Futsal teaching from Sport Education Model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fabiano Schulz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carlan, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141
Resumo: Resumo O presente estudo é um recorte da dissertação de mestrado resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF). O objetivo do trabalho constituiu-se em analisar uma unidade didática de futsal na educação física escolar, desenvolvida a partir dos pressupostos do Sport Education Model. Para esse trabalho, foi utilizada uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica em uma turma de 8º ano de uma escola municipal. Os resultados sugerem que o Sport Education Model potencializou pedagogicamente o tempo de aula e que proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, especialmente dos menos habilidosos na modalidade. Apontaram também que uma única unidade didática foi insuficiente para superar totalmente as discrepâncias de participação nos jogos em virtude das questões de gênero.Palavras-chave: Ensino. Educação Física Escolar. Futsal. Sport Education Model. Futsal teaching from Sport Education Model Abstract This study is an excerpt from the master's thesis resulting from the Professional Master's Program in Physical Education (PROEF). The objective of the work was to analyze a didactic unit of futsal in physical education at school, developed from the assumptions of the Sport Education Model. For this work, a research of the pedagogical intervention, was used in a class of 8th grade in a municipal school. The results suggest that the Sport Education Model pedagogically potentialized class time and provided greater involvement and motivation for students, especially those less skilled in the sport. They also pointed out that a single teaching unit was insufficient to fully overcome the discrepancies in participation in the games because of gender issues.Keywords: Teaching. School Physical Education. Futsal. Sport Education Model. La enseñanza del futsal a partir del Sport Education Model Resumen El estúdio presente es un recorte de la disertación de Maestría resultante del Programa de Maestría Profesional en Educación Física (PROEF). El objetivo del trabajo era analizar una unidad de enseñanza de futsal en clases de Educación física, desenvuelta a partir de los supuestos del Sport Education Model. Para tal tarea se utilizó una investigación del tipo de intervención pedagógica en um grupo del 8º año de una escuela pública. Los resultados sugieren que el Sport Education Model consiguió impulsionar pedagógicamente el tiempo de clase, también proporcionando una mayor participación y motivación por los alumnos, especialmente por aquellos com un grado menor de habilidad en la modalidad deportiva estudiada. Los resultados también señalaron que apenas una sola unidad de enseñanza fue insuficiente para superar todas las discrepancias de participación en los juegos por cuestiones de género.Palabras clave: Enseñanza. Educación Física Escolar. Futsal. Sport Education Model.  
id SPQMH_118f69649051e05e57e914662e42882c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/87
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Futsal teaching from Sport Education ModelLa enseñanza del futsal a partir del Sport Education ModelO ensino do futsal escolar a partir do Sport Education ModelEnseñanzaEducación Física Escolar FutsalSport Education ModelEnsinoEducação Física EscolarFutsalSport Education ModelTeachingSchool Physical EducationFutsalSport Education ModelResumo O presente estudo é um recorte da dissertação de mestrado resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF). O objetivo do trabalho constituiu-se em analisar uma unidade didática de futsal na educação física escolar, desenvolvida a partir dos pressupostos do Sport Education Model. Para esse trabalho, foi utilizada uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica em uma turma de 8º ano de uma escola municipal. Os resultados sugerem que o Sport Education Model potencializou pedagogicamente o tempo de aula e que proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, especialmente dos menos habilidosos na modalidade. Apontaram também que uma única unidade didática foi insuficiente para superar totalmente as discrepâncias de participação nos jogos em virtude das questões de gênero.Palavras-chave: Ensino. Educação Física Escolar. Futsal. Sport Education Model. Futsal teaching from Sport Education Model Abstract This study is an excerpt from the master's thesis resulting from the Professional Master's Program in Physical Education (PROEF). The objective of the work was to analyze a didactic unit of futsal in physical education at school, developed from the assumptions of the Sport Education Model. For this work, a research of the pedagogical intervention, was used in a class of 8th grade in a municipal school. The results suggest that the Sport Education Model pedagogically potentialized class time and provided greater involvement and motivation for students, especially those less skilled in the sport. They also pointed out that a single teaching unit was insufficient to fully overcome the discrepancies in participation in the games because of gender issues.Keywords: Teaching. School Physical Education. Futsal. Sport Education Model. La enseñanza del futsal a partir del Sport Education Model Resumen El estúdio presente es un recorte de la disertación de Maestría resultante del Programa de Maestría Profesional en Educación Física (PROEF). El objetivo del trabajo era analizar una unidad de enseñanza de futsal en clases de Educación física, desenvuelta a partir de los supuestos del Sport Education Model. Para tal tarea se utilizó una investigación del tipo de intervención pedagógica en um grupo del 8º año de una escuela pública. Los resultados sugieren que el Sport Education Model consiguió impulsionar pedagógicamente el tiempo de clase, también proporcionando una mayor participación y motivación por los alumnos, especialmente por aquellos com un grado menor de habilidad en la modalidad deportiva estudiada. Los resultados también señalaron que apenas una sola unidad de enseñanza fue insuficiente para superar todas las discrepancias de participación en los juegos por cuestiones de género.Palabras clave: Enseñanza. Educación Física Escolar. Futsal. Sport Education Model.  Resumo O presente estudo é um recorte da dissertação de mestrado resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF). O objetivo do trabalho constituiu-se em analisar uma unidade didática de futsal na educação física escolar, desenvolvida a partir dos pressupostos do Sport Education Model. Para esse trabalho, foi utilizada uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica em uma turma de 8º ano de uma escola municipal. Os resultados sugerem que o Sport Education Model potencializou pedagogicamente o tempo de aula e que proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, especialmente dos menos habilidosos na modalidade. Apontaram também que uma única unidade didática foi insuficiente para superar totalmente as discrepâncias de participação nos jogos em virtude das questões de gênero.Palavras-chave: Ensino. Educação Física Escolar. Futsal. Sport Education Model. Futsal teaching from Sport Education Model Abstract This study is an excerpt from the master's thesis resulting from the Professional Master's Program in Physical Education (PROEF). The objective of the work was to analyze a didactic unit of futsal in physical education at school, developed from the assumptions of the Sport Education Model. For this work, a research of the pedagogical intervention, was used in a class of 8th grade in a municipal school. The results suggest that the Sport Education Model pedagogically potentialized class time and provided greater involvement and motivation for students, especially those less skilled in the sport. They also pointed out that a single teaching unit was insufficient to fully overcome the discrepancies in participation in the games because of gender issues.Keywords: Teaching. School Physical Education. Futsal. Sport Education Model. La enseñanza del futsal a partir del Sport Education Model Resumen El estúdio presente es un recorte de la disertación de Maestría resultante del Programa de Maestría Profesional en Educación Física (PROEF). El objetivo del trabajo era analizar una unidad de enseñanza de futsal en clases de Educación física, desenvuelta a partir de los supuestos del Sport Education Model. Para tal tarea se utilizó una investigación del tipo de intervención pedagógica en um grupo del 8º año de una escuela pública. Los resultados sugieren que el Sport Education Model consiguió impulsionar pedagógicamente el tiempo de clase, también proporcionando una mayor participación y motivación por los alumnos, especialmente por aquellos com un grado menor de habilidad en la modalidad deportiva estudiada. Los resultados también señalaron que apenas una sola unidad de enseñanza fue insuficiente para superar todas las discrepancias de participación en los juegos por cuestiones de género.Palabras clave: Enseñanza. Educación Física Escolar. Futsal. Sport Education Model.  ResumoO presente estudo é um recorte da dissertação de mestrado resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF). O objetivo do trabalho constituiu-se em analisar uma unidade didática de futsal na educação física escolar, desenvolvida a partir dos pressupostos do Sport Education Model. Para esse trabalho, foi utilizada uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica em uma turma de 8º ano de uma escola municipal. Os resultados sugerem que o Sport Education Model potencializou pedagogicamente o tempo de aula e que proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, especialmente dos menos habilidosos na modalidade. Apontaram também que uma única unidade didática foi insuficiente para superar totalmente as discrepâncias de participação nos jogos em virtude das questões de gênero.Palavras-chave: Ensino. Educação Física Escolar. Futsal. Sport Education Model.Futsal teaching from Sport Education ModelAbstractThis study is an excerpt from the master's thesis resulting from the Professional Master's Program in Physical Education (PROEF). The objective of the work was to analyze a didactic unit of futsal in physical education at school, developed from the assumptions of the Sport Education Model. For this work, a research of the pedagogical intervention, was used in a class of 8th grade in a municipal school. The results suggest that the Sport Education Model pedagogically potentialized class time and provided greater involvement and motivation for students, especially those less skilled in the sport. They also pointed out that a single teaching unit was insufficient to fully overcome the discrepancies in participation in the games because of gender issues.Keywords: Teaching. School Physical Education. Futsal. Sport Education Model.La enseñanza del futsal a partir del Sport Education ModelResumenEl estúdio presente es un recorte de la disertación de Maestría resultante del Programa de Maestría Profesional en Educación Física (PROEF). El objetivo del trabajo era analizar una unidad de enseñanza de futsal en clases de Educación física, desenvuelta a partir de los supuestos del Sport Education Model. Para tal tarea se utilizó una investigación del tipo de intervención pedagógica en um grupo del 8º año de una escuela pública. Los resultados sugieren que el Sport Education Model consiguió impulsionar pedagógicamente el tiempo de clase, también proporcionando una mayor participación y motivación por los alumnos, especialmente por aquellos com un grado menor de habilidad en la modalidad deportiva estudiada. Los resultados también señalaron que apenas una sola unidad de enseñanza fue insuficiente para superar todas las discrepancias de participación en los juegos por cuestiones de género.Palabras clave: Enseñanza. Educación Física Escolar. Futsal. Sport Education Model. Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-14110.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 127-141Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 127-141Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 127-1412594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141/htmlCopyright (c) 2020 Fabiano Schulz Lopes, Paulo Carlanhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Fabiano SchulzCarlan, Paulo2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/87Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Futsal teaching from Sport Education Model
La enseñanza del futsal a partir del Sport Education Model
O ensino do futsal escolar a partir do Sport Education Model
title Futsal teaching from Sport Education Model
spellingShingle Futsal teaching from Sport Education Model
Lopes, Fabiano Schulz
Enseñanza
Educación Física Escolar
Futsal
Sport Education Model
Ensino
Educação Física Escolar
Futsal
Sport Education Model
Teaching
School Physical Education
Futsal
Sport Education Model
title_short Futsal teaching from Sport Education Model
title_full Futsal teaching from Sport Education Model
title_fullStr Futsal teaching from Sport Education Model
title_full_unstemmed Futsal teaching from Sport Education Model
title_sort Futsal teaching from Sport Education Model
author Lopes, Fabiano Schulz
author_facet Lopes, Fabiano Schulz
Carlan, Paulo
author_role author
author2 Carlan, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fabiano Schulz
Carlan, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza
Educación Física Escolar
Futsal
Sport Education Model
Ensino
Educação Física Escolar
Futsal
Sport Education Model
Teaching
School Physical Education
Futsal
Sport Education Model
topic Enseñanza
Educación Física Escolar
Futsal
Sport Education Model
Ensino
Educação Física Escolar
Futsal
Sport Education Model
Teaching
School Physical Education
Futsal
Sport Education Model
description Resumo O presente estudo é um recorte da dissertação de mestrado resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF). O objetivo do trabalho constituiu-se em analisar uma unidade didática de futsal na educação física escolar, desenvolvida a partir dos pressupostos do Sport Education Model. Para esse trabalho, foi utilizada uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica em uma turma de 8º ano de uma escola municipal. Os resultados sugerem que o Sport Education Model potencializou pedagogicamente o tempo de aula e que proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, especialmente dos menos habilidosos na modalidade. Apontaram também que uma única unidade didática foi insuficiente para superar totalmente as discrepâncias de participação nos jogos em virtude das questões de gênero.Palavras-chave: Ensino. Educação Física Escolar. Futsal. Sport Education Model. Futsal teaching from Sport Education Model Abstract This study is an excerpt from the master's thesis resulting from the Professional Master's Program in Physical Education (PROEF). The objective of the work was to analyze a didactic unit of futsal in physical education at school, developed from the assumptions of the Sport Education Model. For this work, a research of the pedagogical intervention, was used in a class of 8th grade in a municipal school. The results suggest that the Sport Education Model pedagogically potentialized class time and provided greater involvement and motivation for students, especially those less skilled in the sport. They also pointed out that a single teaching unit was insufficient to fully overcome the discrepancies in participation in the games because of gender issues.Keywords: Teaching. School Physical Education. Futsal. Sport Education Model. La enseñanza del futsal a partir del Sport Education Model Resumen El estúdio presente es un recorte de la disertación de Maestría resultante del Programa de Maestría Profesional en Educación Física (PROEF). El objetivo del trabajo era analizar una unidad de enseñanza de futsal en clases de Educación física, desenvuelta a partir de los supuestos del Sport Education Model. Para tal tarea se utilizó una investigación del tipo de intervención pedagógica en um grupo del 8º año de una escuela pública. Los resultados sugieren que el Sport Education Model consiguió impulsionar pedagógicamente el tiempo de clase, también proporcionando una mayor participación y motivación por los alumnos, especialmente por aquellos com un grado menor de habilidad en la modalidad deportiva estudiada. Los resultados también señalaron que apenas una sola unidad de enseñanza fue insuficiente para superar todas las discrepancias de participación en los juegos por cuestiones de género.Palabras clave: Enseñanza. Educación Física Escolar. Futsal. Sport Education Model.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p127-141/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fabiano Schulz Lopes, Paulo Carlan
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fabiano Schulz Lopes, Paulo Carlan
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 127-141
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 127-141
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 127-141
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231721040576512