíos presentados y problematizados en este estudio se refieren a la distribución de la carga de trabajo y las dimensiones del conocimiento, destacando también el modelo de formación propuesto en cada uno de los lineamientos, lo que nos permite ampliar nuestra mirada sobre las configuraciones de las titulaciones. De esta forma, consideramos necesario conocer los DCNFP y posicionarnos sobre ellos y que sea el motor de acciones de aceptación o resistencia.O presente texto objetivou analisar, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNFPs) (2015/2019), os desafios postos às licenciaturas para formação de professores como um projeto de mudança e reflexão no atual cenário político. Esses documentos oficiais (BRASIL, 2015; 2019), foram analisados, tendo os resultados discutidos com outras legislações e publicações científicas. Fez-se necessária, também, a contextualização da educação em cenários anteriores e no atual momento, direcionando nossas análises para as políticas de formação de professores e para a implantação das Diretrizes aqui analisadas. Os desafios apresentados e problematizados neste estudo referem-se a distribuição da carga horária e as dimensões do conhecimento, evidenciando, também, o modelo de formação proposto em cada uma das diretrizes, permitindo-nos ampliar o olhar sobre as configurações das licenciaturas. Dessa forma, consideramos necessário conhecer as DCNFPs e tomar um posicionamento sobre elas e, que este seja direcionador de ações de aceitação ou de resistências.SciELO PreprintsSciELO PreprintsSciELO Preprints2021-05-06info:eu-repo/semantics/preprintinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/222810.1590/SciELOPreprints.2228porhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/article/view/2228/3704Copyright (c) 2021 Lúcia Gracia Ferreira, Roselane Duarte Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferrazhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia GraciaFerraz, Roselane DuarteFerraz, Rita de Cássia Souza Nascimentoreponame:SciELO Preprintsinstname:SciELOinstacron:SCI2021-05-06T04:33:23Zoai:ops.preprints.scielo.org:preprint/2228Servidor de preprintshttps://preprints.scielo.org/index.php/scieloONGhttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/oaiscielo.submission@scielo.orgopendoar:2021-05-06T04:33:23SciELO Preprints - SciELOfalse |
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