“Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SC
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796 |
Resumo: | Pesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados. |
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“Falei: wait a minute e entrei no Google tradutor” : O impacto da competência comunicativa em língua inglesa na performance profissional de trabalhadores do setor hoteleiro no centro de Florianópolis-SCSetor hoteleiroCompetência comunicativaLíngua InglesaFlorianópolis-SCPesquisas recentes vêm mostrando a importância do domínio de idiomas na gestão do setor hoteleiro. Entretanto estudos que buscam entender o impacto da competência comunicativa na performance profissional da perspectiva dos trabalhadores são escassos. Visando contribuir para esta temática, este estudo investigou o impacto da competência comunicativa em inglês na performance profissional do trabalhador do setor de recepção em hotéis de tipologias diferentes em Florianópolis-SC. O estudo, de natureza qualitativo-interpretativa, investigou 3 hotéis e 11 trabalhadores do setor no segundo semestre de 2017. Os dados, obtidos de questionários e entrevistas com os participantes, foram analisados e validados por confronto teórico. A análise revelou que o nível de competência comunicativa em língua inglesa dos trabalhadores impacta diretamente em sua performance profissional e traz consequências para a gestão do setor. Além disso, a análise revelou que traços de personalidade do trabalhador podem compensar impactos negativos na prestação de serviço ao hóspede estrangeiro quando o nível de competência no idioma do profissional é baixo. Devido ao escopo reduzido, sugere-se a ampliação do contexto estudado para corroborar, refutar ou ampliar os resultados aqui apresentados.Universidade Anhembi Morumbi2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewPesquisa Empírica de Campotext/htmlapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/79610.21714/2179-9164.2018v15n2.013Revista Hospitalidade; 2018. V.15 n2; 215-2422179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796/htmlhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/796/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marimar DaCordeiro, Andressa Barbosa2019-01-30T21:38:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/796Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2019-01-30T21:38:26Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
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