Africanities for and in education of ethnic-racial relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad. |
id |
SPQMH_8fe425f0c69c94b9f675baa9c8aa3c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Africanities for and in education of ethnic-racial relationsAfricanidades para y en la educación de las relaciones étnico-racialesAfricanidades para e na educação das relações étnico-raciaisProcesos EducativosEducación de las Relaciones Étnico-RacialesAfricanidadesInterculturalidadProcessos EducativosEducação das Relações Étnico-RaciaisAfricanidadesInterculturalidadeEducational ProcessEducation of Ethnic and Race RelationsAfricanitiesInterculturalityResumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-10510.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-105Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 2 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 91-105Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-1052594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/htmlCopyright (c) 2018 Aline de Souza Denzin, Luiz Gonçalves Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDenzin, Aline de SouzaGonçalves Junior, Luiz2022-02-26T03:37:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:37:01Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Africanidades para e na educação das relações étnico-raciais |
title |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations |
spellingShingle |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations Denzin, Aline de Souza Procesos Educativos Educación de las Relaciones Étnico-Raciales Africanidades Interculturalidad Processos Educativos Educação das Relações Étnico-Raciais Africanidades Interculturalidade Educational Process Education of Ethnic and Race Relations Africanities Interculturality |
title_short |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations |
title_full |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations |
title_fullStr |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations |
title_full_unstemmed |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations |
title_sort |
Africanities for and in education of ethnic-racial relations |
author |
Denzin, Aline de Souza |
author_facet |
Denzin, Aline de Souza Gonçalves Junior, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Junior, Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denzin, Aline de Souza Gonçalves Junior, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procesos Educativos Educación de las Relaciones Étnico-Raciales Africanidades Interculturalidad Processos Educativos Educação das Relações Étnico-Raciais Africanidades Interculturalidade Educational Process Education of Ethnic and Race Relations Africanities Interculturality |
topic |
Procesos Educativos Educación de las Relaciones Étnico-Raciales Africanidades Interculturalidad Processos Educativos Educação das Relações Étnico-Raciais Africanidades Interculturalidade Educational Process Education of Ethnic and Race Relations Africanities Interculturality |
description |
Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105 10.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aline de Souza Denzin, Luiz Gonçalves Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aline de Souza Denzin, Luiz Gonçalves Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-105 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 2 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 91-105 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-105 2594-6463 10.29181/2594-6463-2018-v2-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858872773869568 |