A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paula Gleide da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10365
Resumo: O presente trabalho tem como tema principal a acessibilidade linguística do jornalismo televisivo ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional, abordando sobre a possível falta de recursos de acessibilidade para surdos no telejornal e a importância da busca e do uso estratégico de informações. Onde o objetivo é discutir e avaliar os meios de inclusão para o surdo encontrados nos telejornais em exibição na rede de televisão aberta, como também, refletir sobre projetos didáticos que possibilitem trabalhar o letramento informacional do surdo em sala de aula. A escolha do tema surgiu da necessidade de compreender se a comunicação televisiva do telejornal é acessível ao surdo, tendo em vista que o jornalismo é um dos maiores disseminadores de notícias e que a comunidade surda precisa ter acesso claro a este meio de comunicação, com isso, propõe-se um projeto didático onde irá trabalhar em sala de aula as questões de busca e utilização de informações, como também, o uso de recursos de acessibilidade para tornar as notícias acessíveis ao público surdo. A natureza desta pesquisa se dá através do método descritivo e exploratório com abordagem de cunho qualitativo, onde o procedimento de coletas de dados acontecerá por meio de pesquisas documentais e bibliográficas. Por fim, considera-se que o jornalismo televisivo ainda não possui um recurso de acessibilidade viável para que o surdo seja capaz de se manter informado através deste meio de comunicação.
id UFER_afda40d5ba4e7ea148f549bf1681f961
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10365
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacionalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASAcessibilidadeJornalismoSurdoInformaçãoO presente trabalho tem como tema principal a acessibilidade linguística do jornalismo televisivo ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional, abordando sobre a possível falta de recursos de acessibilidade para surdos no telejornal e a importância da busca e do uso estratégico de informações. Onde o objetivo é discutir e avaliar os meios de inclusão para o surdo encontrados nos telejornais em exibição na rede de televisão aberta, como também, refletir sobre projetos didáticos que possibilitem trabalhar o letramento informacional do surdo em sala de aula. A escolha do tema surgiu da necessidade de compreender se a comunicação televisiva do telejornal é acessível ao surdo, tendo em vista que o jornalismo é um dos maiores disseminadores de notícias e que a comunidade surda precisa ter acesso claro a este meio de comunicação, com isso, propõe-se um projeto didático onde irá trabalhar em sala de aula as questões de busca e utilização de informações, como também, o uso de recursos de acessibilidade para tornar as notícias acessíveis ao público surdo. A natureza desta pesquisa se dá através do método descritivo e exploratório com abordagem de cunho qualitativo, onde o procedimento de coletas de dados acontecerá por meio de pesquisas documentais e bibliográficas. Por fim, considera-se que o jornalismo televisivo ainda não possui um recurso de acessibilidade viável para que o surdo seja capaz de se manter informado através deste meio de comunicação.The present work has as its main theme the linguistic accessibility of television journalism to the deaf ones: a case of information literacy, addressing the possible lack of accessibility resources for deaf people in newcast and the importance in searching and strategic use of information. Here the objective is to discuss and evaluate the means of inclusion for the deaf people found in the news broadcast on the open television network, as well as to reflect on didactic projects that make it possible to work on the informational literacy of the deaf in the classroom. The choice of theme arose from the need to understand whether the television newscast communication is accessible to the deaf, considering that journalism is one of the greatest disseminators of news and that the deaf community needs to have clear access to this means of communication, with that , a didactic project is proposed in which questions of searching and use of information will be worked in the classroom, as well as the use of accessibility resources to make news accessible to the deaf public. The nature of this research takes place through the descriptive and exploratory method with a qualitative approach, where the data collection procedure will take place through documentary and bibliographical research. Finally, it is considered that television journalism still does not have a viable accessibility resource for the deaf people to be able to keep them informed through this means of communication.34 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCordeiro, Fernando da SilvaCordeiro, Fernando da SilvaFerreira, João Batista NevesSantos, Rosângela Ívina Araújo dosOliveira, Paula Gleide da Silva2024-02-01T12:40:13Z2024-02-01T12:40:13Z2023-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Paula Gleide da Silva. A acessibilidade linguística do jornalismo televisivo ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10365CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-01T20:40:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10365Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-01T20:40:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
title A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
spellingShingle A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
Oliveira, Paula Gleide da Silva
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Acessibilidade
Jornalismo
Surdo
Informação
title_short A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
title_full A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
title_fullStr A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
title_full_unstemmed A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
title_sort A acessibilidade linguística do jornalismo televiso ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional
author Oliveira, Paula Gleide da Silva
author_facet Oliveira, Paula Gleide da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Fernando da Silva
Cordeiro, Fernando da Silva
Ferreira, João Batista Neves
Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paula Gleide da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Acessibilidade
Jornalismo
Surdo
Informação
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Acessibilidade
Jornalismo
Surdo
Informação
description O presente trabalho tem como tema principal a acessibilidade linguística do jornalismo televisivo ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional, abordando sobre a possível falta de recursos de acessibilidade para surdos no telejornal e a importância da busca e do uso estratégico de informações. Onde o objetivo é discutir e avaliar os meios de inclusão para o surdo encontrados nos telejornais em exibição na rede de televisão aberta, como também, refletir sobre projetos didáticos que possibilitem trabalhar o letramento informacional do surdo em sala de aula. A escolha do tema surgiu da necessidade de compreender se a comunicação televisiva do telejornal é acessível ao surdo, tendo em vista que o jornalismo é um dos maiores disseminadores de notícias e que a comunidade surda precisa ter acesso claro a este meio de comunicação, com isso, propõe-se um projeto didático onde irá trabalhar em sala de aula as questões de busca e utilização de informações, como também, o uso de recursos de acessibilidade para tornar as notícias acessíveis ao público surdo. A natureza desta pesquisa se dá através do método descritivo e exploratório com abordagem de cunho qualitativo, onde o procedimento de coletas de dados acontecerá por meio de pesquisas documentais e bibliográficas. Por fim, considera-se que o jornalismo televisivo ainda não possui um recurso de acessibilidade viável para que o surdo seja capaz de se manter informado através deste meio de comunicação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
2024-02-01T12:40:13Z
2024-02-01T12:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Paula Gleide da Silva. A acessibilidade linguística do jornalismo televisivo ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10365
identifier_str_mv OLIVEIRA, Paula Gleide da Silva. A acessibilidade linguística do jornalismo televisivo ao sujeito surdo: um caso de letramento informacional. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747452167716864