A África pra gente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Suzi Dornelas e Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ugaya, Andresa de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p100-112
Resumo: Resumo O presente artigo traz reflexões acerca de um processo pedagógico fundamentado na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Intercultural. Realizamos uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e compreender processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matrizes africanas junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Ela foi realizada em uma escola estadual da cidade de Bauru com 26 estudantes e suas respectivas famílias. No levantamento de dados, utilizamos os cadernos de registros dos/as estudantes, os diários de campo e os questionários. Essa investigação nos permitiu compreender a relevância do ensino de jogos, brincadeiras e outros conhecimentos de matrizes africanas nas aulas de Educação Física já que contribuem para a superação de preconceitos relacionados à África e na (re)construção de outros entendimentos sobre esse continente que se mostra tão diverso.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Cultura Africana e Afro-brasileira. Educação Física Escolar. Africa for us Abstract This article reflects on a pedagogical process from the perspective of the Education for Ethnic-Racial Relations and Intercultural Education. It is a qualitative research in order to identify and understand the educational processes of an intervention using cultural elements from African backgrounds. It has involved 26 students, during the Physical Education classes, from the 5th year of the Elementary School in a State school at Bauru, SP. The research has also encompassed the students’ families. During the data collection, students’ notebooks, researchers’ field diaries and questionnaires were used. These procedures have allowed researchers to understand the relevance of teaching African games and the importance of spontaneous play activities in Physical Education classes, in order to lead students overcoming prejudices related to Africa and to (re) build their comprehension about this continent, which is so diverse.Keywords: Educational Processes. Teaching of Ethnic-Racial Relationships. African and Afro-Brazilian Culture. School Phisycal Education. África para las personas  Resumen Este artículo trae reflexiones sobre un proceso pedagógico fundamentado en la perspectiva de la Educación para las Relaciones Étnico-raciales y la Educación Intercultural. Utilizamos la investigación cualitativa que tenía como objetivo identificar y comprender los procesos educativos resultantes de una intervención con elementos culturales de origen africano con estudiantes de un curso de 5to año de Enseñanza Básica en las clases de Educación Física. Se realizó en una escuela estatal en la ciudad de Bauru con 26 estudiantes y sus respectivas familias. En la recopilación de datos, utilizamos los cuadernos de registro de los(as) estudiantes, los diarios de campo y los cuestionarios. Esta investigación nos permitió comprender la relevancia de enseñar juegos y jugarretas africanas en las clases de Educación Física para contribuir a superar los preconceptos relacionados con África y en la (re)construcción de otros entendimientos sobre ese continente que muestra ser tan diverso.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Cultura Africana y Afro-Brasilera. Educación Física Escolar.  
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No levantamento de dados, utilizamos os cadernos de registros dos/as estudantes, os diários de campo e os questionários. Essa investigação nos permitiu compreender a relevância do ensino de jogos, brincadeiras e outros conhecimentos de matrizes africanas nas aulas de Educação Física já que contribuem para a superação de preconceitos relacionados à África e na (re)construção de outros entendimentos sobre esse continente que se mostra tão diverso.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Cultura Africana e Afro-brasileira. Educação Física Escolar. Africa for us Abstract This article reflects on a pedagogical process from the perspective of the Education for Ethnic-Racial Relations and Intercultural Education. It is a qualitative research in order to identify and understand the educational processes of an intervention using cultural elements from African backgrounds. It has involved 26 students, during the Physical Education classes, from the 5th year of the Elementary School in a State school at Bauru, SP. The research has also encompassed the students’ families. During the data collection, students’ notebooks, researchers’ field diaries and questionnaires were used. These procedures have allowed researchers to understand the relevance of teaching African games and the importance of spontaneous play activities in Physical Education classes, in order to lead students overcoming prejudices related to Africa and to (re) build their comprehension about this continent, which is so diverse.Keywords: Educational Processes. Teaching of Ethnic-Racial Relationships. African and Afro-Brazilian Culture. School Phisycal Education. África para las personas  Resumen Este artículo trae reflexiones sobre un proceso pedagógico fundamentado en la perspectiva de la Educación para las Relaciones Étnico-raciales y la Educación Intercultural. Utilizamos la investigación cualitativa que tenía como objetivo identificar y comprender los procesos educativos resultantes de una intervención con elementos culturales de origen africano con estudiantes de un curso de 5to año de Enseñanza Básica en las clases de Educación Física. Se realizó en una escuela estatal en la ciudad de Bauru con 26 estudiantes y sus respectivas familias. En la recopilación de datos, utilizamos los cuadernos de registro de los(as) estudiantes, los diarios de campo y los cuestionarios. Esta investigación nos permitió comprender la relevancia de enseñar juegos y jugarretas africanas en las clases de Educación Física para contribuir a superar los preconceptos relacionados con África y en la (re)construcción de otros entendimientos sobre ese continente que muestra ser tan diverso.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Cultura Africana y Afro-Brasilera. Educación Física Escolar.  Resumo O presente artigo traz reflexões acerca de um processo pedagógico fundamentado na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Intercultural. Realizamos uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e compreender processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matrizes africanas junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Ela foi realizada em uma escola estadual da cidade de Bauru com 26 estudantes e suas respectivas famílias. No levantamento de dados, utilizamos os cadernos de registros dos/as estudantes, os diários de campo e os questionários. Essa investigação nos permitiu compreender a relevância do ensino de jogos, brincadeiras e outros conhecimentos de matrizes africanas nas aulas de Educação Física já que contribuem para a superação de preconceitos relacionados à África e na (re)construção de outros entendimentos sobre esse continente que se mostra tão diverso.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Cultura Africana e Afro-brasileira. Educação Física Escolar. Africa for us Abstract This article reflects on a pedagogical process from the perspective of the Education for Ethnic-Racial Relations and Intercultural Education. It is a qualitative research in order to identify and understand the educational processes of an intervention using cultural elements from African backgrounds. It has involved 26 students, during the Physical Education classes, from the 5th year of the Elementary School in a State school at Bauru, SP. The research has also encompassed the students’ families. 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Utilizamos la investigación cualitativa que tenía como objetivo identificar y comprender los procesos educativos resultantes de una intervención con elementos culturales de origen africano con estudiantes de un curso de 5to año de Enseñanza Básica en las clases de Educación Física. Se realizó en una escuela estatal en la ciudad de Bauru con 26 estudiantes y sus respectivas familias. En la recopilación de datos, utilizamos los cuadernos de registro de los(as) estudiantes, los diarios de campo y los cuestionarios. Esta investigación nos permitió comprender la relevancia de enseñar juegos y jugarretas africanas en las clases de Educación Física para contribuir a superar los preconceptos relacionados con África y en la (re)construcción de otros entendimientos sobre ese continente que muestra ser tan diverso.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Cultura Africana y Afro-Brasilera. Educación Física Escolar.  Resumo O presente artigo traz reflexões acerca de um processo pedagógico fundamentado na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Intercultural. Realizamos uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e compreender processos educativos decorrentes de uma intervenção com elementos culturais de matrizes africanas junto a estudantes de uma turma de 5.º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Ela foi realizada em uma escola estadual da cidade de Bauru com 26 estudantes e suas respectivas famílias. No levantamento de dados, utilizamos os cadernos de registros dos/as estudantes, os diários de campo e os questionários. 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Utilizamos la investigación cualitativa que tenía como objetivo identificar y comprender los procesos educativos resultantes de una intervención con elementos culturales de origen africano con estudiantes de un curso de 5to año de Enseñanza Básica en las clases de Educación Física. Se realizó en una escuela estatal en la ciudad de Bauru con 26 estudiantes y sus respectivas familias. En la recopilación de datos, utilizamos los cuadernos de registro de los(as) estudiantes, los diarios de campo y los cuestionarios. Esta investigación nos permitió comprender la relevancia de enseñar juegos y jugarretas africanas en las clases de Educación Física para contribuir a superar los preconceptos relacionados con África y en la (re)construcción de otros entendimientos sobre ese continente que muestra ser tan diverso.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Cultura Africana y Afro-Brasilera. 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