Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33
Resumo: Resumo: O texto analisa as pesquisas de Carleton Washburne sobre o ensino de aritmética para os primeiros anos escolares. Pesquisador nascido nos EUA, Washburne constituiu-se como uma das referências internacionais para a resolução do problema colocado desde o início do século XX sobre a eficiência e o rendimento escolar. Seus trabalhos circularam também pelo Brasil orientando estudos de personagens como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, dentre outros. Washburne erigiu-se como um dos primeiros experts do ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Como resultado das análises, o texto revela a lógica dos procedimentos utilizados nas primeiras décadas do século XX para a construção do que ficou conhecido como “escola sob medida” no que toca o ensino de matemática.Palavras-chave: Carleton Washburne; Aritmética; Lourenço Filho; Educação Matemática. Carleton Washburne and the research of the arithmetics in primary schoolAbstract: The paper analyzes the research Carleton Washburne on arithmetic education for early school years. Researcher born in the US, Washburne was established as one of the international references for solving the problem posed since the beginning of the twentieth century on the efficiency and school performance. His works circulated in Brazil guiding the studies of Anísio Teixeira and Lourenço Filho, among others. Washburne was erected as one of the first experts math education for early school years. As a result of the analysis, the text reveals the logic of the procedures used in the first decades of the twentieth century for the construction of what became known as "tailor-made school" to the teaching of mathematics.Keywords: Carleton Washburne; Arithmetica; Lourenço Filho; Mathematics Education. 
id SE&PQ-1_aabfd2c77a32f376d3d8caa28e75a485
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/33
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolaresResumo: O texto analisa as pesquisas de Carleton Washburne sobre o ensino de aritmética para os primeiros anos escolares. Pesquisador nascido nos EUA, Washburne constituiu-se como uma das referências internacionais para a resolução do problema colocado desde o início do século XX sobre a eficiência e o rendimento escolar. Seus trabalhos circularam também pelo Brasil orientando estudos de personagens como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, dentre outros. Washburne erigiu-se como um dos primeiros experts do ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Como resultado das análises, o texto revela a lógica dos procedimentos utilizados nas primeiras décadas do século XX para a construção do que ficou conhecido como “escola sob medida” no que toca o ensino de matemática.Palavras-chave: Carleton Washburne; Aritmética; Lourenço Filho; Educação Matemática. Carleton Washburne and the research of the arithmetics in primary schoolAbstract: The paper analyzes the research Carleton Washburne on arithmetic education for early school years. Researcher born in the US, Washburne was established as one of the international references for solving the problem posed since the beginning of the twentieth century on the efficiency and school performance. His works circulated in Brazil guiding the studies of Anísio Teixeira and Lourenço Filho, among others. Washburne was erected as one of the first experts math education for early school years. As a result of the analysis, the text reveals the logic of the procedures used in the first decades of the twentieth century for the construction of what became known as "tailor-made school" to the teaching of mathematics.Keywords: Carleton Washburne; Arithmetica; Lourenço Filho; Mathematics Education. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2016-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 88-105Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 88-1052525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33/29Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Nara Vilma LimaValente, Wagner Rodrigues2019-01-29T17:00:06Zoai:editora.sepq.org.br:article/33Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-01-29T17:00:06Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
title Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
spellingShingle Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
Pinheiro, Nara Vilma Lima
title_short Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
title_full Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
title_fullStr Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
title_full_unstemmed Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
title_sort Carleton Washburne e as pesquisas sobre a aritmética nos primeiros anos escolares
author Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_facet Pinheiro, Nara Vilma Lima
Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
author2 Valente, Wagner Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nara Vilma Lima
Valente, Wagner Rodrigues
description Resumo: O texto analisa as pesquisas de Carleton Washburne sobre o ensino de aritmética para os primeiros anos escolares. Pesquisador nascido nos EUA, Washburne constituiu-se como uma das referências internacionais para a resolução do problema colocado desde o início do século XX sobre a eficiência e o rendimento escolar. Seus trabalhos circularam também pelo Brasil orientando estudos de personagens como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, dentre outros. Washburne erigiu-se como um dos primeiros experts do ensino de matemática para os primeiros anos escolares. Como resultado das análises, o texto revela a lógica dos procedimentos utilizados nas primeiras décadas do século XX para a construção do que ficou conhecido como “escola sob medida” no que toca o ensino de matemática.Palavras-chave: Carleton Washburne; Aritmética; Lourenço Filho; Educação Matemática. Carleton Washburne and the research of the arithmetics in primary schoolAbstract: The paper analyzes the research Carleton Washburne on arithmetic education for early school years. Researcher born in the US, Washburne was established as one of the international references for solving the problem posed since the beginning of the twentieth century on the efficiency and school performance. His works circulated in Brazil guiding the studies of Anísio Teixeira and Lourenço Filho, among others. Washburne was erected as one of the first experts math education for early school years. As a result of the analysis, the text reveals the logic of the procedures used in the first decades of the twentieth century for the construction of what became known as "tailor-made school" to the teaching of mathematics.Keywords: Carleton Washburne; Arithmetica; Lourenço Filho; Mathematics Education. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/33/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 88-105
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 4 (2016): Revista Pesquisa Qualitativa; 88-105
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747223085056