Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatto, Rafael Morato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/661
Resumo: No presente artigo, analisaremos parte completamente desconhecida da trajetória intelectual de Paulo Emílio Sales Gomes: os manuscritos do curso Os filmes na cidade (1966), elo perdido entre as pesquisas históricas que realizou sobre o cinema brasileiro, antes e depois do golpe civil-militar (1964). Aqui, veremos apenas como Paulo Emílio investiga nas manifestações culturais e nas fisionomias femininas no Rio de Janeiro do século XIX a gênese das comédias musicais, tomadas como o gênero de maior expressividade de nossa fisionomia. Para tanto, Paulo Emílio se vale de relatos de viajantes estrangeiros como Carl Schlichthorst, Theodor von Leithold, Ludwig von Rango e John Lucook; e obras como Aparência do Rio de Janeiro. Notícia histórica e descritiva da cidade (1949), de Gastão Cruls, Corografia do Distrito Federal (1949), de Mario da Veiga Cabral, Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico (1936), de Lúcia Miguel Pereira, Arthur Azevedo e sua época (1966), de R. Magalhães Jr. e Cavaquinho e Saxofone (1940), de Alcântara Machado. Remontando um mosaico de indicações de leitura e transcrições, veremos como a expressividade cultural da comédia musical é interpretada na perspectiva de uma história econômica, psicológica e social de longa duração, na qual persistirá no cinema aspectos do teatro, música, dança, ou ainda, das revistas, do erotismo e de fisionomias femininas que ambientam a cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
id SOCINE-1_f16163317c55a95d2b7531862651dfa0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/661
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musicalPaulo Emílio Sales GomesHistória do Cinema BrasileiroComédia MusicalRio de Janeiro.No presente artigo, analisaremos parte completamente desconhecida da trajetória intelectual de Paulo Emílio Sales Gomes: os manuscritos do curso Os filmes na cidade (1966), elo perdido entre as pesquisas históricas que realizou sobre o cinema brasileiro, antes e depois do golpe civil-militar (1964). Aqui, veremos apenas como Paulo Emílio investiga nas manifestações culturais e nas fisionomias femininas no Rio de Janeiro do século XIX a gênese das comédias musicais, tomadas como o gênero de maior expressividade de nossa fisionomia. Para tanto, Paulo Emílio se vale de relatos de viajantes estrangeiros como Carl Schlichthorst, Theodor von Leithold, Ludwig von Rango e John Lucook; e obras como Aparência do Rio de Janeiro. Notícia histórica e descritiva da cidade (1949), de Gastão Cruls, Corografia do Distrito Federal (1949), de Mario da Veiga Cabral, Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico (1936), de Lúcia Miguel Pereira, Arthur Azevedo e sua época (1966), de R. Magalhães Jr. e Cavaquinho e Saxofone (1940), de Alcântara Machado. Remontando um mosaico de indicações de leitura e transcrições, veremos como a expressividade cultural da comédia musical é interpretada na perspectiva de uma história econômica, psicológica e social de longa duração, na qual persistirá no cinema aspectos do teatro, música, dança, ou ainda, das revistas, do erotismo e de fisionomias femininas que ambientam a cidade do Rio de Janeiro no século XIX.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/66110.22475/rebeca.v9n2.661REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 272-293REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 272-293Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 272-2932316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/661/407Copyright (c) 2021 Rafael Morato Zanattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanatto, Rafael Morato2021-03-18T19:33:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/661Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-03-18T19:33:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
title Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
spellingShingle Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
Zanatto, Rafael Morato
Paulo Emílio Sales Gomes
História do Cinema Brasileiro
Comédia Musical
Rio de Janeiro.
title_short Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
title_full Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
title_fullStr Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
title_full_unstemmed Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
title_sort Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
author Zanatto, Rafael Morato
author_facet Zanatto, Rafael Morato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatto, Rafael Morato
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Emílio Sales Gomes
História do Cinema Brasileiro
Comédia Musical
Rio de Janeiro.
topic Paulo Emílio Sales Gomes
História do Cinema Brasileiro
Comédia Musical
Rio de Janeiro.
description No presente artigo, analisaremos parte completamente desconhecida da trajetória intelectual de Paulo Emílio Sales Gomes: os manuscritos do curso Os filmes na cidade (1966), elo perdido entre as pesquisas históricas que realizou sobre o cinema brasileiro, antes e depois do golpe civil-militar (1964). Aqui, veremos apenas como Paulo Emílio investiga nas manifestações culturais e nas fisionomias femininas no Rio de Janeiro do século XIX a gênese das comédias musicais, tomadas como o gênero de maior expressividade de nossa fisionomia. Para tanto, Paulo Emílio se vale de relatos de viajantes estrangeiros como Carl Schlichthorst, Theodor von Leithold, Ludwig von Rango e John Lucook; e obras como Aparência do Rio de Janeiro. Notícia histórica e descritiva da cidade (1949), de Gastão Cruls, Corografia do Distrito Federal (1949), de Mario da Veiga Cabral, Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico (1936), de Lúcia Miguel Pereira, Arthur Azevedo e sua época (1966), de R. Magalhães Jr. e Cavaquinho e Saxofone (1940), de Alcântara Machado. Remontando um mosaico de indicações de leitura e transcrições, veremos como a expressividade cultural da comédia musical é interpretada na perspectiva de uma história econômica, psicológica e social de longa duração, na qual persistirá no cinema aspectos do teatro, música, dança, ou ainda, das revistas, do erotismo e de fisionomias femininas que ambientam a cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/661
10.22475/rebeca.v9n2.661
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/661
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v9n2.661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/661/407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rafael Morato Zanatto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rafael Morato Zanatto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 272-293
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 272-293
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 272-293
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325418226352128