Evaluation in school physical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Júnior, Rogério Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida Junior, Admir Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189
Resumo: Resumo A avaliação na atualidade vem sofrendo questionamentos e novas possibilidades estão surgindo. Os documentos norteadores educacionais recentes apontam para uma avaliação qualitativa e processual. Na Educação Física escolar, esse movimento acontece na superação de um modelo avaliativo esportivista ou conservador, para um mais aliado às abordagens críticas. A dificuldade apresentada por muitos professores de Educação Física em relação à avaliação, reside em trabalhar com experiências corporais que não podem ser totalmente traduzidas nem pela fala, nem pela escrita. Dessa forma, é necessária a utilização de um modelo avaliativo que dialogue com a forma escolar e ao mesmo tempo abrace as especificidades da Educação Física, o que não ocorrerá sem tensionamentos.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Aprendizagem. Evaluation in school physical education Abstract Evaluation today is being questioned and new possibilities are emerging. Recent educational guidelines point to a qualitative and procedural assessment. In school Physical Education, this movement occurs in overcoming sportive or conservative evaluative model, for a critical approaches closer model. The difficulty presented by many Physical Education teachers in relation to assessment, lies in working with bodily experiences that cannot be fully translated neither by speech nor by writing. Thus, it is necessary to use an evaluative model that dialogs with the school form and at the same time embraces the specificities of Physical Education, such a model will not occur without tension.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Learning. Evaluación en la educación física escolar Resumen La evaluación de hoy está siendo cuestionada y están surgiendo nuevas posibilidades. Las pautas educativas recientes apuntan a una evaluación cualitativa y de procedimiento. En la educación física escolar, este movimiento tiene lugar en la superación de un modelo de evaluación deportivo o conservador, para un aliado más a los enfoques críticos. La dificultad presentada por muchos maestros de Educación Física en relación con la evaluación radica en trabajar con experiencias corporales que no se pueden traducir completamente ni con el habla ni con la escritura. Por lo tanto, es necesario usar un modelo evaluativo que dialoga con la forma de la escuela y al mismo tiempo abarca los detalles de la Educación Física, que no sucederá sin tensión.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Aprendizaje.
id SPQMH_79dc020fb46c7f7c02add5a32699c133
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Evaluation in school physical educationEvaluación en la educación física escolarO avaliar na educação física escolarEvaluationSchool Physical EducationLearningAvaliaçãoEducação Física EscolarAprendizagemEvaluaciónEducación Física EscolarAprendizajeResumo A avaliação na atualidade vem sofrendo questionamentos e novas possibilidades estão surgindo. Os documentos norteadores educacionais recentes apontam para uma avaliação qualitativa e processual. Na Educação Física escolar, esse movimento acontece na superação de um modelo avaliativo esportivista ou conservador, para um mais aliado às abordagens críticas. A dificuldade apresentada por muitos professores de Educação Física em relação à avaliação, reside em trabalhar com experiências corporais que não podem ser totalmente traduzidas nem pela fala, nem pela escrita. Dessa forma, é necessária a utilização de um modelo avaliativo que dialogue com a forma escolar e ao mesmo tempo abrace as especificidades da Educação Física, o que não ocorrerá sem tensionamentos.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Aprendizagem. Evaluation in school physical education Abstract Evaluation today is being questioned and new possibilities are emerging. Recent educational guidelines point to a qualitative and procedural assessment. In school Physical Education, this movement occurs in overcoming sportive or conservative evaluative model, for a critical approaches closer model. The difficulty presented by many Physical Education teachers in relation to assessment, lies in working with bodily experiences that cannot be fully translated neither by speech nor by writing. Thus, it is necessary to use an evaluative model that dialogs with the school form and at the same time embraces the specificities of Physical Education, such a model will not occur without tension.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Learning. Evaluación en la educación física escolar Resumen La evaluación de hoy está siendo cuestionada y están surgiendo nuevas posibilidades. Las pautas educativas recientes apuntan a una evaluación cualitativa y de procedimiento. En la educación física escolar, este movimiento tiene lugar en la superación de un modelo de evaluación deportivo o conservador, para un aliado más a los enfoques críticos. La dificultad presentada por muchos maestros de Educación Física en relación con la evaluación radica en trabajar con experiencias corporales que no se pueden traducir completamente ni con el habla ni con la escritura. Por lo tanto, es necesario usar un modelo evaluativo que dialoga con la forma de la escuela y al mismo tiempo abarca los detalles de la Educación Física, que no sucederá sin tensión.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Aprendizaje.Resumo A avaliação na atualidade vem sofrendo questionamentos e novas possibilidades estão surgindo. Os documentos norteadores educacionais recentes apontam para uma avaliação qualitativa e processual. Na Educação Física escolar, esse movimento acontece na superação de um modelo avaliativo esportivista ou conservador, para um mais aliado às abordagens críticas. A dificuldade apresentada por muitos professores de Educação Física em relação à avaliação, reside em trabalhar com experiências corporais que não podem ser totalmente traduzidas nem pela fala, nem pela escrita. Dessa forma, é necessária a utilização de um modelo avaliativo que dialogue com a forma escolar e ao mesmo tempo abrace as especificidades da Educação Física, o que não ocorrerá sem tensionamentos.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Aprendizagem. Evaluation in school physical education Abstract Evaluation today is being questioned and new possibilities are emerging. Recent educational guidelines point to a qualitative and procedural assessment. In school Physical Education, this movement occurs in overcoming sportive or conservative evaluative model, for a critical approaches closer model. The difficulty presented by many Physical Education teachers in relation to assessment, lies in working with bodily experiences that cannot be fully translated neither by speech nor by writing. Thus, it is necessary to use an evaluative model that dialogs with the school form and at the same time embraces the specificities of Physical Education, such a model will not occur without tension.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Learning. Evaluación en la educación física escolar Resumen La evaluación de hoy está siendo cuestionada y están surgiendo nuevas posibilidades. Las pautas educativas recientes apuntan a una evaluación cualitativa y de procedimiento. En la educación física escolar, este movimiento tiene lugar en la superación de un modelo de evaluación deportivo o conservador, para un aliado más a los enfoques críticos. La dificultad presentada por muchos maestros de Educación Física en relación con la evaluación radica en trabajar con experiencias corporales que no se pueden traducir completamente ni con el habla ni con la escritura. Por lo tanto, es necesario usar un modelo evaluativo que dialoga con la forma de la escuela y al mismo tiempo abarca los detalles de la Educación Física, que no sucederá sin tensión.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Aprendizaje.Resumo A avaliação na atualidade vem sofrendo questionamentos e novas possibilidades estão surgindo. Os documentos norteadores educacionais recentes apontam para uma avaliação qualitativa e processual. Na Educação Física escolar, esse movimento acontece na superação de um modelo avaliativo esportivista ou conservador, para um mais aliado às abordagens críticas. A dificuldade apresentada por muitos professores de Educação Física em relação à avaliação, reside em trabalhar com experiências corporais que não podem ser totalmente traduzidas nem pela fala, nem pela escrita. Dessa forma, é necessária a utilização de um modelo avaliativo que dialogue com a forma escolar e ao mesmo tempo abrace as especificidades da Educação Física, o que não ocorrerá sem tensionamentos.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Aprendizagem. Evaluation in school physical education Abstract Evaluation today is being questioned and new possibilities are emerging. Recent educational guidelines point to a qualitative and procedural assessment. In school Physical Education, this movement occurs in overcoming sportive or conservative evaluative model, for a critical approaches closer model. The difficulty presented by many Physical Education teachers in relation to assessment, lies in working with bodily experiences that cannot be fully translated neither by speech nor by writing. Thus, it is necessary to use an evaluative model that dialogs with the school form and at the same time embraces the specificities of Physical Education, such a model will not occur without tension.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Learning. Evaluación en la educación física escolar Resumen La evaluación de hoy está siendo cuestionada y están surgiendo nuevas posibilidades. Las pautas educativas recientes apuntan a una evaluación cualitativa y de procedimiento. En la educación física escolar, este movimiento tiene lugar en la superación de un modelo de evaluación deportivo o conservador, para un aliado más a los enfoques críticos. La dificultad presentada por muchos maestros de Educación Física en relación con la evaluación radica en trabajar con experiencias corporales que no se pueden traducir completamente ni con el habla ni con la escritura. Por lo tanto, es necesario usar un modelo evaluativo que dialoga con la forma de la escuela y al mismo tiempo abarca los detalles de la Educación Física, que no sucederá sin tensión.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Aprendizaje.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-18910.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 180-189Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 180-189Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 180-1892594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189/htmlCopyright (c) 2020 Rogério Alves Antunes Júnior, Admir Soares de Almeida Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes Júnior, Rogério AlvesAlmeida Junior, Admir Soares de2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation in school physical education
Evaluación en la educación física escolar
O avaliar na educação física escolar
title Evaluation in school physical education
spellingShingle Evaluation in school physical education
Antunes Júnior, Rogério Alves
Evaluation
School Physical Education
Learning
Avaliação
Educação Física Escolar
Aprendizagem
Evaluación
Educación Física Escolar
Aprendizaje
title_short Evaluation in school physical education
title_full Evaluation in school physical education
title_fullStr Evaluation in school physical education
title_full_unstemmed Evaluation in school physical education
title_sort Evaluation in school physical education
author Antunes Júnior, Rogério Alves
author_facet Antunes Júnior, Rogério Alves
Almeida Junior, Admir Soares de
author_role author
author2 Almeida Junior, Admir Soares de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes Júnior, Rogério Alves
Almeida Junior, Admir Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation
School Physical Education
Learning
Avaliação
Educação Física Escolar
Aprendizagem
Evaluación
Educación Física Escolar
Aprendizaje
topic Evaluation
School Physical Education
Learning
Avaliação
Educação Física Escolar
Aprendizagem
Evaluación
Educación Física Escolar
Aprendizaje
description Resumo A avaliação na atualidade vem sofrendo questionamentos e novas possibilidades estão surgindo. Os documentos norteadores educacionais recentes apontam para uma avaliação qualitativa e processual. Na Educação Física escolar, esse movimento acontece na superação de um modelo avaliativo esportivista ou conservador, para um mais aliado às abordagens críticas. A dificuldade apresentada por muitos professores de Educação Física em relação à avaliação, reside em trabalhar com experiências corporais que não podem ser totalmente traduzidas nem pela fala, nem pela escrita. Dessa forma, é necessária a utilização de um modelo avaliativo que dialogue com a forma escolar e ao mesmo tempo abrace as especificidades da Educação Física, o que não ocorrerá sem tensionamentos.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Aprendizagem. Evaluation in school physical education Abstract Evaluation today is being questioned and new possibilities are emerging. Recent educational guidelines point to a qualitative and procedural assessment. In school Physical Education, this movement occurs in overcoming sportive or conservative evaluative model, for a critical approaches closer model. The difficulty presented by many Physical Education teachers in relation to assessment, lies in working with bodily experiences that cannot be fully translated neither by speech nor by writing. Thus, it is necessary to use an evaluative model that dialogs with the school form and at the same time embraces the specificities of Physical Education, such a model will not occur without tension.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Learning. Evaluación en la educación física escolar Resumen La evaluación de hoy está siendo cuestionada y están surgiendo nuevas posibilidades. Las pautas educativas recientes apuntan a una evaluación cualitativa y de procedimiento. En la educación física escolar, este movimiento tiene lugar en la superación de un modelo de evaluación deportivo o conservador, para un aliado más a los enfoques críticos. La dificultad presentada por muchos maestros de Educación Física en relación con la evaluación radica en trabajar con experiencias corporales que no se pueden traducir completamente ni con el habla ni con la escritura. Por lo tanto, es necesario usar un modelo evaluativo que dialoga con la forma de la escuela y al mismo tiempo abarca los detalles de la Educación Física, que no sucederá sin tensión.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Aprendizaje.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p180-189/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rogério Alves Antunes Júnior, Admir Soares de Almeida Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rogério Alves Antunes Júnior, Admir Soares de Almeida Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 180-189
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 180-189
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 180-189
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872985681920