USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estudantes de enfermagem durante a construção de trabalhos acadêmicos da disciplina de Metodologia da Assistência em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino. Resultados: para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada, denominado “A caminho da adaptação”. Conclusão: o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem funciona como instrumento facilitador nas atividades educativas, contribuindo para a formação de um futuro profissional com conhecimento teórico e pensamento crítico reflexivo frente às futuras dificuldades da vivência profissional. |
id |
SOBENFE-1_3c49707b501a53b07f0d2d0f8fc26ce7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1769 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository_id_str |
|
spelling |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIESUSO DE JUEGOS DE APRENDIZAJE PARA LA ENSENÂNZA DE TERÍAS DE ENFERMERÍAUSO DE JOGOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEMJogos RecreativosEducação em EnfermagemTeorias de EnfermagemAprendizagemRecreational GamesNursing EducationNursing TheoriesLearningJuegos RecreativosEducación en EnfemeríaTeorías de EnfermeríaAprendizajeObjetivo: relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estudantes de enfermagem durante a construção de trabalhos acadêmicos da disciplina de Metodologia da Assistência em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino. Resultados: para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada, denominado “A caminho da adaptação”. Conclusão: o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem funciona como instrumento facilitador nas atividades educativas, contribuindo para a formação de um futuro profissional com conhecimento teórico e pensamento crítico reflexivo frente às futuras dificuldades da vivência profissional.SOBENFeE2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/176910.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1769Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 2 (2023): abr. maio jun.; e023094Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 2 (2023): abr. maio jun.; e0230942447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1820https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1821Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Dermehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adrya Thayanne Henriques da Azevedo, Thaysa Fernandes de Santos Barrêto, Denize Miquele dosmarinho, joselane izaquielAndrade, Lidiane Lima de2023-12-26T12:50:35Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1769Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:50:35Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES USO DE JUEGOS DE APRENDIZAJE PARA LA ENSENÂNZA DE TERÍAS DE ENFERMERÍA USO DE JOGOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM |
title |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES |
spellingShingle |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES Silva, Adrya Thayanne Henriques da Jogos Recreativos Educação em Enfermagem Teorias de Enfermagem Aprendizagem Recreational Games Nursing Education Nursing Theories Learning Juegos Recreativos Educación en Enfemería Teorías de Enfermería Aprendizaje |
title_short |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES |
title_full |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES |
title_fullStr |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES |
title_full_unstemmed |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES |
title_sort |
USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES |
author |
Silva, Adrya Thayanne Henriques da |
author_facet |
Silva, Adrya Thayanne Henriques da Azevedo, Thaysa Fernandes de Santos Barrêto, Denize Miquele dos marinho, joselane izaquiel Andrade, Lidiane Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Thaysa Fernandes de Santos Barrêto, Denize Miquele dos marinho, joselane izaquiel Andrade, Lidiane Lima de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adrya Thayanne Henriques da Azevedo, Thaysa Fernandes de Santos Barrêto, Denize Miquele dos marinho, joselane izaquiel Andrade, Lidiane Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Recreativos Educação em Enfermagem Teorias de Enfermagem Aprendizagem Recreational Games Nursing Education Nursing Theories Learning Juegos Recreativos Educación en Enfemería Teorías de Enfermería Aprendizaje |
topic |
Jogos Recreativos Educação em Enfermagem Teorias de Enfermagem Aprendizagem Recreational Games Nursing Education Nursing Theories Learning Juegos Recreativos Educación en Enfemería Teorías de Enfermería Aprendizaje |
description |
Objetivo: relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estudantes de enfermagem durante a construção de trabalhos acadêmicos da disciplina de Metodologia da Assistência em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino. Resultados: para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada, denominado “A caminho da adaptação”. Conclusão: o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem funciona como instrumento facilitador nas atividades educativas, contribuindo para a formação de um futuro profissional com conhecimento teórico e pensamento crítico reflexivo frente às futuras dificuldades da vivência profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769 10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1769 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1820 https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 2 (2023): abr. maio jun.; e023094 Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 2 (2023): abr. maio jun.; e023094 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1796797520893968384 |