Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Jacqueline Faria de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vicente,Natália Gomes, Santos,Juliana Pereira Pontes, Weffort,Virgínia Resende Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822015000300349
Resumo: ResumoObjetivo:Revisar a literatura sobre a frequência da deficiência de vitamina D e suas consequências em crianças e adolescentes com anemia falciforme.Fontes de dados:O levantamento bibliográfico foi feito nas bases bibliográficas Medline, U.S. National Library of Medicine e National Institutes of Health (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Cochrane. Os descritores foram selecionados com o uso do Medical Heading Terms (MeSH): “Vitamin D” OU “Vitamin D deficiency” E “anemia, sickle cell” E “child” E “adolescent”. A busca limitou-se aos artigos em inglês, espanhol e português, com data de publicação até abril de 2014.Síntese dos dados:Foram selecionados 11 estudos, entre os 18 encontrados. A pesquisa revelou que os níveis séricos de vitamina D em crianças e/ou adolescentes com anemia falciforme encontram-se baixos em seis de 11 artigos analisados. Essa frequência de deficiência de vitamina D em pacientes com anemia falciforme excede a do grupo de comparação saudável. A baixa ingesta de vitamina D, a sazonalidade, a exposição solar, o metabolismo aumentado próprio da hemoglobinopatia e o aumento da idade são fatores associados à deficiência. Houve associação entre deficiência significativa de vitamina D e fraqueza óssea e crises dolorosas. Há correlação positiva entre aumento dos níveis de vitamina D por meio da suplementação e a capacidade funcional física.Conclusões:A deficiência de vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme é prevalente e necessita de mais estudos para evidenciar a sua relação com comorbidades e possíveis benefícios da suplementação da vitamina D.
id SPSP-1_269c2f6421bd01e3413f4909da1dc060
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822015000300349
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativaVitamina DDeficiência de vitamina DAnemia falciformeCriançaAdolescenteResumoObjetivo:Revisar a literatura sobre a frequência da deficiência de vitamina D e suas consequências em crianças e adolescentes com anemia falciforme.Fontes de dados:O levantamento bibliográfico foi feito nas bases bibliográficas Medline, U.S. National Library of Medicine e National Institutes of Health (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Cochrane. Os descritores foram selecionados com o uso do Medical Heading Terms (MeSH): “Vitamin D” OU “Vitamin D deficiency” E “anemia, sickle cell” E “child” E “adolescent”. A busca limitou-se aos artigos em inglês, espanhol e português, com data de publicação até abril de 2014.Síntese dos dados:Foram selecionados 11 estudos, entre os 18 encontrados. A pesquisa revelou que os níveis séricos de vitamina D em crianças e/ou adolescentes com anemia falciforme encontram-se baixos em seis de 11 artigos analisados. Essa frequência de deficiência de vitamina D em pacientes com anemia falciforme excede a do grupo de comparação saudável. A baixa ingesta de vitamina D, a sazonalidade, a exposição solar, o metabolismo aumentado próprio da hemoglobinopatia e o aumento da idade são fatores associados à deficiência. Houve associação entre deficiência significativa de vitamina D e fraqueza óssea e crises dolorosas. Há correlação positiva entre aumento dos níveis de vitamina D por meio da suplementação e a capacidade funcional física.Conclusões:A deficiência de vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme é prevalente e necessita de mais estudos para evidenciar a sua relação com comorbidades e possíveis benefícios da suplementação da vitamina D.Sociedade de Pediatria de São Paulo2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822015000300349Revista Paulista de Pediatria v.33 n.3 2015reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1016/j.rpped.2014.09.008info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Jacqueline Faria deVicente,Natália GomesSantos,Juliana Pereira PontesWeffort,Virgínia Resende Silvapor2015-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822015000300349Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2015-10-05T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
title Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
spellingShingle Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
Oliveira,Jacqueline Faria de
Vitamina D
Deficiência de vitamina D
Anemia falciforme
Criança
Adolescente
title_short Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
title_full Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
title_fullStr Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
title_sort Vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme: uma revisão integrativa
author Oliveira,Jacqueline Faria de
author_facet Oliveira,Jacqueline Faria de
Vicente,Natália Gomes
Santos,Juliana Pereira Pontes
Weffort,Virgínia Resende Silva
author_role author
author2 Vicente,Natália Gomes
Santos,Juliana Pereira Pontes
Weffort,Virgínia Resende Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Jacqueline Faria de
Vicente,Natália Gomes
Santos,Juliana Pereira Pontes
Weffort,Virgínia Resende Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Vitamina D
Deficiência de vitamina D
Anemia falciforme
Criança
Adolescente
topic Vitamina D
Deficiência de vitamina D
Anemia falciforme
Criança
Adolescente
description ResumoObjetivo:Revisar a literatura sobre a frequência da deficiência de vitamina D e suas consequências em crianças e adolescentes com anemia falciforme.Fontes de dados:O levantamento bibliográfico foi feito nas bases bibliográficas Medline, U.S. National Library of Medicine e National Institutes of Health (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Cochrane. Os descritores foram selecionados com o uso do Medical Heading Terms (MeSH): “Vitamin D” OU “Vitamin D deficiency” E “anemia, sickle cell” E “child” E “adolescent”. A busca limitou-se aos artigos em inglês, espanhol e português, com data de publicação até abril de 2014.Síntese dos dados:Foram selecionados 11 estudos, entre os 18 encontrados. A pesquisa revelou que os níveis séricos de vitamina D em crianças e/ou adolescentes com anemia falciforme encontram-se baixos em seis de 11 artigos analisados. Essa frequência de deficiência de vitamina D em pacientes com anemia falciforme excede a do grupo de comparação saudável. A baixa ingesta de vitamina D, a sazonalidade, a exposição solar, o metabolismo aumentado próprio da hemoglobinopatia e o aumento da idade são fatores associados à deficiência. Houve associação entre deficiência significativa de vitamina D e fraqueza óssea e crises dolorosas. Há correlação positiva entre aumento dos níveis de vitamina D por meio da suplementação e a capacidade funcional física.Conclusões:A deficiência de vitamina D em crianças e adolescentes com doença falciforme é prevalente e necessita de mais estudos para evidenciar a sua relação com comorbidades e possíveis benefícios da suplementação da vitamina D.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822015000300349
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822015000300349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rpped.2014.09.008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.33 n.3 2015
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318249565749248