Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141 |
Resumo: | Resumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. |
id |
SE&PQ-1_303e88a07cf9757075b20372833e1341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/141 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciênciasEnsinoResumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQScheid, Neusa Maria John2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 452-4652525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141/94Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:38Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
title |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
spellingShingle |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências Scheid, Neusa Maria John Ensino |
title_short |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
title_full |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
title_fullStr |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
title_full_unstemmed |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
title_sort |
Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências |
author |
Scheid, Neusa Maria John |
author_facet |
Scheid, Neusa Maria John |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheid, Neusa Maria John |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino |
topic |
Ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. |
description |
Resumo: O conhecimento adquirido por meio da educação científica numa perspectiva cidadã deverá contribuir para a promoção do desenvolvimento de um saber emancipatório. Nesse sentido, o aporte das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs – não poderá ser subestimado. No presente artigo, tecem-se considerações sobre o contexto educacional atual em relação ao uso desses recursos tecnológicos digitais, apresentando uma metodologia para a educação científica fundamentada pela pesquisa, com a colaboração das TDICs. Argumenta-se a respeito do importante papel da pesquisa em Educação nas Ciências que poderá subsidiar a sociedade na elaboração de políticas públicas e desenvolvimento de metodologias que contribuirão para que o objetivo da integração curricular das tecnologias educacionais, almejando a formação na e para a cidadania, seja atingido.Palavras-chave: Educação científica; Educação cidadã; IBSE; TDICs. Collective construction of knowledge in research on science educationAbstract: Knowledge acquired through scientific education in a citizen perspective must contribute to the development promotion of an emancipatory knowledge. In this perspective, Digital Information and Communication Technologies – ICTs – shall not be underestimated. In this paper, we comment on the educational context nowadays, regarding to the uses of digital technological resources. We present a methodology for scientific education grounded on the research, with the collaboration of the ICTs. We argue about the important role of research in Sciences Education, which could support society on public policies’ elaboration and methodologies development, which will contribute to the achievement of the objective, which is curricular integration of educative technologies, seeking formation on and in the direction of citizenship. Keywords: Scientific education; Citizen education; IBSE; ICTs. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141/94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 452-465 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824321041793024 |