“Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marimar Da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cordeiro, Andressa Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796
Resumo: Pesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados.
id UAM-1_28506dec60babaa014a651c6c035c1a5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/796
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SCSetor hoteleiroCompetência comunicativaLíngua InglesaFlorianópolis-SCPesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados.Universidade Anhembi Morumbi2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campotext/htmlapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/79610.21714/2179-9164.2018v15n2.013Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 215-2422179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796/htmlhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marimar DaCordeiro, Andressa Barbosa2019-01-30T21:38:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/796Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-01-30T21:38:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
title “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
spellingShingle “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
Silva, Marimar Da
Setor hoteleiro
Competência comunicativa
Língua Inglesa
Florianópolis-SC
title_short “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
title_full “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
title_fullStr “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
title_full_unstemmed “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
title_sort “Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
author Silva, Marimar Da
author_facet Silva, Marimar Da
Cordeiro, Andressa Barbosa
author_role author
author2 Cordeiro, Andressa Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marimar Da
Cordeiro, Andressa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Setor hoteleiro
Competência comunicativa
Língua Inglesa
Florianópolis-SC
topic Setor hoteleiro
Competência comunicativa
Língua Inglesa
Florianópolis-SC
description Pesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796
10.21714/2179-9164.2018v15n2.013
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2018v15n2.013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796/html
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 215-242
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276471320576