Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheid, Neusa Maria John
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141
Resumo: Resumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. 
id SE&PQ-1_303e88a07cf9757075b20372833e1341
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/141
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciênciasEnsinoResumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQScheid, Neusa Maria John2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 452-4652525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141/94Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
title Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
spellingShingle Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
Scheid, Neusa Maria John
Ensino
title_short Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
title_full Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
title_fullStr Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
title_full_unstemmed Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
title_sort Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
author Scheid, Neusa Maria John
author_facet Scheid, Neusa Maria John
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheid, Neusa Maria John
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. 
description Resumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141/94
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 452-465
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321041793024