Processo de letramento na educação de estudantes surdos do Distrito Federal: um estudo de caso

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Autor(a) principal: Azevedo, Talita Soares de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11502
Resumo: Diante das dificuldades dos surdos em relação ao letramento, este estudo teve como objetivo relatar sobre as dificuldades que o aluno surdo apresenta no decorrer do processo de letramento e como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que, é a primeira língua natural dos surdos, é de suma importância para o processo de aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa, essa língua que permite ao surdo ter contato com o meio social. Foi abordada uma pesquisa qualitativa, contou- se com a participação de três professoras que atuam na área da escrita da língua portuguesa para coleta de dados. A participação do professor é de extrema importância no ensino do aluno surdo, pois o mesmo auxilia, orienta e alfabetiza este aluno que está nesse processo de aquisição da escrita da língua portuguesa, visto que, muitas escolas encontram dificuldades em como ensinar um aluno que estar na fase de letramento e quais os procedimentos utilizados para sanar as dúvidas e dificuldades do aluno surdo.
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A participação do professor é de extrema importância no ensino do aluno surdo, pois o mesmo auxilia, orienta e alfabetiza este aluno que está nesse processo de aquisição da escrita da língua portuguesa, visto que, muitas escolas encontram dificuldades em como ensinar um aluno que estar na fase de letramento e quais os procedimentos utilizados para sanar as dúvidas e dificuldades do aluno surdo.Given the difficulties of the deaf in relation to literacy, this study aimed to report on the difficulties that the deaf student presents during the literacy process and how the Brazilian sing language of deaf people is of paramount importance to the writing process of learning the Portuguese language, this allowing the deaf to have contact with the social environment. A qualitative research was counted with the participation of three teachers who work in the writing area of the Portuguese language for data collection. The participation of the teacher is a very important in the deaf student teaching, because it helps, guides and teachers literacy this student is that the acquisition of the Portuguese language writing process, because many schools have difficulties in how to teach a student to be in phase literacy and what procedures used to deal with the doubts and difficulties of deaf students.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-09-20T20:57:01Z No. of bitstreams: 1 TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdf: 907277 bytes, checksum: f28ebed0044721fa226b7bcb6f584c2a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-24T19:01:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TalitaSoareDeAzevedoTCCLatoSensu2016.pdf: 907277 bytes, checksum: f28ebed0044721fa226b7bcb6f584c2a (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-24T19:01:40Z (GMT). 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Given the difficulties of the deaf in relation to literacy, this study aimed to report on the difficulties that the deaf student presents during the literacy process and how the Brazilian sing language of deaf people is of paramount importance to the writing process of learning the Portuguese language, this allowing the deaf to have contact with the social environment. A qualitative research was counted with the participation of three teachers who work in the writing area of the Portuguese language for data collection. The participation of the teacher is a very important in the deaf student teaching, because it helps, guides and teachers literacy this student is that the acquisition of the Portuguese language writing process, because many schools have difficulties in how to teach a student to be in phase literacy and what procedures used to deal with the doubts and difficulties of deaf students.
description Diante das dificuldades dos surdos em relação ao letramento, este estudo teve como objetivo relatar sobre as dificuldades que o aluno surdo apresenta no decorrer do processo de letramento e como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que, é a primeira língua natural dos surdos, é de suma importância para o processo de aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa, essa língua que permite ao surdo ter contato com o meio social. Foi abordada uma pesquisa qualitativa, contou- se com a participação de três professoras que atuam na área da escrita da língua portuguesa para coleta de dados. A participação do professor é de extrema importância no ensino do aluno surdo, pois o mesmo auxilia, orienta e alfabetiza este aluno que está nesse processo de aquisição da escrita da língua portuguesa, visto que, muitas escolas encontram dificuldades em como ensinar um aluno que estar na fase de letramento e quais os procedimentos utilizados para sanar as dúvidas e dificuldades do aluno surdo.
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