Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966): a gênese da comédia musical
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/661 |
Resumo: | No presente artigo, analisaremos parte completamente desconhecida da trajetória intelectual de Paulo Emílio Sales Gomes: os manuscritos do curso Os filmes na cidade (1966), elo perdido entre as pesquisas históricas que realizou sobre o cinema brasileiro, antes e depois do golpe civil-militar (1964). Aqui, veremos apenas como Paulo Emílio investiga nas manifestações culturais e nas fisionomias femininas no Rio de Janeiro do século XIX a gênese das comédias musicais, tomadas como o gênero de maior expressividade de nossa fisionomia. Para tanto, Paulo Emílio se vale de relatos de viajantes estrangeiros como Carl Schlichthorst, Theodor von Leithold, Ludwig von Rango e John Lucook; e obras como Aparência do Rio de Janeiro. Notícia histórica e descritiva da cidade (1949), de Gastão Cruls, Corografia do Distrito Federal (1949), de Mario da Veiga Cabral, Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico (1936), de Lúcia Miguel Pereira, Arthur Azevedo e sua época (1966), de R. Magalhães Jr. e Cavaquinho e Saxofone (1940), de Alcântara Machado. Remontando um mosaico de indicações de leitura e transcrições, veremos como a expressividade cultural da comédia musical é interpretada na perspectiva de uma história econômica, psicológica e social de longa duração, na qual persistirá no cinema aspectos do teatro, música, dança, ou ainda, das revistas, do erotismo e de fisionomias femininas que ambientam a cidade do Rio de Janeiro no século XIX. |
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