A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187 |
Resumo: | Resumo Contextualizamos brevemente o processo de discussão, elaboração, promulgação e homologação da BNCC, seguindo-se à sua problematização, com ênfase no ensino de arte na Educação Infantil e Ensino Fundamental, na tentativa de levantar os limites e as potencialidades da BNCC. Entendemos que este documento é o ponto final do percurso, que é o currículo (o quê, porquê, quando e como ensinar), dependendo de quem o realiza in loco, de modo a ser capaz de ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis enquanto atividade de cada pessoa envolvida na promoção de uma educação escolar brasileira transformadora e libertadora.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Arte. Educação Infantil. Ensino Fundamental. The proposal of the Common Curricular National Base for teaching Arts Abstract We have briefly contextualized the discussion, elaboration, promulgation and homologation of Common Curricular National Base, following its problematic, emphasizing the teaching of arts in Children’s Education and Elementary School, when trying to raise the bar and potential of Common Curricular National Base. We understand that this document is the final stop of this route, which is the curriculum (what, why, when and how to teach), depending on who performs it in loco, so as to being capable of acting-reflecting-acting, that is, the practice while activity of each person involved in the promotion of a transforming and freeing Brazilian school education.Keywords: Common Curricular National Base. Arts Teaching. Children’s Education. Elementary School. La propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de Arte Resumen Contextualizamos brevemente el proceso de discusión, elaboración, promulgación y homologación de la Base Nacional Común del Curriculum, luego de su problematización, con énfasis en la enseñanza del arte en la enseñanza de niños y en la escuela primaria, en un intento de elevar los límites y las potencialidades de la Base Nacional Común del Curriculum. Entendemos que este documento es el punto final del recorrido, que es el plan de estudios (qué, por qué, cuándo y cómo enseñar), dependiendo de quién lo hace in loco, con el fin de ser capaz de acción-reflexión-acción, esto es, La praxis mientras actividad de cada persona involucrada en la promoción de una educación escolar brasileña transformadora y liberadora.Palabras clave: Base Nacional Común del Curriculum. Educación Artística. Enseñanza de Niños. Escuela Primaria. |
id |
SPQMH_2acf4e6153599050503d0003e5cdf5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ArteThe proposal of the Common Curricular National Base for teaching ArtsLa propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de ArteBase Nacional Común del CurriculumEducación ArtísticaEnseñanza de NiñosEscuela PrimariaBase Nacional Comum CurricularEnsino de ArteEducação InfantilEnsino FundamentalCommon Curricular National BaseArts TeachingChildren’s EducationElementary SchoolResumo Contextualizamos brevemente o processo de discussão, elaboração, promulgação e homologação da BNCC, seguindo-se à sua problematização, com ênfase no ensino de arte na Educação Infantil e Ensino Fundamental, na tentativa de levantar os limites e as potencialidades da BNCC. Entendemos que este documento é o ponto final do percurso, que é o currículo (o quê, porquê, quando e como ensinar), dependendo de quem o realiza in loco, de modo a ser capaz de ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis enquanto atividade de cada pessoa envolvida na promoção de uma educação escolar brasileira transformadora e libertadora.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Arte. Educação Infantil. Ensino Fundamental. The proposal of the Common Curricular National Base for teaching Arts Abstract We have briefly contextualized the discussion, elaboration, promulgation and homologation of Common Curricular National Base, following its problematic, emphasizing the teaching of arts in Children’s Education and Elementary School, when trying to raise the bar and potential of Common Curricular National Base. We understand that this document is the final stop of this route, which is the curriculum (what, why, when and how to teach), depending on who performs it in loco, so as to being capable of acting-reflecting-acting, that is, the practice while activity of each person involved in the promotion of a transforming and freeing Brazilian school education.Keywords: Common Curricular National Base. Arts Teaching. Children’s Education. Elementary School. La propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de Arte Resumen Contextualizamos brevemente el proceso de discusión, elaboración, promulgación y homologación de la Base Nacional Común del Curriculum, luego de su problematización, con énfasis en la enseñanza del arte en la enseñanza de niños y en la escuela primaria, en un intento de elevar los límites y las potencialidades de la Base Nacional Común del Curriculum. Entendemos que este documento es el punto final del recorrido, que es el plan de estudios (qué, por qué, cuándo y cómo enseñar), dependiendo de quién lo hace in loco, con el fin de ser capaz de acción-reflexión-acción, esto es, La praxis mientras actividad de cada persona involucrada en la promoción de una educación escolar brasileña transformadora y liberadora.Palabras clave: Base Nacional Común del Curriculum. Educación Artística. Enseñanza de Niños. Escuela Primaria.Resumo Contextualizamos brevemente o processo de discussão, elaboração, promulgação e homologação da BNCC, seguindo-se à sua problematização, com ênfase no ensino de arte na Educação Infantil e Ensino Fundamental, na tentativa de levantar os limites e as potencialidades da BNCC. Entendemos que este documento é o ponto final do percurso, que é o currículo (o quê, porquê, quando e como ensinar), dependendo de quem o realiza in loco, de modo a ser capaz de ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis enquanto atividade de cada pessoa envolvida na promoção de uma educação escolar brasileira transformadora e libertadora.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Arte. Educação Infantil. Ensino Fundamental. The proposal of the Common Curricular National Base for teaching Arts Abstract We have briefly contextualized the discussion, elaboration, promulgation and homologation of Common Curricular National Base, following its problematic, emphasizing the teaching of arts in Children’s Education and Elementary School, when trying to raise the bar and potential of Common Curricular National Base. We understand that this document is the final stop of this route, which is the curriculum (what, why, when and how to teach), depending on who performs it in loco, so as to being capable of acting-reflecting-acting, that is, the practice while activity of each person involved in the promotion of a transforming and freeing Brazilian school education.Keywords: Common Curricular National Base. Arts Teaching. Children’s Education. Elementary School. La propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de Arte Resumen Contextualizamos brevemente el proceso de discusión, elaboración, promulgación y homologación de la Base Nacional Común del Curriculum, luego de su problematización, con énfasis en la enseñanza del arte en la enseñanza de niños y en la escuela primaria, en un intento de elevar los límites y las potencialidades de la Base Nacional Común del Curriculum. Entendemos que este documento es el punto final del recorrido, que es el plan de estudios (qué, por qué, cuándo y cómo enseñar), dependiendo de quién lo hace in loco, con el fin de ser capaz de acción-reflexión-acción, esto es, La praxis mientras actividad de cada persona involucrada en la promoción de una educación escolar brasileña transformadora y liberadora.Palabras clave: Base Nacional Común del Curriculum. Educación Artística. Enseñanza de Niños. Escuela Primaria.Resumo Contextualizamos brevemente o processo de discussão, elaboração, promulgação e homologação da BNCC, seguindo-se à sua problematização, com ênfase no ensino de arte na Educação Infantil e Ensino Fundamental, na tentativa de levantar os limites e as potencialidades da BNCC. Entendemos que este documento é o ponto final do percurso, que é o currículo (o quê, porquê, quando e como ensinar), dependendo de quem o realiza in loco, de modo a ser capaz de ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis enquanto atividade de cada pessoa envolvida na promoção de uma educação escolar brasileira transformadora e libertadora.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Arte. Educação Infantil. Ensino Fundamental. The proposal of the Common Curricular National Base for teaching Arts Abstract We have briefly contextualized the discussion, elaboration, promulgation and homologation of Common Curricular National Base, following its problematic, emphasizing the teaching of arts in Children’s Education and Elementary School, when trying to raise the bar and potential of Common Curricular National Base. We understand that this document is the final stop of this route, which is the curriculum (what, why, when and how to teach), depending on who performs it in loco, so as to being capable of acting-reflecting-acting, that is, the practice while activity of each person involved in the promotion of a transforming and freeing Brazilian school education.Keywords: Common Curricular National Base. Arts Teaching. Children’s Education. Elementary School. La propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de Arte Resumen Contextualizamos brevemente el proceso de discusión, elaboración, promulgación y homologación de la Base Nacional Común del Curriculum, luego de su problematización, con énfasis en la enseñanza del arte en la enseñanza de niños y en la escuela primaria, en un intento de elevar los límites y las potencialidades de la Base Nacional Común del Curriculum. Entendemos que este documento es el punto final del recorrido, que es el plan de estudios (qué, por qué, cuándo y cómo enseñar), dependiendo de quién lo hace in loco, con el fin de ser capaz de acción-reflexión-acción, esto es, La praxis mientras actividad de cada persona involucrada en la promoción de una educación escolar brasileña transformadora y liberadora.Palabras clave: Base Nacional Común del Curriculum. Educación Artística. Enseñanza de Niños. Escuela Primaria.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2019-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-18710.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-187Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 3 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 177-187Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-1872594-646310.29181/2594-6463-2019-v3-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187/htmlCopyright (c) 2019 Denise Andrade de Freitas Martins, Maria Aparecida Augusto Satto Vilelahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas Martins, Denise Andrade deVilela, Maria Aparecida Augusto Satto2022-02-26T03:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:35:01Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte The proposal of the Common Curricular National Base for teaching Arts La propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de Arte |
title |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte |
spellingShingle |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte Freitas Martins, Denise Andrade de Base Nacional Común del Curriculum Educación Artística Enseñanza de Niños Escuela Primaria Base Nacional Comum Curricular Ensino de Arte Educação Infantil Ensino Fundamental Common Curricular National Base Arts Teaching Children’s Education Elementary School |
title_short |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte |
title_full |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte |
title_fullStr |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte |
title_full_unstemmed |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte |
title_sort |
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte |
author |
Freitas Martins, Denise Andrade de |
author_facet |
Freitas Martins, Denise Andrade de Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas Martins, Denise Andrade de Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Común del Curriculum Educación Artística Enseñanza de Niños Escuela Primaria Base Nacional Comum Curricular Ensino de Arte Educação Infantil Ensino Fundamental Common Curricular National Base Arts Teaching Children’s Education Elementary School |
topic |
Base Nacional Común del Curriculum Educación Artística Enseñanza de Niños Escuela Primaria Base Nacional Comum Curricular Ensino de Arte Educação Infantil Ensino Fundamental Common Curricular National Base Arts Teaching Children’s Education Elementary School |
description |
Resumo Contextualizamos brevemente o processo de discussão, elaboração, promulgação e homologação da BNCC, seguindo-se à sua problematização, com ênfase no ensino de arte na Educação Infantil e Ensino Fundamental, na tentativa de levantar os limites e as potencialidades da BNCC. Entendemos que este documento é o ponto final do percurso, que é o currículo (o quê, porquê, quando e como ensinar), dependendo de quem o realiza in loco, de modo a ser capaz de ação-reflexão-ação, ou seja, a práxis enquanto atividade de cada pessoa envolvida na promoção de uma educação escolar brasileira transformadora e libertadora.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino de Arte. Educação Infantil. Ensino Fundamental. The proposal of the Common Curricular National Base for teaching Arts Abstract We have briefly contextualized the discussion, elaboration, promulgation and homologation of Common Curricular National Base, following its problematic, emphasizing the teaching of arts in Children’s Education and Elementary School, when trying to raise the bar and potential of Common Curricular National Base. We understand that this document is the final stop of this route, which is the curriculum (what, why, when and how to teach), depending on who performs it in loco, so as to being capable of acting-reflecting-acting, that is, the practice while activity of each person involved in the promotion of a transforming and freeing Brazilian school education.Keywords: Common Curricular National Base. Arts Teaching. Children’s Education. Elementary School. La propuesta de la Base Nacional Común del Curriculum para la enseñanza de Arte Resumen Contextualizamos brevemente el proceso de discusión, elaboración, promulgación y homologación de la Base Nacional Común del Curriculum, luego de su problematización, con énfasis en la enseñanza del arte en la enseñanza de niños y en la escuela primaria, en un intento de elevar los límites y las potencialidades de la Base Nacional Común del Curriculum. Entendemos que este documento es el punto final del recorrido, que es el plan de estudios (qué, por qué, cuándo y cómo enseñar), dependiendo de quién lo hace in loco, con el fin de ser capaz de acción-reflexión-acción, esto es, La praxis mientras actividad de cada persona involucrada en la promoción de una educación escolar brasileña transformadora y liberadora.Palabras clave: Base Nacional Común del Curriculum. Educación Artística. Enseñanza de Niños. Escuela Primaria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187 10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p177-187/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Denise Andrade de Freitas Martins, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Denise Andrade de Freitas Martins, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-187 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 3 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 177-187 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 177-187 2594-6463 10.29181/2594-6463-2019-v3-n3 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858872871387136 |