O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566 |
Resumo: | Objetivou-se verificar a funcionalidade de recurso digitais no processo de ensino aprendizado em crianças autistas, a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), obtendo o resultado de 14 artigos, do período de 2013 a 2018. Os recursos digitais são benéficos no processo de ensino aprendizado em crianças que vivem com o Transtorno do Espectro do Autistismo, os softwares e aplicativos nos quais foram desenvolvidos especificamente para crianças autistas, segundo as pesquisas apresentadas nos artigos analisados, todos foram testados e com resultados satisfatórios. Nessa perspectiva, evidenciou-se que o uso de aplicativos presentes nos tabletes, smartphones e computadores são fortes componentes no processo de desenvolvimento de crianças com a algum tipo de deficiência, no Autismo o uso de atividades presentes nesses ambientes tecnológicos servem para motivar as crianças a iniciarem tais atividades nos meios tecnológicos e assim, conseguirem expandi-las ao contato real com outras pessoas, criando a partir daí vínculos afetivos e interação social com o meio em que se está inserido. |
id |
SOBENFE-1_29d7229d55acfa96b3a7c6a88f298a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/566 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative reviewTranstorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional.Objetivou-se verificar a funcionalidade de recurso digitais no processo de ensino aprendizado em crianças autistas, a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), obtendo o resultado de 14 artigos, do período de 2013 a 2018. Os recursos digitais são benéficos no processo de ensino aprendizado em crianças que vivem com o Transtorno do Espectro do Autistismo, os softwares e aplicativos nos quais foram desenvolvidos especificamente para crianças autistas, segundo as pesquisas apresentadas nos artigos analisados, todos foram testados e com resultados satisfatórios. Nessa perspectiva, evidenciou-se que o uso de aplicativos presentes nos tabletes, smartphones e computadores são fortes componentes no processo de desenvolvimento de crianças com a algum tipo de deficiência, no Autismo o uso de atividades presentes nesses ambientes tecnológicos servem para motivar as crianças a iniciarem tais atividades nos meios tecnológicos e assim, conseguirem expandi-las ao contato real com outras pessoas, criando a partir daí vínculos afetivos e interação social com o meio em que se está inserido.SOBENFeE2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/56610.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 91 No. 29 (2020): Jan. Fev. Mar.Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 91 n. 29 (2020): Jan. Fev. Mar.2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566/61610.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566-ID.616-file.%fCopyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Dermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Filha, Francidalma Soares SousaCardoso, Beto Douglas Alvesde Moraes Filho, Iel Marciamodo Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalhoda Silva, Marcus Vinicius da Rocha SantosPereira, Mayara CândidaBezerra, Maria Luiza Rêgodos Santos, Osmar Pereirade Sousa, Thais Vilela2023-12-26T12:55:38Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/566Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:55:38Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
title |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
spellingShingle |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa Transtorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional. |
title_short |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
title_full |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
title_fullStr |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
title_full_unstemmed |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
title_sort |
O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review |
author |
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa |
author_facet |
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa Cardoso, Beto Douglas Alves de Moraes Filho, Iel Marciamo do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos Pereira, Mayara Cândida Bezerra, Maria Luiza Rêgo dos Santos, Osmar Pereira de Sousa, Thais Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Beto Douglas Alves de Moraes Filho, Iel Marciamo do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos Pereira, Mayara Cândida Bezerra, Maria Luiza Rêgo dos Santos, Osmar Pereira de Sousa, Thais Vilela |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa Cardoso, Beto Douglas Alves de Moraes Filho, Iel Marciamo do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos Pereira, Mayara Cândida Bezerra, Maria Luiza Rêgo dos Santos, Osmar Pereira de Sousa, Thais Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional. |
topic |
Transtorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional. |
description |
Objetivou-se verificar a funcionalidade de recurso digitais no processo de ensino aprendizado em crianças autistas, a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), obtendo o resultado de 14 artigos, do período de 2013 a 2018. Os recursos digitais são benéficos no processo de ensino aprendizado em crianças que vivem com o Transtorno do Espectro do Autistismo, os softwares e aplicativos nos quais foram desenvolvidos especificamente para crianças autistas, segundo as pesquisas apresentadas nos artigos analisados, todos foram testados e com resultados satisfatórios. Nessa perspectiva, evidenciou-se que o uso de aplicativos presentes nos tabletes, smartphones e computadores são fortes componentes no processo de desenvolvimento de crianças com a algum tipo de deficiência, no Autismo o uso de atividades presentes nesses ambientes tecnológicos servem para motivar as crianças a iniciarem tais atividades nos meios tecnológicos e assim, conseguirem expandi-las ao contato real com outras pessoas, criando a partir daí vínculos afetivos e interação social com o meio em que se está inserido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566 10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566/616 10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566-ID.616-file.%f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Derme info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Derme |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 91 No. 29 (2020): Jan. Fev. Mar. Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 91 n. 29 (2020): Jan. Fev. Mar. 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1796797517235486720 |