USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adrya Thayanne Henriques da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Azevedo, Thaysa Fernandes de, Santos Barrêto, Denize Miquele dos, marinho, joselane izaquiel, Andrade, Lidiane Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769
Resumo: Objetivo: relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estudantes de enfermagem durante a construção de trabalhos acadêmicos da disciplina de Metodologia da Assistência em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino. Resultados: para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada, denominado “A caminho da adaptação”.  Conclusão: o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem funciona como instrumento facilitador nas atividades educativas, contribuindo para a formação de um futuro profissional com conhecimento teórico e pensamento crítico reflexivo frente às futuras dificuldades da vivência profissional.
id SOBENFE-1_3c49707b501a53b07f0d2d0f8fc26ce7
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1769
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
repository_id_str
spelling USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIESUSO DE JUEGOS DE APRENDIZAJE PARA LA ENSENÂNZA DE TERÍAS DE ENFERMERÍAUSO DE JOGOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEMJogos RecreativosEducação em EnfermagemTeorias de EnfermagemAprendizagemRecreational GamesNursing EducationNursing TheoriesLearningJuegos RecreativosEducación en EnfemeríaTeorías de EnfermeríaAprendizajeObjetivo: relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estudantes de enfermagem durante a construção de trabalhos acadêmicos da disciplina de Metodologia da Assistência em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino. Resultados: para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada, denominado “A caminho da adaptação”.  Conclusão: o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem funciona como instrumento facilitador nas atividades educativas, contribuindo para a formação de um futuro profissional com conhecimento teórico e pensamento crítico reflexivo frente às futuras dificuldades da vivência profissional.SOBENFeE2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/176910.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1769Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 2 (2023): abr. maio jun.; e023094Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 2 (2023): abr. maio jun.; e0230942447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1820https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1821Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Dermehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adrya Thayanne Henriques da Azevedo, Thaysa Fernandes de Santos Barrêto, Denize Miquele dosmarinho, joselane izaquielAndrade, Lidiane Lima de2023-12-26T12:50:35Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/1769Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2023-12-26T12:50:35Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
USO DE JUEGOS DE APRENDIZAJE PARA LA ENSENÂNZA DE TERÍAS DE ENFERMERÍA
USO DE JOGOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM
title USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
spellingShingle USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
Silva, Adrya Thayanne Henriques da
Jogos Recreativos
Educação em Enfermagem
Teorias de Enfermagem
Aprendizagem
Recreational Games
Nursing Education
Nursing Theories
Learning
Juegos Recreativos
Educación en Enfemería
Teorías de Enfermería
Aprendizaje
title_short USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
title_full USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
title_fullStr USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
title_full_unstemmed USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
title_sort USE OF LEARNING GAMES FOR TEACHING NURSING THEORIES
author Silva, Adrya Thayanne Henriques da
author_facet Silva, Adrya Thayanne Henriques da
Azevedo, Thaysa Fernandes de
Santos Barrêto, Denize Miquele dos
marinho, joselane izaquiel
Andrade, Lidiane Lima de
author_role author
author2 Azevedo, Thaysa Fernandes de
Santos Barrêto, Denize Miquele dos
marinho, joselane izaquiel
Andrade, Lidiane Lima de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adrya Thayanne Henriques da
Azevedo, Thaysa Fernandes de
Santos Barrêto, Denize Miquele dos
marinho, joselane izaquiel
Andrade, Lidiane Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Recreativos
Educação em Enfermagem
Teorias de Enfermagem
Aprendizagem
Recreational Games
Nursing Education
Nursing Theories
Learning
Juegos Recreativos
Educación en Enfemería
Teorías de Enfermería
Aprendizaje
topic Jogos Recreativos
Educação em Enfermagem
Teorias de Enfermagem
Aprendizagem
Recreational Games
Nursing Education
Nursing Theories
Learning
Juegos Recreativos
Educación en Enfemería
Teorías de Enfermería
Aprendizaje
description Objetivo: relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estudantes de enfermagem durante a construção de trabalhos acadêmicos da disciplina de Metodologia da Assistência em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino. Resultados: para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada, denominado “A caminho da adaptação”.  Conclusão: o uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem funciona como instrumento facilitador nas atividades educativas, contribuindo para a formação de um futuro profissional com conhecimento teórico e pensamento crítico reflexivo frente às futuras dificuldades da vivência profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769
10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1769
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2023-v.97-n.2-art.1769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1820
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1769/1821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Enfermagem Atual In Derme
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 97 No. 2 (2023): abr. maio jun.; e023094
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 97 n. 2 (2023): abr. maio jun.; e023094
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1796797520893968384