PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Grazielly Katarinni Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Faleiro, Wender
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação em Contexto
Texto Completo: https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/89
Resumo: O presente artigo visa a reflexão teórica dos percursos e percalços da formação docente continuada de professores da Rede Estadual de Ensino do estado de Goiás, em tempos de pandemia. Pelas reflexões conduzidas, temos que a formação continuada pode ser considerada como degrau formativo que compõe o desenvolvimento da prática docente fortalecendo e subsidiando o fazer pedagógico, possibilitando uma reflexão do professor(a) sobre sua própria atuação, o que irá fortalecer a construção de uma identidade docente mais potente, atuante e transformadora. Reconhecemos os avanços na formação continuada de professores da Educação Básica, mas ainda é muito frágil as relações entre o chão da escola, o ser professor(a) com o ser pesquisador(a) que sempre tende a ser mais preponderante principalmente nos cursos Strictu sensu voltados para a Educação. Adentrando ao foco da pesquisa, verificamos que a Secretaria de Estado de Educação de Goiás propôs momentos formativos para educadores através do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), promovendo uma formação continuada emergencial para os professores da Educação Básica da Rede Estadual, a fim de atender as necessidades decorrentes do período advindo da pandemia COVID-19.
id SEDUCGO-1_1482e40da80504f0fa95e170a2369d28
oai_identifier_str oai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/89
network_acronym_str SEDUCGO-1
network_name_str Revista Educação em Contexto
repository_id_str
spelling PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁSFormação ContinuadaFormação de ProfessoresCEPFOREducação BásicaO presente artigo visa a reflexão teórica dos percursos e percalços da formação docente continuada de professores da Rede Estadual de Ensino do estado de Goiás, em tempos de pandemia. Pelas reflexões conduzidas, temos que a formação continuada pode ser considerada como degrau formativo que compõe o desenvolvimento da prática docente fortalecendo e subsidiando o fazer pedagógico, possibilitando uma reflexão do professor(a) sobre sua própria atuação, o que irá fortalecer a construção de uma identidade docente mais potente, atuante e transformadora. Reconhecemos os avanços na formação continuada de professores da Educação Básica, mas ainda é muito frágil as relações entre o chão da escola, o ser professor(a) com o ser pesquisador(a) que sempre tende a ser mais preponderante principalmente nos cursos Strictu sensu voltados para a Educação. Adentrando ao foco da pesquisa, verificamos que a Secretaria de Estado de Educação de Goiás propôs momentos formativos para educadores através do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), promovendo uma formação continuada emergencial para os professores da Educação Básica da Rede Estadual, a fim de atender as necessidades decorrentes do período advindo da pandemia COVID-19.Secretaria de Estado da Educação de Goiás2023-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/8910.5281/zenodo.10201083Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 2 (2023); 41-572764-8982reponame:Revista Educação em Contextoinstname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)instacron:SEDUCGOporhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/89/59Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Grazielly Katarinni GomesFaleiro, Wender2023-11-29T18:25:28Zoai:ojs2.homologacaosite.seduce.go.gov.br:article/89Revistahttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/recPUBhttps://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/oaieducacaoemcontexto@seduc.go.gov.br2764-89822764-8982opendoar:2023-11-29T18:25:28Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
title PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
spellingShingle PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
Lemos, Grazielly Katarinni Gomes
Formação Continuada
Formação de Professores
CEPFOR
Educação Básica
title_short PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
title_full PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
title_fullStr PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
title_full_unstemmed PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
title_sort PERCURSOS E PERCALÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
author Lemos, Grazielly Katarinni Gomes
author_facet Lemos, Grazielly Katarinni Gomes
Faleiro, Wender
author_role author
author2 Faleiro, Wender
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Grazielly Katarinni Gomes
Faleiro, Wender
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Formação de Professores
CEPFOR
Educação Básica
topic Formação Continuada
Formação de Professores
CEPFOR
Educação Básica
description O presente artigo visa a reflexão teórica dos percursos e percalços da formação docente continuada de professores da Rede Estadual de Ensino do estado de Goiás, em tempos de pandemia. Pelas reflexões conduzidas, temos que a formação continuada pode ser considerada como degrau formativo que compõe o desenvolvimento da prática docente fortalecendo e subsidiando o fazer pedagógico, possibilitando uma reflexão do professor(a) sobre sua própria atuação, o que irá fortalecer a construção de uma identidade docente mais potente, atuante e transformadora. Reconhecemos os avanços na formação continuada de professores da Educação Básica, mas ainda é muito frágil as relações entre o chão da escola, o ser professor(a) com o ser pesquisador(a) que sempre tende a ser mais preponderante principalmente nos cursos Strictu sensu voltados para a Educação. Adentrando ao foco da pesquisa, verificamos que a Secretaria de Estado de Educação de Goiás propôs momentos formativos para educadores através do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), promovendo uma formação continuada emergencial para os professores da Educação Básica da Rede Estadual, a fim de atender as necessidades decorrentes do período advindo da pandemia COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/89
10.5281/zenodo.10201083
url https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/89
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10201083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseduc.educacao.go.gov.br/index.php/rec/article/view/89/59
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REVISTA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação em Contexto; v. 2 n. 2 (2023); 41-57
2764-8982
reponame:Revista Educação em Contexto
instname:Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron:SEDUCGO
instname_str Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
instacron_str SEDUCGO
institution SEDUCGO
reponame_str Revista Educação em Contexto
collection Revista Educação em Contexto
repository.name.fl_str_mv Revista Educação em Contexto - Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC GO)
repository.mail.fl_str_mv educacaoemcontexto@seduc.go.gov.br
_version_ 1796797557139046400