Monografar em libras: buscando padrões de escrita em vídeo-registros acadêmicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/243 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é fruto de pesquisa em andamento no Departamento de Ensino Superior do INES (DESU-INES) oriunda da experiência de elaboração de monografias em Libras com alunos de graduação do curso de Pedagogia Bilíngue. O objetivo foi construir esquemas visuais e descritivos que mostrem as características de cenários e dos padrões de linguagens nos fenômenos de interação durante a consecução de monografias em Libras. São feitas considerações a respeito das tensões entre a Libras e a língua portuguesa no processo de construção discursiva do aluno surdo e não-surdo bilíngue, junto ao professor orientador e o tradutor-intérprete, quando esta equipe se vê na tarefa de construir argumentos científicos formais em língua de sinais com registros em vídeo. Procuramos clarear as etapas desse processo, a fim de dar suporte a futuras orientações que envolvam a produção de vídeo acadêmico em Libras. Entre elas estão: o uso de glosas e glossinais, a busca ou criação de novos sinais para conceitos acadêmicos, o trabalho de roteirização, a filmagem-rascunho, a gravação em estúdio profissional e a edição final do material. Algumas regras de produção visual são apresentadas como exemplos de particularidades encontradas pelos pesquisadores. Ao final, desdobramos comportamentos encontrados em campo que envolvem idealizações na produção de monografias em Libras, indicando questões a serem ponderadas por este conjunto de atores: alunos, professores orientadores e banca examinadora.Palavras-chave: Graduando surdo; Educação bilíngue; Língua Brasileira de Sinais; Monografia; Ensino Superior. Monographing in libras: looking for writing standards in academic video-recordsAbstract: This article is the result of ongoing research in the Department of Higher Education of INES (DESU-INES). Emerges from the experience of elaborating monographs in Brazilian Sign Language (Libras) with undergraduate students of the Bilingual Pedagogy course. The objective was to construct visual and descriptive schemas that show the characteristics of scenarios and the patterns of languages in the interaction phenomena during the making of monographs in Libras. Considerations are made about the tensions between Libras and the Portuguese language in the process of discursive construction of the deaf and non-deaf bilingual student, together with the guiding teacher and the translator-interpreter, when this team finds itself in the task of constructing formal scientific arguments in sign language with video records. We seek to clarify the stages of this process in order to support future orientations that involve the production of academic video in Libras. Among them are: the use of glosses and glossinals, the search for or creation of new signs for academic concepts, the writing work, the filming, the professional studio recording and the final editing of the material. Some rules of visual production are presented as examples of particularities encountered by the researchers. In the end, we present behaviors found in the research field that involve idealizations in the production of monographs in Libras, indicating questions to be pondered by this group of actors: students, guiding teachers and teacher examiners' bank.Keywords: Deaf graduating; Bilingual education; Brazilian Sign Language; Monography; Higher education. |
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Monografar em libras: buscando padrões de escrita em vídeo-registros acadêmicosEducação especial; Educação; Surdo; Surdez; Educação bilíngueResumo: Este artigo é fruto de pesquisa em andamento no Departamento de Ensino Superior do INES (DESU-INES) oriunda da experiência de elaboração de monografias em Libras com alunos de graduação do curso de Pedagogia Bilíngue. O objetivo foi construir esquemas visuais e descritivos que mostrem as características de cenários e dos padrões de linguagens nos fenômenos de interação durante a consecução de monografias em Libras. São feitas considerações a respeito das tensões entre a Libras e a língua portuguesa no processo de construção discursiva do aluno surdo e não-surdo bilíngue, junto ao professor orientador e o tradutor-intérprete, quando esta equipe se vê na tarefa de construir argumentos científicos formais em língua de sinais com registros em vídeo. Procuramos clarear as etapas desse processo, a fim de dar suporte a futuras orientações que envolvam a produção de vídeo acadêmico em Libras. Entre elas estão: o uso de glosas e glossinais, a busca ou criação de novos sinais para conceitos acadêmicos, o trabalho de roteirização, a filmagem-rascunho, a gravação em estúdio profissional e a edição final do material. Algumas regras de produção visual são apresentadas como exemplos de particularidades encontradas pelos pesquisadores. Ao final, desdobramos comportamentos encontrados em campo que envolvem idealizações na produção de monografias em Libras, indicando questões a serem ponderadas por este conjunto de atores: alunos, professores orientadores e banca examinadora.Palavras-chave: Graduando surdo; Educação bilíngue; Língua Brasileira de Sinais; Monografia; Ensino Superior. Monographing in libras: looking for writing standards in academic video-recordsAbstract: This article is the result of ongoing research in the Department of Higher Education of INES (DESU-INES). Emerges from the experience of elaborating monographs in Brazilian Sign Language (Libras) with undergraduate students of the Bilingual Pedagogy course. The objective was to construct visual and descriptive schemas that show the characteristics of scenarios and the patterns of languages in the interaction phenomena during the making of monographs in Libras. Considerations are made about the tensions between Libras and the Portuguese language in the process of discursive construction of the deaf and non-deaf bilingual student, together with the guiding teacher and the translator-interpreter, when this team finds itself in the task of constructing formal scientific arguments in sign language with video records. We seek to clarify the stages of this process in order to support future orientations that involve the production of academic video in Libras. Among them are: the use of glosses and glossinals, the search for or creation of new signs for academic concepts, the writing work, the filming, the professional studio recording and the final editing of the material. Some rules of visual production are presented as examples of particularities encountered by the researchers. In the end, we present behaviors found in the research field that involve idealizations in the production of monographs in Libras, indicating questions to be pondered by this group of actors: students, guiding teachers and teacher examiners' bank.Keywords: Deaf graduating; Bilingual education; Brazilian Sign Language; Monography; Higher education. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQTaveira, Cristiane CorreiaRosado, Luiz Alexandre da Silva2018-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/24310.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.243Revista Pesquisa Qualitativa; v. 6, n. 12 (2018); 498-5292525-82221809-025710.33361/RPQ.v.6.n.12reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/243/132Direitos autorais 2018 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com - |
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