Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Rachel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teles, Adonai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/870
Resumo: Os ares contemporâneos trouxeram muitas transformações em práticas cotidianas de nossa sociedade. Um dos fenômenos afetados por estas mudanças foi o consumo, que passou de mera necessidade de aquisição de bens e serviços a símbolo, ou signo, que remete à identidade do consumidor dentro de seu contexto cultural. No turismo, essa transição é observada quando novas empresas promovem uma ruptura com o modelo de negócios anterior, rompendo também com a forma como se comunicam com seu consumidor, agora chamado de usuário. Um dos exemplos destas rupturas é o Airbnb, serviço de mediação entre anfitriões e hóspedes de todo o mundo por meio de uma plataforma online de hospedagem domiciliar colaborativa. O Airbnb não apenas ostenta números expressivos no mercado em que atua, mas também vem criando uma comunidade de milhares de usuários adeptos de seu produto, gestado no fenômeno mais abrangente da economia compartilhada ou colaborativa. Considerado um rico contexto para a pesquisa acadêmica das práticas de consumo turístico contemporâneas, o Airbnb tem sido o foco de estudo das áreas da administração e da economia em especial, mas acredita-se que outras propriedades deste fenômeno têm sido deixadas de lado, inclusive estudos partindo do próprio turismo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos a fim escrutinar a produção literária que se investe de apresentar o Airbnb como signo de consumo de um novo turista, sedento por autenticidade, e que pode encontrar na empresa um discurso que dialoga diretamente com sua identidade. Concluímos que a hospedagem nos moldes oferecidos pelo Airbnb representa algo maior que seu valor monetário, apesar de o baixo custo para o hóspede se um item de especial relevância para a escolha pela plataforma. Autenticidade relacionada à hospedagem promove experiências genuínas e únicas num ambiente influenciado pelo discurso da economia do compartilhamento e o uso intensivo das TIC.
id UAM-1_6fc3214de66d5515fce24f23086bd525
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/870
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turistaComportamento do consumidorAutenticidadeExperiênciaHospedagem p2pAirbnbOs ares contemporâneos trouxeram muitas transformações em práticas cotidianas de nossa sociedade. Um dos fenômenos afetados por estas mudanças foi o consumo, que passou de mera necessidade de aquisição de bens e serviços a símbolo, ou signo, que remete à identidade do consumidor dentro de seu contexto cultural. No turismo, essa transição é observada quando novas empresas promovem uma ruptura com o modelo de negócios anterior, rompendo também com a forma como se comunicam com seu consumidor, agora chamado de usuário. Um dos exemplos destas rupturas é o Airbnb, serviço de mediação entre anfitriões e hóspedes de todo o mundo por meio de uma plataforma online de hospedagem domiciliar colaborativa. O Airbnb não apenas ostenta números expressivos no mercado em que atua, mas também vem criando uma comunidade de milhares de usuários adeptos de seu produto, gestado no fenômeno mais abrangente da economia compartilhada ou colaborativa. Considerado um rico contexto para a pesquisa acadêmica das práticas de consumo turístico contemporâneas, o Airbnb tem sido o foco de estudo das áreas da administração e da economia em especial, mas acredita-se que outras propriedades deste fenômeno têm sido deixadas de lado, inclusive estudos partindo do próprio turismo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos a fim escrutinar a produção literária que se investe de apresentar o Airbnb como signo de consumo de um novo turista, sedento por autenticidade, e que pode encontrar na empresa um discurso que dialoga diretamente com sua identidade. Concluímos que a hospedagem nos moldes oferecidos pelo Airbnb representa algo maior que seu valor monetário, apesar de o baixo custo para o hóspede se um item de especial relevância para a escolha pela plataforma. Autenticidade relacionada à hospedagem promove experiências genuínas e únicas num ambiente influenciado pelo discurso da economia do compartilhamento e o uso intensivo das TIC.Universidade Anhembi Morumbi2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/87010.21714/2179-9164.2020.v17n1.006Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.01 - 2020; 98-1142179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/870/pdfCopyright (c) 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, RachelTeles, Adonai2020-06-11T15:11:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/870Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-06-11T15:11:11Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
title Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
spellingShingle Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
Branco, Rachel
Comportamento do consumidor
Autenticidade
Experiência
Hospedagem p2p
Airbnb
title_short Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
title_full Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
title_fullStr Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
title_full_unstemmed Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
title_sort Novas dinâmicas de consumo turístico: o papel da experiência na identidade do turista
author Branco, Rachel
author_facet Branco, Rachel
Teles, Adonai
author_role author
author2 Teles, Adonai
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Rachel
Teles, Adonai
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Autenticidade
Experiência
Hospedagem p2p
Airbnb
topic Comportamento do consumidor
Autenticidade
Experiência
Hospedagem p2p
Airbnb
description Os ares contemporâneos trouxeram muitas transformações em práticas cotidianas de nossa sociedade. Um dos fenômenos afetados por estas mudanças foi o consumo, que passou de mera necessidade de aquisição de bens e serviços a símbolo, ou signo, que remete à identidade do consumidor dentro de seu contexto cultural. No turismo, essa transição é observada quando novas empresas promovem uma ruptura com o modelo de negócios anterior, rompendo também com a forma como se comunicam com seu consumidor, agora chamado de usuário. Um dos exemplos destas rupturas é o Airbnb, serviço de mediação entre anfitriões e hóspedes de todo o mundo por meio de uma plataforma online de hospedagem domiciliar colaborativa. O Airbnb não apenas ostenta números expressivos no mercado em que atua, mas também vem criando uma comunidade de milhares de usuários adeptos de seu produto, gestado no fenômeno mais abrangente da economia compartilhada ou colaborativa. Considerado um rico contexto para a pesquisa acadêmica das práticas de consumo turístico contemporâneas, o Airbnb tem sido o foco de estudo das áreas da administração e da economia em especial, mas acredita-se que outras propriedades deste fenômeno têm sido deixadas de lado, inclusive estudos partindo do próprio turismo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos a fim escrutinar a produção literária que se investe de apresentar o Airbnb como signo de consumo de um novo turista, sedento por autenticidade, e que pode encontrar na empresa um discurso que dialoga diretamente com sua identidade. Concluímos que a hospedagem nos moldes oferecidos pelo Airbnb representa algo maior que seu valor monetário, apesar de o baixo custo para o hóspede se um item de especial relevância para a escolha pela plataforma. Autenticidade relacionada à hospedagem promove experiências genuínas e únicas num ambiente influenciado pelo discurso da economia do compartilhamento e o uso intensivo das TIC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/870
10.21714/2179-9164.2020.v17n1.006
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/870
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2020.v17n1.006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/870/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.01 - 2020; 98-114
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276821544960