Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corazza, Maria Julia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Jéssica Laguilio, Justina, Lourdes Aparecida Della, Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/138
Resumo: Resumo: Este artigo buscou compreender os significados atribuídos ao conceito de Comunidade de Prática (CoP) para analisar como essas se constituem em espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores. Para isso, realizamos um estudo qualitativo, descritivo e bibliográfico a partir de um levantamento de produções acadêmicas sobre comunidades dessa natureza, voltadas para a formação de professores. A análise de conteúdo possibilitou a construção de três unidades de significados: Natureza das comunidades; Objeto de estudo e investigação; Natureza, tipos de pesquisa e metodologias empregadas. Os resultados permitiram concluir que há, ainda, um número incipiente de CoP, presenciais e/ou virtuais, que apresentam como objeto de investigação a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente na perspectiva da pesquisa colaborativa.Palavras-chave: Aprendizagem para e na docência; Desenvolvimento profissional; Pesquisa colaborativa. Communities of practice as research spaces in the field of research teacher trainingAbstract: This article aims to understand the meanings attributed to the concept of Community of Practice (CoP) to analyze how these constitute research spaces in the search field teacher learning. For this, we conducted a qualitative, descriptive and bibliographical study from a survey of academic productions on such communities, dedicated to teacher learning. The content analysis enabled the construction of three units of meaning: Nature of the Communities; Object of study and research; Nature, types of research and methodologies employed. The results allowed us to conclude that there is still an incipient number of CoPs, face-to-face and or virtual, presenting research and teaching professional development in a collaborative research perspective.Keywords: Learning for and teaching; Professional development; Collaborative research. 
id SE&PQ-1_c43c0cf4213e1fd7b83bd1b3375cf822
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/138
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professoresResumo: Este artigo buscou compreender os significados atribuídos ao conceito de Comunidade de Prática (CoP) para analisar como essas se constituem em espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores. Para isso, realizamos um estudo qualitativo, descritivo e bibliográfico a partir de um levantamento de produções acadêmicas sobre comunidades dessa natureza, voltadas para a formação de professores. A análise de conteúdo possibilitou a construção de três unidades de significados: Natureza das comunidades; Objeto de estudo e investigação; Natureza, tipos de pesquisa e metodologias empregadas. Os resultados permitiram concluir que há, ainda, um número incipiente de CoP, presenciais e/ou virtuais, que apresentam como objeto de investigação a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente na perspectiva da pesquisa colaborativa.Palavras-chave: Aprendizagem para e na docência; Desenvolvimento profissional; Pesquisa colaborativa. Communities of practice as research spaces in the field of research teacher trainingAbstract: This article aims to understand the meanings attributed to the concept of Community of Practice (CoP) to analyze how these constitute research spaces in the search field teacher learning. For this, we conducted a qualitative, descriptive and bibliographical study from a survey of academic productions on such communities, dedicated to teacher learning. The content analysis enabled the construction of three units of meaning: Nature of the Communities; Object of study and research; Nature, types of research and methodologies employed. The results allowed us to conclude that there is still an incipient number of CoPs, face-to-face and or virtual, presenting research and teaching professional development in a collaborative research perspective.Keywords: Learning for and teaching; Professional development; Collaborative research. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/138Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 466-494Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 466-4942525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/138/95Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorazza, Maria JuliaRodrigues, Jéssica LaguilioJustina, Lourdes Aparecida DellaVieira, Rui Marques2022-01-29T23:32:25Zoai:editora.sepq.org.br:article/138Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2022-01-29T23:32:25Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
title Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
spellingShingle Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
Corazza, Maria Julia
title_short Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
title_full Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
title_fullStr Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
title_full_unstemmed Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
title_sort Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores
author Corazza, Maria Julia
author_facet Corazza, Maria Julia
Rodrigues, Jéssica Laguilio
Justina, Lourdes Aparecida Della
Vieira, Rui Marques
author_role author
author2 Rodrigues, Jéssica Laguilio
Justina, Lourdes Aparecida Della
Vieira, Rui Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corazza, Maria Julia
Rodrigues, Jéssica Laguilio
Justina, Lourdes Aparecida Della
Vieira, Rui Marques
description Resumo: Este artigo buscou compreender os significados atribuídos ao conceito de Comunidade de Prática (CoP) para analisar como essas se constituem em espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores. Para isso, realizamos um estudo qualitativo, descritivo e bibliográfico a partir de um levantamento de produções acadêmicas sobre comunidades dessa natureza, voltadas para a formação de professores. A análise de conteúdo possibilitou a construção de três unidades de significados: Natureza das comunidades; Objeto de estudo e investigação; Natureza, tipos de pesquisa e metodologias empregadas. Os resultados permitiram concluir que há, ainda, um número incipiente de CoP, presenciais e/ou virtuais, que apresentam como objeto de investigação a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente na perspectiva da pesquisa colaborativa.Palavras-chave: Aprendizagem para e na docência; Desenvolvimento profissional; Pesquisa colaborativa. Communities of practice as research spaces in the field of research teacher trainingAbstract: This article aims to understand the meanings attributed to the concept of Community of Practice (CoP) to analyze how these constitute research spaces in the search field teacher learning. For this, we conducted a qualitative, descriptive and bibliographical study from a survey of academic productions on such communities, dedicated to teacher learning. The content analysis enabled the construction of three units of meaning: Nature of the Communities; Object of study and research; Nature, types of research and methodologies employed. The results allowed us to conclude that there is still an incipient number of CoPs, face-to-face and or virtual, presenting research and teaching professional development in a collaborative research perspective.Keywords: Learning for and teaching; Professional development; Collaborative research. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/138
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/138/95
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 5 No. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 466-494
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5 n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 466-494
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747701235712