O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Beto Douglas Alves, de Moraes Filho, Iel Marciamo, do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho, da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos, Pereira, Mayara Cândida, Bezerra, Maria Luiza Rêgo, dos Santos, Osmar Pereira, de Sousa, Thais Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566
Resumo: Objetivou-se verificar a funcionalidade de recurso digitais no processo de ensino aprendizado em crianças autistas, a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), obtendo o resultado de 14 artigos, do período de 2013 a 2018. Os recursos digitais são benéficos no processo de ensino aprendizado em crianças que vivem com o Transtorno do Espectro do Autistismo, os softwares e aplicativos nos quais foram desenvolvidos especificamente para crianças autistas, segundo as pesquisas apresentadas nos artigos analisados, todos foram testados e com resultados satisfatórios. Nessa perspectiva, evidenciou-se que o uso de aplicativos presentes nos tabletes, smartphones e computadores  são fortes componentes no processo de desenvolvimento de crianças com a algum tipo de deficiência, no Autismo o uso de atividades presentes nesses ambientes tecnológicos servem para motivar as crianças a iniciarem tais atividades nos meios tecnológicos e assim, conseguirem expandi-las ao contato real com outras pessoas, criando a partir daí vínculos afetivos e interação social com o meio em que se está inserido.
id SOBENFE-1_29d7229d55acfa96b3a7c6a88f298a19
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/566
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative reviewTranstorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional.Objetivou-se verificar a funcionalidade de recurso digitais no processo de ensino aprendizado em crianças autistas, a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), obtendo o resultado de 14 artigos, do período de 2013 a 2018. Os recursos digitais são benéficos no processo de ensino aprendizado em crianças que vivem com o Transtorno do Espectro do Autistismo, os softwares e aplicativos nos quais foram desenvolvidos especificamente para crianças autistas, segundo as pesquisas apresentadas nos artigos analisados, todos foram testados e com resultados satisfatórios. Nessa perspectiva, evidenciou-se que o uso de aplicativos presentes nos tabletes, smartphones e computadores  são fortes componentes no processo de desenvolvimento de crianças com a algum tipo de deficiência, no Autismo o uso de atividades presentes nesses ambientes tecnológicos servem para motivar as crianças a iniciarem tais atividades nos meios tecnológicos e assim, conseguirem expandi-las ao contato real com outras pessoas, criando a partir daí vínculos afetivos e interação social com o meio em que se está inserido.SOBENFeE2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/56610.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 91 No. 29 (2020): Jan. Fev. Mar.Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 91 n. 29 (2020): Jan. Fev. Mar.2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566/61610.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566-ID.616-file.%fCopyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Dermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Filha, Francidalma Soares SousaCardoso, Beto Douglas Alvesde Moraes Filho, Iel Marciamodo Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalhoda Silva, Marcus Vinicius da Rocha SantosPereira, Mayara CândidaBezerra, Maria Luiza Rêgodos Santos, Osmar Pereirade Sousa, Thais Vilela2023-12-26T12:55:38Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/566Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:55:38Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
title O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
spellingShingle O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Transtorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional.
title_short O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
title_full O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
title_fullStr O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
title_full_unstemmed O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
title_sort O uso de aplicativos digitais no processo ensino-aprendizagem de crianças no espectro do autismo: uma revisão integrativa: The use of digital applications in the teaching-learning process of individuals with the spectrum of autism: an integrative review
author Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
author_facet Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Cardoso, Beto Douglas Alves
de Moraes Filho, Iel Marciamo
do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho
da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos
Pereira, Mayara Cândida
Bezerra, Maria Luiza Rêgo
dos Santos, Osmar Pereira
de Sousa, Thais Vilela
author_role author
author2 Cardoso, Beto Douglas Alves
de Moraes Filho, Iel Marciamo
do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho
da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos
Pereira, Mayara Cândida
Bezerra, Maria Luiza Rêgo
dos Santos, Osmar Pereira
de Sousa, Thais Vilela
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
Cardoso, Beto Douglas Alves
de Moraes Filho, Iel Marciamo
do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho
da Silva, Marcus Vinicius da Rocha Santos
Pereira, Mayara Cândida
Bezerra, Maria Luiza Rêgo
dos Santos, Osmar Pereira
de Sousa, Thais Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional.
topic Transtorno do Espectro Autista; Aplicativos Móveis; Inclusão educacional.
description Objetivou-se verificar a funcionalidade de recurso digitais no processo de ensino aprendizado em crianças autistas, a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), obtendo o resultado de 14 artigos, do período de 2013 a 2018. Os recursos digitais são benéficos no processo de ensino aprendizado em crianças que vivem com o Transtorno do Espectro do Autistismo, os softwares e aplicativos nos quais foram desenvolvidos especificamente para crianças autistas, segundo as pesquisas apresentadas nos artigos analisados, todos foram testados e com resultados satisfatórios. Nessa perspectiva, evidenciou-se que o uso de aplicativos presentes nos tabletes, smartphones e computadores  são fortes componentes no processo de desenvolvimento de crianças com a algum tipo de deficiência, no Autismo o uso de atividades presentes nesses ambientes tecnológicos servem para motivar as crianças a iniciarem tais atividades nos meios tecnológicos e assim, conseguirem expandi-las ao contato real com outras pessoas, criando a partir daí vínculos afetivos e interação social com o meio em que se está inserido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566
10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/566/616
10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.566-ID.616-file.%f
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Derme
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Enfermagem Atual In Derme
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 91 No. 29 (2020): Jan. Fev. Mar.
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 91 n. 29 (2020): Jan. Fev. Mar.
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797517235486720