A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Xavier, Joana Oliveira, Borges, África, Rodriguéz-Dorta, Manuela, Rodríguez-Naveiras, Elena, Cadenas, María, Almeida, Ana Tomás, Miranda, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/83
Resumo: Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. 
id SE&PQ-1_085c1f32cdc277081a6066b6a6fd2b6f
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/83
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativoPsicologia; Educação; InclusãoResumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQAntunes, Ana PereiraXavier, Joana OliveiraBorges, ÁfricaRodriguéz-Dorta, ManuelaRodríguez-Naveiras, ElenaCadenas, MaríaAlmeida, Ana TomásMiranda, Cláudia2017-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/83Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades à Investigação Qualitativa; 168-1902525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/83/76Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
spellingShingle A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
Antunes, Ana Pereira
Psicologia; Educação; Inclusão
title_short A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_full A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_fullStr A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_full_unstemmed A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
title_sort A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
Xavier, Joana Oliveira
Borges, África
Rodriguéz-Dorta, Manuela
Rodríguez-Naveiras, Elena
Cadenas, María
Almeida, Ana Tomás
Miranda, Cláudia
author_role author
author2 Xavier, Joana Oliveira
Borges, África
Rodriguéz-Dorta, Manuela
Rodríguez-Naveiras, Elena
Cadenas, María
Almeida, Ana Tomás
Miranda, Cláudia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
Xavier, Joana Oliveira
Borges, África
Rodriguéz-Dorta, Manuela
Rodríguez-Naveiras, Elena
Cadenas, María
Almeida, Ana Tomás
Miranda, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia; Educação; Inclusão
topic Psicologia; Educação; Inclusão
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. 
description Resumo: Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.Palavras-chave: Metodologia Qualitativa; Programas Psicoeducativos; Avaliação. Evidence-based psychoeducational intervention: the contribution of qualitative approachesAbstract: The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Keywords: Qualitative Method; Psychoeducational Intervention; Assessment. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/83
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/83/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 8 (2017): Análise de Dados Visuais: Desafios e Oportunidades à Investigação Qualitativa; 168-190
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824319924011008