OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFH |
Resumo: | <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.</span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.</span></span></span></span></span></span></p> |
id |
SCI-2_85a336088681847f020c87cac2c3cfa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.0NBKFH |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFHGomes, Thaysa Tomáz de AquinoD'Andrea, Rosiclea Maria SantosMachado-Filho, HermesOLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIASciELO Data<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.</span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.</span></span></span></span></span></span></p>2023-11-16info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Medicine, Health and Life SciencesEducational CompetitionsScientific KnowledgeHigh Schoolinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:59SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.0NBKFH |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
title |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino Medicine, Health and Life Sciences Educational Competitions Scientific Knowledge High School |
title_short |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
title_full |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
title_sort |
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA |
author |
Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino |
author_facet |
Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino D'Andrea, Rosiclea Maria Santos Machado-Filho, Hermes |
author_role |
author |
author2 |
D'Andrea, Rosiclea Maria Santos Machado-Filho, Hermes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Thaysa Tomáz de Aquino D'Andrea, Rosiclea Maria Santos Machado-Filho, Hermes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Medicine, Health and Life Sciences Educational Competitions Scientific Knowledge High School |
topic |
Medicine, Health and Life Sciences Educational Competitions Scientific Knowledge High School |
description |
<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Há onze anos a Olimpíada Brasileira de Biologia (BBO) é realizada como forma de motivar o espírito competitivo e estimular o conhecimento pelas ciências biológicas para alunos do ensino médio. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Assim, este estudo teve como objetivo apresentar os resultados das compilações das provas da primeira e segunda fase da seleção do BBO, a fim de verificar quais temas têm sido mais observados, como têm sido fortes esses testes do BBO e quais têm sido as mais tendências importantes que podem colaborar com as atividades escolares dos professores para preparar seus alunos nesta competição. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Como resultados podemos observar que as disciplinas envolvendo Ecologia, Bioquímica, Corpo Humano e Botânica têm sido as mais solicitadas nestas provas.</span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Essa constatação mostra o quanto essas áreas têm sido importantes para o planejamento da prática docente em relação à Biologia disciplinar. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Questões contextualizadas também foram destacadas como recorrentes, apontadas para uma elaboração de conteúdos mais ligados à realidade do aluno. </span></span></span></span></span><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Percebeu-se que as principais tendências dos testes BBO têm obedecido preferencialmente a alguns eixos dentro da Biologia, e a contextualização tem sido uma abordagem importante para a apresentação dos conteúdos.</span></span></span></span></span></span></p> |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFH |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.0NBKFH |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042022436044800 |